10 Livros que Todo(a) Programador(a) deveria ler

E também dignos de ter na sua prateleira!


10 Livros que Todo(a) Programador(a) deveria ler


Toda pessoa desenvolvedora/programadora deseja ter mais segurança ao escrever seus códigos e a certeza que está criando da melhor forma. No entanto, a maioria somente deseja isso, pois na prática ocorre o contrário.

Nesse artigo vamos conhecer 10 Livros que Todo(a) Programador(a) deveria ler que são escritos por especialistas: doutores, mestres, professores de universidades e entre outros.

Vamos lá a lista!


01. Código Limpo

Código Limpo

Mesmo um código ruim pode funcionar. Mas se ele não for limpo, pode acabar com uma empresa de desenvolvimento. Perdem-se a cada ano horas incontáveis e recursos importantes devido a um código mal escrito. Mas não precisa ser assim.

O renomado especialista em software, Robert C. Martin, apresenta um paradigma revolucionário com Código limpo: Habilidades Práticas do Agile Software.

Após ler este livro os leitores saberão:

  • Como distinguir um código bom de um ruim
  • Como escrever códigos bons e como transformar um ruim em um bom
  • Como criar bons nomes, boas funções, bons objetos e boas classes
  • Como formatar o código para ter uma legibilidade máxima
  • Como implementar completamente o tratamento de erro sem obscurecer a lógica
  • Como aplicar testes de unidade e praticar o desenvolvimento dirigido a testesEste livro é essencial para qualquer desenvolvedor, engenheiro de software, gerente de projeto, líder de equipes ou analistas de sistemas com interesse em construir códigos melhores.

Clique aqui para adquirir esse livro


02. Arquitetura Limpa

Arquitetura Limpa

As regras universais de arquitetura de software aumentam dramaticamente a produtividade dos desenvolvedores ao longo da vida dos sistemas de software.

Agora, aproveitando o sucesso dos seus best-sellers “Código Limpo” e “O Codificador Limpo”, o lendário artesão de software Robert C. Martin (“Uncle Bob”) vai revelar essas regras e ajudar o leitor a aplicá-las.A “Arquitetura Limpa” de Martin não é só mais um catálogo de opções.

  • Aprenda sobre as metas dos arquitetos de software - e as principais disciplinas e práticas que podem concretizá-las;
  • Domine os princípios essenciais do design de software para abordar função, separação de componentes e gestão de dados;
  • Veja como os paradigmas de programação impõem disciplina ao restringirem as ações dos desenvolvedores;
  • Saiba identificar o que é crucialmente importante e o que é apenas um “detalhe”;
  • Implemente estruturas ótimas e de alto nível para web, banco de dados, thick-client, console e aplicativos incorporados;
  • Defina limites e camadas adequadas e organize os componentes e serviços;
  • Saiba por que designs e arquiteturas dão errado e como prevenir (ou corrigir) essas falhas.

Clique aqui para adquirir esse livro



03. Refatoração

Refatoração

Por mais de vinte anos, programadores experientes no mundo inteiro contaram com o livro Refatoração de Martin Fowler para aperfeiçoar o design de códigos existentes e melhorar a manutenibilidade do software, assim como para deixar o código existente mais fácil de entender.

Essa nova edição ansiosamente esperada foi atualizada por completo para refletir mudanças vitais no domínio da programação. Assim como na edição original, este livro explica o que é refatoração, por que você deve refatorar, como reorganizar um código que precise de refatoração e como fazer isso de forma bem-sucedida, independentemente da linguagem usada.

  • Entenda o processo e os princípios básicos da refatoração.
  • Aplique rapidamente refatorações convenientes para deixar um programa mais fácil de entender e de alterar.
  • Reconheça “maus cheiros” no código que sinalizam oportunidades para refatorar.
  • Explore as refatorações, cada uma com suas explicações, a motivação, o mecanismo e exemplos simples.
  • Escreva testes robustos para suas refatorações.
  • Reconheça as contrapartidas e os obstáculos para a refatoração.

Clique aqui para adquirir esse livro


04. Entendendo Algoritmos: Um Guia Ilustrado Para Programadores e Outros Curiosos

Entendendo Algoritmos

Um algoritmo nada mais é do que um procedimento passo a passo para a resolução de um problema. Os algoritmos que você mais utilizará como um programador já foram descobertos, testados e provados. Se você quer entendê-los, mas se recusa a estudar páginas e mais páginas de provas, este é o livro certo.

Este guia cativante e completamente ilustrado torna simples aprender como utilizar os principais algoritmos nos seus programas. O livro Entendendo Algoritmos apresenta uma abordagem agradável para esse tópico essencial da ciência da computação.

O que este livro inclui:

  • a abordagem de algoritmos de pesquisa, ordenação e algoritmos gráficos;
  • mais de 400 imagens com descrições detalhadas;
  • comparações de desempenho entre algoritmos;
  • exemplos de código em Python.

Clique aqui para adquirir esse livro


05. Como ser um Programador Melhor: um Manual Para Programadores que se Importam com Código

Como ser um Programador Melhor

Se você é apaixonado por programação e quer se aperfeiçoar nisso, está com a fonte de informações perfeita. Pete Goodliffe, autor de Code Craft, apresenta um conjunto de técnicas e abordagens úteis para a arte da programação que irá ajudá-lo a impulsionar a sua carreira e a melhorar o seu bem-estar.

