20 Livros sobre Desenvolvimento de Jogos que vale a pena você ler

🎮 Aprenda sobre: Unreal Engine 5, Unity, OpenGL, Vulkan, SFML, SDL2, PyGame com Python e técnicas avançadas de GameDev com C++


20 Livros sobre Desenvolvimento de Jogos que vale a pena você ler


Bem-vindo ao nosso guia abrangente sobre os melhores livros de desenvolvimento de jogos que todo entusiasta da área deve ler!

Se você está buscando aprimorar suas habilidades em criação de jogos ou apenas mergulhar no mundo fascinante do desenvolvimento de jogos, esta lista é para você.

Nosso artigo reúne uma seleção cuidadosamente escolhida de 20 livros que abrangem uma variedade de tópicos essenciais para desenvolvedores de jogos.

Desde introduções práticas às poderosas engines como a Unreal Engine 5 e a Unity, até explorações profundas de técnicas avançadas de programação em OpenGL, Vulkan e C++, temos algo para todos os níveis de habilidade e interesse.

Além disso, também abordamos ferramentas populares como SFML, SDL2 e PyGame com Python, oferecendo insights valiosos sobre como utilizá-las de forma eficaz em seus projetos de desenvolvimento de jogos.

Ao longo deste artigo, você encontrará análises detalhadas e resumos dos livros, destacando o que cada um tem a oferecer e como pode beneficiar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Esperamos que esta lista inspire e informe, proporcionando a você uma sólida base de conhecimento para alcançar novos patamares em sua jornada no desenvolvimento de jogos.

Sem mais delongas, vamos mergulhar nos 20 Livros sobre Desenvolvimento de Jogos que vale a pena você ler!


01. Design E Desenvolvimento De Jogos

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Este livro dá ao leitor interessado um forte impulso inicial, fornecendo uma panóplia dos aspetos mais importantes a ter em consideração no design e desenvolvimento de jogos. Entre outros assuntos, discute-se o que é único à atividade de jogar e define-se o que caracteriza um jogo!

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02. Desenvolvimento Jogos com Unity: Praticando do básico ao avançado

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Este Livro é fruto de pesquisas que perpassam pela escassez de materiais específicos para desenvolvimento de jogos e guias introdutórios de desenvolvimento para uso da Engine Unity.

Serão trabalhados desde os conceitos iniciais necessários para criação de um projeto, passando pelos intermediários criando e separando cenas por grau de importância até os avançados com a criação e movimentação de personagens, deixando-os habilitados para criar diferentes tipos de jogos com Unity.

A obra está estruturada na forma de capítulos, abordando desde os conceitos de Game Engines e suas principais características, passando pelo processo de instalação da Engine Unity com suas ferramentas, interface, estrutura hierárquica, organização de jogos, navegação, construção e interações de cenas com modelos externos, seguido de animação de sistemas de automatização de personagens.

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03. Desenvolvimento de Games

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Desenvolvimento de Games, obra publicada totalmente em cores, apresenta uma introdução completa e esclarecedora sobre toda a indústria de desenvolvimento de jogos, com tópicos atuais e relevantes.

O livro se inicia com um capítulo informativo sobre a evolução do desenvolvimento de games, passando depois a analisar a criação de conteúdo e os conceitos por trás do desenvolvimento da narrativa, personagens, ambiente, jogabilidade, design de níveis, e recursos de interface e áudio.

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04. Introdução ao Desenvolvimento de Games: Programação: Técnica, Linguagem e Arquitetura (Volume 2)

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Introdução ao desenvolvimento de games, Volume 2 – Programação: técnica, linguagem e arquitetura apresenta uma sólida organização didática, com apresentação estruturada dos conceitos, sistematização de exemplos e situações modelares.

Toda a abordagem é reforçada por exercícios que cobrem o conteúdo de cada capítulo. O texto ainda conta com uma considerável quantidade de pseudocódigos e códigos, o que acentua a característica didático-pedagógica da obra.

