5 Livros de Ruby que vale a pena você ler

Incluindo livro para aprender Ruby On Rails!


5 Livros de Ruby que vale a pena você ler


Ruby é uma linguagem de programação interpretada multiparadigma, de tipagem dinâmica e forte, com gerenciamento de memória automático, originalmente planejada e desenvolvida no Japão em 1995, por Yukihiro “Matz” Matsumoto, para ser usada como linguagem de script.

Matsumoto queria desenvolver uma linguagem de script que fosse mais poderosa do que Perl, e mais orientada a objetos do que Python.

Ruby suporta programação funcional, orientada a objetos, imperativa e reflexiva. Foi inspirada principalmente por Python, Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp, sendo muito similar em vários aspectos a Python. Ruby está entre as 10 linguagens mais populares, de acordo com uma pesquisa conduzida pela RedMonk desde 2018.

Nesse artigo vamos indicar 5 Livros de Ruby que vale à pena você ler, incluindo para Ruby on Rails seu framework web mais famoso!


01. Mastering Ruby

01

Ruby é uma excelente linguagem de programação usada para uma variedade de atividades, como desenvolvimento de aplicativos de desktop, sites estáticos, serviços computacionais e até sistemas de automação. Mastering Ruby: A Beginner’s Guide é um guia detalhado para iniciantes entenderem Ruby.

Este livro discute como estruturar aplicativos adequadamente e organizar o código para obter desempenho ideal. Conciso e fácil de entender, este livro fornece os fundamentos da programação web, juntamente com o desenvolvimento de software e o desenvolvimento simples de aplicativos.

Ele cobre uma variedade de tópicos, desde o fluxo de trabalho de estilos de sintaxe para a linha de comando até a criação de sites que avançarão rapidamente as informações necessárias. Os princípios-chave sobre Ruby explicados aqui são úteis para iniciantes e outros usuários interessados em aprender esta linguagem altamente tecnológica e diversificada.

Características principais:

  • Segue uma abordagem prática e oferece aulas práticas e tutoriais relacionados a Ruby.
  • Fornece uma discussão aprofundada sobre design e aplicações Ruby para ajudar a construir um conhecimento robusto.
  • Explica como criar sites individuais usando programação Ruby.

Clique aqui para adquirir esse livro


02. Ruby: Aprenda a programar na linguagem mais divertida

02

O mercado das linguagens de programação está cada vez mais pulverizado e as linguagens que antes eram mainstream hoje dividem a atenção dos desenvolvedores com outras alternativas. Uma delas é o Ruby, poderosa linguagem criada para satisfazer o desejo de possibilitar a criação de código bonito e elegante. Muitos desenvolvedores já adotaram e recomendam essa linguagem. Agora é a sua vez! Comece a aprender desde já!

Clique aqui para adquirir esse livro


03. The Ruby Programming Language

03

A linguagem de programação Ruby é o guia oficial para Ruby e fornece cobertura abrangente das versões 1.8 e 1.9 da linguagem. Foi escrito (e ilustrado!) por uma equipe de estrelas: David Flanagan, autor best-seller de “bíblias” de linguagens de programação (incluindo JavaScript: The Definitive Guide e Java in a Nutshell) e committer do repositório Ruby Subversion. Yukihiro “Matz” Matsumoto, criador, designer e desenvolvedor líder de Ruby e autor de Ruby in a Nutshell, que foi expandido e revisado para se tornar este livro. por que o sortudo, artista e programador Ruby extraordinário.

Clique aqui para adquirir esse livro


04. Layered Design for Ruby on Rails Applications

04

Você começará explorando os recursos e princípios do framework, permitindo aproveitar todo o potencial do Rails. Em seguida, você resolverá muitos problemas comuns de design, descobrindo padrões úteis e camadas de abstração. Ao implementar a abstração e dividir o aplicativo em módulos gerenciáveis, você poderá se concentrar em partes específicas do desenvolvimento do aplicativo sem ficar sobrecarregado com toda a base de código. Essa estratégia também incentiva a reutilização de código, simplificando o processo de adição de novos recursos e aprimorando as capacidades da aplicação. Além disso, você explorará outras etapas no dimensionamento da base de código Rails, como extrações de serviço.

Clique aqui para adquirir esse livro


05. Polished Ruby Programming

05

A maioria dos aplicativos Ruby bem-sucedidos torna-se difícil de manter com o tempo, à medida que a base de código aumenta de tamanho. A Polished Ruby Programming fornece recomendações e conselhos para projetar programas Ruby que sejam fáceis de manter a longo prazo.

Clique aqui para adquirir esse livro


Acompanhe a série #QueroLer aqui no blog onde haverão indicações de outros livros de Programação e Tecnologia!

Veja Também


ruby livros


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo


Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!