Explorar o mundo do pentest e da segurança cibernética é uma jornada emocionante e desafiadora.
Para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos nessa área fascinante, a leitura é uma aliada poderosa. Neste artigo, apresentamos uma seleção cuidadosa de 10 livros essenciais que abrangem desde os fundamentos até as técnicas mais avançadas em pentest, hacking ético e segurança da informação.
Prepare-se para expandir seus horizontes e aprimorar suas habilidades com as obras recomendadas a seguir.
Os pentesters simulam ciberataques para descobrir vulnerabilidades de segurança em redes, em sistemas operacionais e em aplicações. Os especialistas em segurança da informação no mundo todo utilizam técnicas de testes de invasão para avaliar as defesas de uma empresa.
No livro Testes de invasão, a especialista em segurança, pesquisadora e instrutora Georgia Weidman apresenta as principais habilidades e técnicas necessárias a todo pentester.
Ao usar um laboratório baseado em máquinas virtuais que inclui o Kali Linux e sistemas operacionais vulneráveis, você verá uma série de lições práticas usando ferramentas como o Wireshark, o Nmap e o Burp Suite.
À medida que acompanhar as lições usando o laboratório e realizando ataques, você vivenciará as fases fundamentais de uma avaliação de verdade – que incluem a coleta de informações, a descoberta de vulnerabilidades passíveis de exploração, a obtenção de acesso aos sistemas, a pós-exploração de falhas, além de outras atividades.
Clique aqui para adquirir esse livro
Introdução ao Pentest irá capacitar o leitor a entender e a realizar o pentest – uma auditoria minuciosa sobre falhas e vulnerabilidades em computadores e redes – e, assim, buscar a melhor forma de solucionar os problemas encontrados.
Tendo como base a metodologia Kali Linux para o ensino do pentest, a qual é extremamente didática e adaptada a partir da metodologia PTES de testes de invasão, com certeza este livro fará você se sentir à vontade e confiante ao estudar pentest, tornando o seu aprendizado fácil e rápido.
O leitor terá acesso às táticas e técnicas utilizadas no pentest em um ambiente controlado por laboratório e máquinas virtuais.
Clique aqui para adquirir esse livro
Aplicações web têm um histórico extenso de vulnerabilidades, que têm sido exploradas pelos hackers. A lista de ataques conhecidos é extensa, envolvendo Cross-site Scripting, SQL Injection, unrestricted file upload, Code Injection, Command Injecion, Remote/Local File Inclusion e Cross-site Request Forgery, somente para citar alguns.
Neste livro, você conhecerá as técnicas mais utilizadas pelos hackers, e poderá implementar mecanismos de proteção em suas aplicações web contra esses ataques. Para facilitar, esta obra é dividida em três seções. A primeira tem como foco ensinar o básico sobre ambientes web, sendo o PHP a linguagem escolhida.
Entendendo bem a primeira seção, a segunda reportará como os ataques são realizados. Nessa parte, ferramentas e técnicas manuais de ataques serão descritas a fim de se conhecer quais as possíveis vulnerabilidades do website.
As técnicas de defesa serão descritas na terceira seção, para que o website seja disponibilizado on-line com o mínimo de segurança. No decorrer do livro, o leitor aprenderá:Os princípios da programação web (HTML, CSS, PHP e SQL) e quais as funções do PHP com que se deve ter mais cuidado; A realizar um pentest na própria aplicação seguindo as normas da OWASP e saber qual é o modus operandi de um ataque; A analisar um código PHP e determinar se este está ou não vulnerável.
Clique aqui para adquirir esse livro
“Manual do Hacker” ensinará você a abordar pentests web com a mentalidade de um invasor.
Embora testar aplicações web quanto ao desempenho seja comum, o território das ameaças, por estar em constante mudança, faz com que os testes de segurança sejam muito mais difíceis para quem defende.
Há muitas ferramentas para aplicações web que alegam possibilitar avaliação e defesa completas contra possíveis ameaças, mas elas devem ser analisadas em paralelo com as necessidades de segurança de cada aplicação web ou serviço.
É preciso entender como um invasor aborda uma aplicação web e as implicações de violar suas defesas.
Na primeira parte do livro, Adrian Pruteanu descreve vulnerabilidades comumente encontradas e mostra como tirar proveito delas para atingir seu objetivo. Na última parte, há uma mudança de abordagem e as técnicas recém-adquiridas são colocadas em prática, com a descrição de cenários em que o alvo pode ser um sistema de gerenciamento de conteúdo conhecido ou uma aplicação com containers e sua rede.
Manual do Hacker é um guia claro para segurança de aplicações web do ponto de vista de um invasor, e com o qual os dois lados podem se beneficiar.
Clique aqui para adquirir esse livro
Diferente da maioria dos títulos que investiga a personalidade do hacker e como ele pensa e age, este livro procura ater-se somente à sua ação.
Assim, são detalhadas as mais sofisticadas técnicas e ferramentas usadas pelos hackers para invadir sistemas, permitindo que seu administrador se prepare de forma adequada, identificando potenciais vulnerabilidades em seu sistema e corrigindo-as em tempo hábil.
Voltado a todos aqueles que trabalham na área de tecnologia e precisam adquirir conhecimentos sólidos para protegerem-se da ação de criminosos virtuais, este livro é estruturado como um curso superior, cujas “aulas” são apresentadas a partir do ponto de vista dos hackers mal-intencionados, isto é, tendo-se a visão da rede pelo lado de fora.