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05. Level design no desenvolvimento de games

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Level design é a área do desenvolvimento dos games que contém a estrutura básica de um jogo digital, incluindo a criação e o mapeamento de ambientes, cenários e missões e a experiência do jogador.

Nesta obra, vamos conhecer as características e as ferramentas fundamentais do desenvolvimento de level design em diferentes plataformas, tais como dificuldade e intervalo de tempo nos games, fases do jogo e desafios e recompensas. Essa obra é essencial para profissionais da área dos games que querem expandir seus conhecimentos e seu campo de atuação.

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06. Programação aplicada a Games

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Neste livro é apresentada as noções e os conceitos básicos utilizados no desenvolvimento de games.

Nesse sentido, são abordadas as características principais dessas tarefa, bem como as ferramentas mais empregadas na criação de games e que facilitam esse processo.Acompanhe-nos nessa aventura e faça seu conhecimento acerca de games subir de nível e galgar novas fases.

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07. Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Python com PyGame

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Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Python com PyGame, ensina você a criar jogos atraentes usando o Python e a biblioteca PyGame para desenvolvimento de jogos.

O livro ensinará você a criar o visual, tratar eventos, criar jogos 3D, acrescentar elementos de mídia e integrar a OpenGL ao seu jogo Python.

Você obterá insights técnicos valiosos e acompanhará a criação de um videogame de verdade, que poderá ser baixado gratuitamente.

Escrito por Will McGugan e Harrison Kinsley, veteranos no mercado e experts em Python, esta é uma introdução completa e prática ao desenvolvimento de jogos em Python.

Você poderá tirar proveito de várias dicas e truques que os autores colecionaram ao longo de suas carreiras enquanto criavam jogos para alguns dos principais desenvolvedores de jogos do mundo.

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08. Design de cenários de videogames

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A paleta de cores, os objetos, a iluminação, o número de dimensões, tudo nos cenários dos videogames contribui para despertar nos jogadores sentimentos como medo, tristeza e alegria.

Tudo isso reforça os significados construídos pelas narrativas dessas produções e, ainda, confere-lhes realismo e integração entre seus estágios.

Logo, é impossível dissociar componentes como recursos de inteligência artificial e engines do plano artístico.

Por isso, nesta obra, a fim de que o leitor compreenda como o aspecto gráfico é estruturado e programado com técnicas como aquarela, bricking e pixel art, contextualizaremos as etapas de desenvolvimento de um jogo – desde a definição de seu conceito central, passando pela prototipação, até a aplicação de padrões de design.

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09. Desenvolvimento de Games 2D para iniciantes

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Nesta obra você poderá aprender a desenvolver jogos 2D através do motor de jogos da Unity, de forma híbrida, parametrizável e com uma linguagem de programação orientada a objeto C# (C Sharp).

Iremos compreender passo a passo, de forma ilustrativa e explicativa, o desenvolvimento de um jogo de aventura, com personagens, objetos e cenários prontos (sprites) para serem utilizados. Compreenderemos os conceitos de Game Object, Prefabs, animação (física do personagem: correr, saltar, parar), colisores, além da implementação de trilha sonora, pontuação e tempo.

Um completo tutorial de como criar um jogo de aventura dentro das etapas de desenvolvimento de jogos: storyboard, design e programação.

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10. TDD para Games: Desenvolvimento guiado a testes para jogos digitais

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Neste livro, Julia Naomi mostra como programar um software de game aplicando técnicas de TDD, como integração contínua e estratégias de teste e design.

Você vai melhorar suas habilidades de codar com qualidade e segurança por meio da construção de jogos via TDD, primeiro com C# e MonoGame, desenvolvendo um jogo da velha, depois em um cenário mais real com Unity, C#, Unity Test, NUnit e NSubstitute.

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11. Research Anthology on Game Design, Development, Usage, and Social Impact, VOL 4

11

Em inglês!

A antologia de pesquisa sobre design, desenvolvimento, uso e impacto social de jogos discute os desenvolvimentos, oportunidades e desafios emergentes encontrados no design, desenvolvimento, uso e impacto dos jogos.

