10 Livros de 10 Linguagens de Programação diferentes e importantes para ler

Elixir, Lua, Perl, Haskell, Kotlin, Nim, Vlang, Julia, R, Dart e mais 1 bônus de PowerShell!


10 Livros de 10 Linguagens de Programação diferentes e importantes para ler


Aprender novas linguagens é importante para aumentar nossa gama de conhecimento e também poder obter aquela vaga de emprego inesperada!

Nesse artigo conheceremos 10 Livros de 10 Linguagens de Programação diferentes e importantes para ler, vamos à lista!


01. Elixir: Do zero à concorrência

01 Elixir

Hoje em dia, com os processadores multi-core, é possível explorar muito mais a distribuição de tarefas ao longo do desenvolvimento. Apesar disso, muitos programadores ainda continuam escrevendo código de maneira clássica, sem tirar o devido proveito das possibilidades e, portanto, não alcançando o resultado mais eficiente. Elixir é uma linguagem de programação moderna, dinâmica e funcional, baseada em processos que se comunicam isoladamente. Com ela, podemos resolver problemas de escalabilidade, tolerância a falhas e alta concorrência, sem abrir mão de desempenho e produtividade.

Neste livro, Tiago Davi apresenta a linguagem de programação Elixir, que, por ser uma linguagem imutável e utilizar o paradigma funcional, nos permite pensar em termos de funções e transformação de dados. Você poderá executar código em pequenos processos, cada um com seu próprio estado, de modo que a construção de sistemas distribuídos e concorrentes seja feita de forma natural, transparente e fácil.

Clique aqui para adquirir esse livro


02. Programando em LUA

02 Lua

Lua é uma linguagem de programação de impecável elegância, que combina o poder de linguagens clássicas, como Scheme, com uma sintaxe simples e moderna. Atualmente, além de ser altamente indicada para sistemas complexos em várias áreas, é a mais utilizada por quem busca uma linguagem de script embutível, adotada pelas maiores empresas globais de TI, por projetos como Wikipedia e também por desenvolvedores de jogos. Programando em Lua é um livro muito bem articulado e útil para qualquer nível de aprendizado, não apenas por ser a melhor introdução à linguagem Lua, como também por oferecer ao leitor uma compreensão aprofundada de conceitos-chave em ciência da computação.

Clique aqui para adquirir esse livro


03. Programando com Perl

03 Perl

O Perl nasceu no final da década de oitenta pelas mãos de Larry Wall como uma ferramenta para facilitar seus trabalhos com administração de servidores. A linguagem conquistou diversos programadores pelo mundo com a filosofia de manter coisas simples de forma simples e tornar coisas difíceis possíveis. Atualmente a linguagem conta com mais de vinte mil módulos que ampliam as funcionalidades e características básicas da linguagem, utilizada em projetos de internet, administração de sistemas e em ambientes com exigências de alta disponibilidade. Neste livro a linguagem Perl é abordada de forma didática, quebrando a crença de que Perl é uma linguagem difícil de aprender. Ela apenas possui características diferentes que são muito interessantes e úteis.

Se você é um programador iniciante, este livro é para você. Se você é um programador experiente em alguma linguagem, mas não conhece Perl, este livro é para você. Se você quer aprender a utilizar Perl para administração de sistemas ou aplicativos de linhas de comando, este livro é para você. Se você quer aprender os princípios básicos de programação para internet, este livro irá ajudá-lo. O livro inclui CD-ROM com arquivos para a construção dos projetos apresentados no livro.

Clique aqui para adquirir esse livro


04. Haskell: Uma introdução à programação funcional

04 Haskell

A programação funcional é um paradigma de programação que trata de aplicação de funções matemáticas, evitando alteração de estado e mutabilidade de dados. Uma de suas características é o estilo de estrutura declarativa que se opõe ao estilo imperativo. Muitas linguagens que suportam apenas o paradigma funcional estão crescendo no mercado, dentre as quais Haskell se destaca por ser pura e ser estaticamente tipada, seguindo o conceito de laziness.