Com isso, é possível ver falhas que, de outra forma, permaneceriam invisíveis.
Clique aqui para adquirir esse livro
Este livro se destaca por seu viés prático e sua abordagem dinâmica.
Com conteúdo abrangente e profundo e mais de 300 problemas propostos (de diferentes níveis de dificuldade), oferece aos estudantes e profissionais da área de TI uma perspectiva atualizada do mundo real e da indústria de tecnologia.
Esta 6a edição traz importantes avanços tecnológicos, principalmente sobre segurança de redes e dados, que envolvem a criptografia por meio de definições detalhadas, sendo indicada para cursos de graduação e pós-graduação em análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e segurança da informação.
Clique aqui para adquirir esse livro
O livro Exploração de Vulnerabilidades em Redes TCP/IP foi idealizado com o objetivo de ser uma contribuição na formação de profissionais de segurança computacional dos novos tempos.
Em um passado remoto, era comum instalar um servidor e simplesmente esquecer dele, já que o acesso era exclusivo à LAN da corporação. Com o advento da internet, tudo mudou: uma vez na internet, um servidor está ao alcance do mundo.
Nesta terceira edição revisada e ampliada, o autor Sandro Melo, busca contribuir de forma coesa, tratando de assuntos como técnicas de testes de segurança ou intrusão de sistemas inerentes para redes baseadas em TCP/IP. A nova edição conta ainda com capítulos extras elaborados por especialistas convidados.
Administradores e profissionais de segurança de sistemas que buscam conhecimentos em segurança de redes de computadores encontrarão interessantes informações sobre técnicas utilizadas por invasores.
Clique aqui para adquirir esse livro
Este livro apresenta um passo a passo sobre as técnicas de invasão utilizadas pelos criminosos digitais.
Através dos exercícios práticos sobre exploração você aprenderá os artifícios e estratégias na aplicação de contramedidas de proteção em sua rede.
Entenda como são utilizadas as ferramentas contidas no Kali Linux para obtenção de senhas, ataques a serviços de redes, interceptação de informações, construção de cavalos de troia, ganho de acesso a sistemas e banco de dados, funcionamento de exploits, ataques a redes wireless, entre outros.
Clique aqui para adquirir esse livro
Em virtude do aumento das operações realizadas pela Internet, intensificada pela pandemia de COVID-19, é fundamental a proteção das informações que trafegam pela Internet e por outras redes de dados, tais como Internet das Coisas (IoT).
O tema evolui constantemente, pois são descobertas novas vulnerabilidades que dão origem a novos tipos de ataques às redes corporativas, governamentais e pessoais. Esta obra trata de forma panorâmica a Segurança Cibernética, está organizada em 11 capítulos e aborda temas como os atacantes virtuais, os tipos de ataques, softwares e hardwares utilizados para defesa, gestão de risco e a atuação de profissionais da área.
Além dos interessados no assunto, o livro é recomendado para componentes curriculares da área de Redes de Computadores, Segurança da Informação e Segurança Cibernética e outros cursos que utilizam redes computacionais para o desenvolvimento de soluções tais como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia de Informação, Engenharia de Computação, Ciência de Computação e de cursos de pós-graduação que abordem sobre Segurança Cibernética.
Clique aqui para adquirir esse livro
Você pode ter sido encarregado de realizar um teste geral de invasão, ou pode querer realizar testes específicos, tais como quebra de senhas, ou, ainda, tentar conseguir acesso a um aplicativo da Web. Ou você pode estar realizando um teste de engenharia social ou avaliando o Windows na rede.
Seja qual for o seu teste, você pode não querer revelar os detalhes. Mesmo quando o gestor ou o cliente não pedem registros detalhados de seus testes, documente o que você está fazendo no nível mais elevado. Documentar seus testes pode ajudar a eliminar qualquer potencial falha na comunicação e mantê-lo fora de grandes problemas.
Às vezes , você pode até conhecer os testes gerais que executa, mas, se usar ferramentas automatizadas, na próxima vez pode ser quase impossível entender completamente todos os testes. Isso é especialmente verdadeiro quando o software que você usa recebe em tempo real atualizações de vulnerabilidade do fabricante cada vez que você o executa.
A possibilidade de atualizações frequentes ressalta a importância da leitura dos arquivos de documentação e do readme que vêm com as ferramentas que você usa.
Clique aqui para adquirir esse livro
Este livro ensinará como você pode se proteger dos ataques mais comuns de hackers, sabendo como os hackings realmente funcionam!
Afinal, para evitar que seu sistema seja comprometido, você precisa ficar um passo à frente de qualquer hacker criminoso. Você pode fazer isso aprendendo como hackear e como fazer um contra-hack.
Neste livro, existem técnicas e ferramentas usadas por hackers tanto criminais quanto éticos - tudo o que você encontrará aqui mostrará como a segurança das informações pode ser comprometida, e como você pode identificar um ataque em um sistema que você está tentando proteger.
Ao mesmo tempo, você também aprenderá como minimizar qualquer dano em seu sistema ou interromper um ataque em andamento. Com o Hacking: Guia para Iniciantes em Hacking de computadores.
Clique aqui para adquirir esse livro
Acompanhe a série #QueroLer aqui no blog onde haverão indicações de outros livros de Programação e Tecnologia!