Goodliffe apresenta conselhos sólidos, aprendidos em 15 anos de programação profissional. Os capítulos independentes do livro cobrem o espectro da vida de um desenvolvedor de software – lidar com código, conhecer os negócios e melhorar o desempenho – sem ideias tendenciosas sobre qualquer linguagem ou mercado.

Independentemente de ser um desenvolvedor experiente, um profissional novato ou um programador por hobby, você encontrará dicas valiosas em cinco categorias independentes:

  • Técnicas no nível de codificação para compor linhas de código, testar, depurar e lidar com a complexidade.
  • Práticas, abordagens e atitudes: manter a simplicidade, trabalhar bem em equipe, reutilizar e criar códigos maleáveis.
  • Táticas para aprender de maneira eficiente, comportar-se de modo ético, encontrar desafios e evitar a estagnação.
  • Maneiras práticas de completar tarefas: usar as ferramentas certas, saber qual é a aparência de “pronto” e procurar ajuda dos colegas.
  • Hábitos para trabalhar bem com outras pessoas e encarar o desenvolvimento como uma atividade social.

Clique aqui para adquirir esse livro


06. Algoritmos E Lógica Da Programação

Algoritmos e Lógica da Programação

Com linguagem simples e didática – sem, no entanto, fugir da complexidade do assunto –, o livro procura tornar prática a lógica de programação, além de mostrar aos estudantes um caminho mais adequado na construção dos algoritmos.

O desenvolvimento do raciocínio lógico e da abstração de procedimentos e dados são as maiores dificuldades para os estudantes dos cursos introdutórios. Nesse sentido, os autores resolvem os problemas propostos passo a passo, apresentando todos os conceitos envolvidos por meio de fluxogramas e em conjunto com pseudocódigos.

Clique aqui para adquirir esse livro


07. O Programador Pragmático: De Aprendiz a Mestre

O Programador Pragmático

O Programador Pragmático ilustra as melhores práticas e as principais armadilhas do desenvolvimento de software.

Destinado a todos envolvidos com programação, de codificadores iniciantes a programadores experientes e gerentes responsáveis por projetos de software, apresenta lições simples que promovem rápidas melhorias na produtividade pessoal, precisão e satisfação profissional.

Clique aqui para adquirir esse livro



08. Algoritmos: Lógica Para Desenvolvimento de Programação de Computadores - Edição Revisada e Atualizada

Algoritmos

Este livro abrange os principais conceitos de programação de computadores, incluindo a norma ISO 5807:1985 (E) e importantes fundamentos, como entrada, processamento, saída, tipos de dados, variáveis, constantes, operadores aritméticos e expressões aritméticas.

Explica tomada de decisão, laços condicional e incondicional, programação com matrizes, técnicas de ordenação e busca, uso de registros e uma maneira de incorporar - em uma única matriz - dados de tipos diferentes.

A organização de um programa em sub-rotinas complementa o ensino, abordando procedimentos, funções e passagens de parâmetro.

A obra apresenta, ainda, medidas de complexidade, fundamentos de otimalidade e backtracking, bem como ações de busca de padrões em strings.

Nesta 29ª edição foram realizados alguns ajustes no texto, além do acréscimo de novos exercícios no Capítulo 3. No Capítulo 12 foi realizada uma nova reestruturação, tornando-o o mais didático possível.

Clique aqui para adquirir esse livro


09. Algoritmos - Teoria e Prática

Algoritmos - Teoria e Prática

Este livro apresenta um texto abrangente sobre o moderno estudo de algoritmos para computadores. É uma obra clássica, cuja primeira edição tornou-se amplamente adotada nas melhores universidades em todo o mundo, bem como padrão de referência para profissionais da área.

Nesta terceira edição, totalmente revista e ampliada, as mudanças são extensivas e incluem novos capítulos, exercícios e problemas; revisão de pseudocódigos e um estilo de redação mais claro.

A edição brasileira conta ainda com nova tradução e revisão técnica do Prof. Arnaldo Mandel, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

Elaborado para ser ao mesmo tempo versátil e completo, o livro atende alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em algoritmos ou estruturas de dados.

Clique aqui para adquirir esse livro


10. Aprenda Programação Orientada a Objetos em 21 Dias

Aprenda POO em 21 dias

Este livro apresenta ferramentas para que o leitor domine os conceitos básicos da programação orientada a objetos (POO) em apenas 21 dias.

Aprenda Programação Orientada ensina a

  • pensar OO no início de seu projeto;
  • adquirir estratégias para projetar e gerenciar projetos de programação;
  • dominar o vocabulário e os conceitos da POO;
  • e aplicar os conhecimentos de POO em exemplos reais;
  • flexibilidade antes de escrever sua primeira linha de código.

Clique aqui para adquirir esse livro


Acompanhe a série #QueroLer aqui no blog onde haverão indicações de outros livros de Ciência e Tecnologia contando também com listas de outras Linguagens de Programação.


livros programacao


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo


Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!