Neste livro, Alexandre Oliveira apresenta a linguagem Haskell, desde sua instalação até conceitos mais complexos como lambda, currying e mônadas. Com um modelo mental novo e uma caixa de ferramentas de programação extremamente moderna, essa linguagem pura e funcional nos dá insights valiosos para a construção de aplicações. Haskell é muito usado para a pesquisa em linguagens de programação e tem um dos sistemas de tipos mais avançados disponíveis. A promessa é a de entregar programas sólidos mais rápido ao mercado, trazendo novas formas de se escrever código correto, eficiente e fácil de manter.

Clique aqui para adquirir esse livro


05. Kotlin

05 Kotlin

O Android é a plataforma do Google para dispositivos móveis que se tornou líder absoluta no mercado mundial, e a quantidade de recursos disponibilizada para os desenvolvedores permite criar uma envolvente e estimulante interação do usuário com o dispositivo.

Dominando o Android com Kotlin apresenta por meio de exemplos práticos, desde conceitos mais básicos até as mais avançadas técnicas de desenvolvimento de aplicativos para a plataforma mobile do Google.

NESTA OBRA VOCÊ APRENDERÁ A:

  • Criar aplicativos compatíveis com smartphones e tablets utilizando a linguagem Kotlin.
  • Definir layouts responsivos utilizando componentes do Material Design.
  • Implementar diferentes formas de navegação entre telas.
  • Persistir dados locais no cartão de memória do aparelho e em banco de dados SQLite.
  • Implementar a comunicação com web services para enviar e receber dados.
  • Utilizar serviços do Google como: Maps, YouTube e AdMob.
  • Acessar serviços do Firebase como: Cloud Messaging, Authentication, Cloud Firestore, Cloud Storage e Crashlytics.
  • Interagir com serviços do sistema, mensagens de broadcast, notificações e widgets.
  • Deixar sua aplicação mais interativa por meio de animações e recursos multimídia.
  • Ao final o leitor estará pronto para projetar e construir aplicativos profissionais e publicá-los no Google Play.

Clique aqui para adquirir esse livro


06. Mastering Nim

06 Nim

Nim é uma linguagem de programação de uso geral inspirada em Python, C++ e Lisp. Seus recursos mais importantes são segurança de tipo e recursos, metaprogramação e combinação de legibilidade com conveniência sintática.

Aprender uma linguagem de programação é um grande investimento de tempo. Por que você deveria aprender Nim? Nim recompensa você com uma linguagem única e coerente que pode ser usada para tudo e funciona bem em tudo: Ele roda em praticamente todos os sistemas operacionais e navegadores da web, bem como em pequenos dispositivos incorporados e até mesmo em GPUs. A complexidade de Nim ainda é muito administrável, este livro tenta cobrir Nim completamente em cerca de 300 páginas.

Alguns descrevem o Nim como um “Python melhor com tipos, macros e velocidade de C”. Mas, por favor, mergulhe e veja por si mesmo!

Sobre o autor: Andreas Rumpf é o designer e implementador original do Nim. Ele recebeu um diploma em ciência da computação pela Universidade de Kaiserslautern, Alemanha. Seus interesses de pesquisa incluem sistemas rígidos de tempo real, sistemas embarcados, construção de compiladores e inteligência artificial.

Clique aqui para adquirir esse livro


07. Vlang: Getting Started with V Programming

07 Vlang

Uma nova linguagem no mercado, V vem com um conjunto promissor de recursos, como compilação rápida e interoperabilidade com outras linguagens de programação.

Este é o primeiro livro sobre a linguagem de programação V, repleto de informações concisas e um passo a passo de todos os recursos que você precisa conhecer para começar a usar a linguagem.

O livro começa abordando os fundamentos para ajudá-lo a aprender sobre os recursos básicos do V e o conjunto de bibliotecas integradas disponíveis no ecossistema V. Você se familiarizará com tipos de dados primitivos, declaração de variáveis, arrays e mapas. Além da programação básica, você desenvolverá um conhecimento sólido dos blocos de construção da programação, incluindo funções, estruturas e módulos na linguagem de programação V.

