Ruby é uma linguagem de programação interpretada multiparadigma, de tipagem dinâmica e forte, com gerenciamento de memória automático, originalmente planejada e desenvolvida no Japão em 1995, por Yukihiro “Matz” Matsumoto, para ser usada como linguagem de script.
Matsumoto queria desenvolver uma linguagem de script que fosse mais poderosa do que Perl, e mais orientada a objetos do que Python.
Ruby suporta programação funcional, orientada a objetos, imperativa e reflexiva. Foi inspirada principalmente por Python, Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp, sendo muito similar em vários aspectos a Python. Ruby está entre as 10 linguagens mais populares, de acordo com uma pesquisa conduzida pela RedMonk desde 2018.
Nesse artigo vamos indicar 5 Livros de Ruby que vale à pena você ler, incluindo para Ruby on Rails seu framework web mais famoso!
Ruby é uma excelente linguagem de programação usada para uma variedade de atividades, como desenvolvimento de aplicativos de desktop, sites estáticos, serviços computacionais e até sistemas de automação. Mastering Ruby: A Beginner’s Guide é um guia detalhado para iniciantes entenderem Ruby.
Este livro discute como estruturar aplicativos adequadamente e organizar o código para obter desempenho ideal. Conciso e fácil de entender, este livro fornece os fundamentos da programação web, juntamente com o desenvolvimento de software e o desenvolvimento simples de aplicativos.
Ele cobre uma variedade de tópicos, desde o fluxo de trabalho de estilos de sintaxe para a linha de comando até a criação de sites que avançarão rapidamente as informações necessárias. Os princípios-chave sobre Ruby explicados aqui são úteis para iniciantes e outros usuários interessados em aprender esta linguagem altamente tecnológica e diversificada.
Clique aqui para adquirir esse livro
O mercado das linguagens de programação está cada vez mais pulverizado e as linguagens que antes eram mainstream hoje dividem a atenção dos desenvolvedores com outras alternativas. Uma delas é o Ruby, poderosa linguagem criada para satisfazer o desejo de possibilitar a criação de código bonito e elegante. Muitos desenvolvedores já adotaram e recomendam essa linguagem. Agora é a sua vez! Comece a aprender desde já!
Clique aqui para adquirir esse livro
A linguagem de programação Ruby é o guia oficial para Ruby e fornece cobertura abrangente das versões 1.8 e 1.9 da linguagem. Foi escrito (e ilustrado!) por uma equipe de estrelas: David Flanagan, autor best-seller de “bíblias” de linguagens de programação (incluindo JavaScript: The Definitive Guide e Java in a Nutshell) e committer do repositório Ruby Subversion. Yukihiro “Matz” Matsumoto, criador, designer e desenvolvedor líder de Ruby e autor de Ruby in a Nutshell, que foi expandido e revisado para se tornar este livro. por que o sortudo, artista e programador Ruby extraordinário.
Clique aqui para adquirir esse livro
Você começará explorando os recursos e princípios do framework, permitindo aproveitar todo o potencial do Rails. Em seguida, você resolverá muitos problemas comuns de design, descobrindo padrões úteis e camadas de abstração. Ao implementar a abstração e dividir o aplicativo em módulos gerenciáveis, você poderá se concentrar em partes específicas do desenvolvimento do aplicativo sem ficar sobrecarregado com toda a base de código. Essa estratégia também incentiva a reutilização de código, simplificando o processo de adição de novos recursos e aprimorando as capacidades da aplicação. Além disso, você explorará outras etapas no dimensionamento da base de código Rails, como extrações de serviço.
Clique aqui para adquirir esse livro
A maioria dos aplicativos Ruby bem-sucedidos torna-se difícil de manter com o tempo, à medida que a base de código aumenta de tamanho. A Polished Ruby Programming fornece recomendações e conselhos para projetar programas Ruby que sejam fáceis de manter a longo prazo.
Clique aqui para adquirir esse livro
Acompanhe a série #QueroLer aqui no blog onde haverão indicações de outros livros de Programação e Tecnologia!