Este livro apresenta uma coleção abrangente de pesquisas recentes, teorias, estudos de caso e muito mais na área.

Abrangendo tópicos como criação de jogos acadêmicos, experiência de jogo e violência em jogos, esta importante obra de referência é um recurso dinâmico para desenvolvedores de jogos, designers instrucionais, educadores e administradores de ensino fundamental e médio e superior, estudantes de ensino superior, bibliotecários, funcionários do governo, líderes empresariais e executivos, pesquisadores e acadêmicos.

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  1. https://www.amazon.com.br/Art-Game-Design-Lenses-Third/dp/1138632058/ 1.143 ingles

    12. The Art of Game Design: A Book of Lenses, Third Edition

    12

    Em inglês!

A Arte do Design de Jogos é um guia você passo a passo pelo processo de design, ajudando você a desenvolver jogos novos e inovadores que serão jogados continuamente.

Ele explica os princípios fundamentais do design de jogos e demonstra como as táticas usadas em jogos clássicos de tabuleiro, cartas e atletismo também funcionam em videogames de alta qualidade.

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13. How to Code C++: From a Simple Idea to a Game You’ll Understand!

13

Em inglês!

Comece do início, preparando seu computador para programar. Você pode usar um computador desktop ou laptop com Windows ou Linux, ou um Mac para aprender.

Em seguida, aprenda como testar sua configuração e verificar se tudo está funcionando. Testar pequenos passos é uma grande parte do que você aprenderá neste livro e irá ajudá-lo a identificar problemas para que possam ser corrigidos imediatamente.

Você pode usar este livro como um guia de auto-estudo ou para complementar suas aulas atuais de programação. Ele fornecerá insights e habilidades que não são ensinados nas escolas. A primeira parte deste livro até o capítulo 3 mostra os fundamentos do C++ que você precisará usar o tempo todo.

É usado C++ moderno que consiste em C++ 11, C++ 14 e C++ 17. A segunda parte deste livro, começando no capítulo 4, inicia um grande projeto para construir um jogo de aventura baseado em texto. Tudo é C++ padrão, sem código específico de plataforma, então você pode executá-lo em qualquer computador.

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14. Game Programming in C++: Creating 3D Games (Game Design) (English Edition)

14

Em inglês!

C++ continua sendo a linguagem chave em muitos dos principais estúdios de desenvolvimento de jogos.

Por ser usado em suas enormes bases de código, os estúdios o utilizam para manter e melhorar seus jogos, e o procuram constantemente ao contratar novos desenvolvedores.

A programação de jogos em C++ é uma abordagem prática para programar videogames 3D em C++. Inspirado nos cursos de programação de jogos de Sanjay Madhav na USC, é divertido, fácil, prático, prático e completo.

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15. Blueprints Visual Scripting for Unreal Engine 5

15

Em inglês!

O sistema de script visual Blueprint do Unreal Engine permite que os designers criem scripts de seus jogos e os programadores criem elementos básicos que podem ser estendidos pelos designers.

Com este livro, você explorará todos os recursos do Blueprint Editor, juntamente com dicas de especialistas, atalhos e práticas recomendadas.

O livro orienta você no uso de variáveis, macros e funções e ajuda você a aprender sobre programação orientada a objetos (OOP).

Você descobrirá a estrutura de jogo e aprenderá como a comunicação do Blueprint permite que um Blueprint acesse informações de outro Blueprint.

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16. The Indie Game Developer Handbook

16

Em inglês!

O guia completo do desenvolvedor de jogos indie para administrar um estúdio. O clima para a indústria de jogos nunca foi tão quente, e isso só deverá continuar à medida que o mercado de tablets, consoles e telefones crescer.

Aparentemente, todos os dias há uma história de como um aplicativo ou jogo de sucesso gerou milhares de downloads e receitas. À medida que o tamanho do mercado aumenta, aumenta também o número de pessoas que desenvolvem e procuram desenvolver seu próprio aplicativo ou jogo para publicar.