À medida que avança nos capítulos, você aprenderá como implementar simultaneidade na Programação V e, finalmente, aprenderá como escrever casos de teste para funções. Este livro conduz você por um projeto completo que o guiará na construção de microsserviços RESTful rápidos e fáceis de manter, aproveitando o poder do V e suas bibliotecas integradas. Ao final deste livro de programação V, você estará familiarizado com a linguagem de programação V e será capaz de começar a escrever seus próprios programas e aplicações.

Clique aqui para adquirir esse livro


08. Practical Julia

08 Julia

A linguagem de programação Julia é aclamada nos círculos científicos por sua facilidade, interatividade e velocidade incomparáveis. Prático Julia é uma introdução abrangente à linguagem, tornando-a acessível mesmo se você for novo em programação.

Mergulhe com um guia completo sobre a sintaxe, os tipos de dados e as práticas recomendadas de Julia e, em seguida, faça a transição para criar soluções para desafios em física, estatística, biologia, matemática, aprendizado de máquina científico e muito mais. Esteja você resolvendo problemas computacionais, visualizando dados, escrevendo simulações ou desenvolvendo ferramentas especializadas, a Practical Julia mostrará tudo sobre Julia que você precisa saber e praticar.

Clique aqui para adquirir esse livro


09. R

09 R

R é a linguagem de programação mais popular do mundo para análise de dados e modelagem estatística. O Livro de R fornece um guia detalhado e amigável para iniciantes da linguagem R e ensina como usar R para análises estatísticas comuns.

No Livro de R, você aprenderá as principais técnicas de programação, incluindo como manipular estruturas de dados, ler dados de um arquivo e criar funções. Você também conhecerá tópicos de estatística, como distribuições de probabilidade, testes de hipóteses, análise de regressão e gráficos estatísticos, enquanto aprende como usar R para analisar dados. Exercícios úteis ao longo de cada capítulo testarão seu conhecimento e prática no uso do idioma.

O Livro de R não pressupõe nenhuma experiência anterior em estatística ou programação. É um ótimo primeiro livro para estudantes, pesquisadores e profissionais que desejam aprender as ferramentas necessárias para entrar no crescente mundo da análise de dados.

Clique aqui para adquirir esse livro


10. Dart

10 Dart

Dart é uma linguagem baseada em classes e orientada a objetos que simplifica o desenvolvimento de aplicativos modernos estruturados, escala desde pequenos scripts até grandes aplicativos e pode ser compilada em JavaScript para uso em qualquer navegador moderno. Neste texto introdutório rigoroso, mas legível, o líder de especificação do Dart, Gilad Bracha, explica completamente a linguagem e as ideias que a moldaram.

Clique aqui para adquirir esse livro


Bônus - Learn Powershell in a Month of Lunches: Covers Windows, Linux, and Macos

Bônus - Powershell

Aprenda PowerShell em um mês de almoços: abrange Windows, Linux e macOS é um tutorial focado em tarefas para administrar sistemas Linux e macOS usando Microsoft PowerShell. Adaptado pelos membros da equipe do PowerShell, Travis Plunk e Tyler Leonhardt, do best-seller Aprenda Windows PowerShell em um mês de almoços, das lendas da comunidade Don Jones e Jeffrey Hicks, ele apresenta exemplos baseados em Linux que abrangem os principais recursos da linguagem e tarefas administrativas. Projetado para profissionais de TI ocupados, este guia inovador o levará do básico à proficiência em PowerShell por meio de 25 tutoriais que você pode fazer na hora do almoço.

Clique aqui para adquirir esse livro


Acompanhe a série #QueroLer aqui no blog onde haverão indicações de outros livros de Programação e Tecnologia!

Veja Também


livros lua perl kotlin elixir haskell nim vlang r dart powershell


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!