O Indie Game Developer Handbook cobre todos os aspectos da administração de um estúdio de desenvolvimento de jogos – desde a criação inicial do jogo até a conclusão, lançamento e muito mais.

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17. Lua Game Development Cookbook (English Edition)

17

Em inglês!

A linguagem Lua permite que os desenvolvedores criem tudo, desde aplicativos simples até avançados, e criem os jogos que desejarem.

Criar um bom jogo é uma arte, e usar as ferramentas e o conhecimento certos é essencial para facilitar o desenvolvimento de jogos. Este livro irá guiá-lo através de cada parte da construção de seu mecanismo de jogo e ajudá-lo a entender como os jogos de computador são construídos.

O livro começa com conceitos de jogos simples usados principalmente em jogos side-scroller 2D e avança para jogos 3D avançados.

Além disso, os recursos de script da linguagem Lua oferecem controle total sobre o jogo.

Ao final deste livro, você terá aprendido tudo sobre os componentes que fazem parte de um jogo, criado um jogo e resolvido os problemas que possam surgir ao longo do caminho.

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18. Unreal Engine 5 Game Development with C++ Scripting

18

Em inglês!

Unreal Engine é um dos motores de jogos mais populares e acessíveis da indústria, criando múltiplas oportunidades de emprego.

Devido ao alto desempenho do C++, algoritmos avançados e manutenção de engenharia, ele se tornou o padrão da indústria para o desenvolvimento de jogos comerciais. No entanto, os scripts C++ podem ser complicados para qualquer pessoa sem experiência em programação.

O desenvolvimento de jogos Unreal Engine 5 C++ ajudará você a dominar C++ e a começar sua jornada de desenvolvimento de jogos.

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19. SDL Game Development (English Edition)

19

Em inglês!

SDL 2.0 é a versão mais recente da popular API Simple DirectMedia Layer, projetada para facilitar a vida dos desenvolvedores C++, permitindo acesso simples de baixo nível a vários áudio, gráficos e dispositivos de entrada multiplataforma.

SDL Game Development orienta você na criação de seu primeiro jogo 2D usando SDL e C++. É necessária uma abordagem clara e prática para o desenvolvimento de jogos SDL, garantindo que o foco permaneça na criação de jogos incríveis.

Começando com a instalação e configuração do SDL, você rapidamente se familiarizará com os recursos úteis do SDL, abrangendo sprites, gerenciamento de estado e OOP, levando a uma estrutura reutilizável que pode ser estendida para seus próprios jogos.

O SDL Game Development culmina no desenvolvimento de dois emocionantes jogos de ação que utilizam a estrutura criada junto com dicas para melhorá-la.

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20. C++ Game Development By Example: Learn to build games and graphics with SFML, OpenGL, and Vulkan using C++ programming (English Edition)

20

Em inglês!

Desenvolvimento de jogos C++ por exemplo começa abordando os conceitos básicos de matemática, programação e computação gráfica e criando um jogo 2D de ação de rolagem lateral simples.

Você construirá uma base sólida estudando conceitos básicos de jogos, como criação de loops de jogo, renderização de cenas de jogos 2D usando SFML, criação e animação de sprites 2D e detecção de colisão.

O livro o ajudará a avançar na criação de um jogo de quebra-cabeça de física 3D usando o moderno OpenGL e o mecanismo de física Bullet.

Você entenderá o pipeline gráfico, que envolve a criação de objetos 3D usando buffers de vértice e índice e renderizá-los na cena usando sombreadores de vértice e fragmento.

Por fim, você criará um projeto básico usando a biblioteca Vulkan que o ajudará a criar cadeias de troca, visualizações de imagens, passagens de renderização e buffers de quadros para criar gráficos de alto desempenho em seus jogos.

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Acompanhe a série #QueroLer aqui no blog onde haverão indicações de outros livros de Programação e Tecnologia!

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Marcos Oliveira

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Desenvolvedor de software
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