6 Livros de GNU Bash que vale à pena você ler

Automatize tarefas no terminal like a pro!


6 Livros de GNU Bash que vale à pena você ler


Automatizar tarefas é uma grande forma de economizar tempo!

E GNU Bash é a melhor ferramenta para terminal que existe!

Nesse artigo vamos indicar 6 Livros de GNU Bash que vale à pena você ler.


01. Shell Script Profissional

01

Eu comprei esse livro há uns anos atrás e noto que ele ainda é totalmente atual pros dias de hoje!

O livro Shell Script Profissional ensina a fazer programas de qualidade em shell, com ênfase em código legível, portabilidade e manutenção futura. Melhore seus scripts, adicionando opções de linha de comando, arquivo de configuração, banco de dados e interface amigável ao usuário. Use a internet para rodar seu CGI. Domine as ferramentas do sistema, as expressões regulares e os caracteres de controle.

Indicado para administradores de sistemas, programadores, analistas, estudantes e usuários avançados. Indispensável para quem quer dominar o assunto. Os ensinamentos poderão ser usados em diversos sistemas, incluindo Unix, GNU/Linux, macOS e Windows.

Clique aqui para adquirir esse livro


02. Aprendendo o Bash Shell: Programação Unix Shell

02

Dominar o shell bash pode parecer bastante simples, mas não é. Na verdade, existem muitas complexidades que precisam de explicação cuidadosa, que é exatamente o que o Learning the bash Shell oferece. Se você é novo na programação shell, o livro oferece uma excelente introdução, cobrindo tudo, desde os recursos mais básicos até os mais avançados. E se você escreve scripts de shell há anos, ele oferece uma ótima maneira de descobrir o que o novo shell oferece. Aprendendo o bash Shell também está repleto de exemplos práticos de comandos e programas shell que tornarão o uso diário do Linux muito mais fácil.

Clique aqui para adquirir esse livro


03. Operações de segurança cibernética com Bash: ataque, defenda e analise na linha de comando

03

Se você espera superar os agentes de ameaças, a velocidade e a eficiência precisam ser componentes essenciais de suas operações de segurança cibernética. O domínio da interface de linha de comando (CLI) padrão é uma habilidade inestimável em tempos de crise porque nenhum outro aplicativo de software pode igualar a disponibilidade, flexibilidade e agilidade da CLI.

Este guia prático mostra como usar a CLI com o shell bash para executar tarefas como coleta e análise de dados, detecção de intrusões, engenharia reversa e administração. Os autores Paul Troncone, fundador da Digadel Corporation, e Carl Albing, coautor do bash Cookbook (O’Reilly), fornecem informações sobre ferramentas e técnicas de linha de comando para ajudar os operadores defensivos a coletar dados, analisar logs e monitorar redes. Os testadores de penetração aprenderão como aproveitar a enorme quantidade de funcionalidades incorporadas em quase todas as versões do Linux para permitir operações ofensivas.

Clique aqui para adquirir esse livro


04. Mastering Linux Shell Scripting

04

Neste livro, você descobrirá tudo o que precisa saber para dominar o shell scripting e fazer escolhas informadas sobre os elementos que emprega.

Clique aqui para adquirir esse livro


05. Bash Idioms: escreva scripts de shell poderosos, flexíveis e legíveis

05

Os autores Carl Albing e JP Vossen mostram como usar o poder e a flexibilidade do shell a seu favor. Você pode saber o suficiente para sobreviver, mas este livro transformará suas habilidades de gerenciáveis em magníficas. Quer você use Linux, Unix, Windows ou Mac, aprenderá a ler e escrever scripts como um especialista. Seu futuro você vai agradecer.

Clique aqui para adquirir esse livro


06. Bash Cookbook: Soluções e exemplos para usuários bash

06

Para administradores de sistema, programadores e usuários finais, o comando shell ou o script shell cuidadosamente elaborado pode economizar tempo e esforço ou facilitar a consistência e a repetibilidade para uma variedade de tarefas comuns.

Este livro de receitas fornece mais de 300 receitas práticas para usar o bash, o popular shell Unix que permite aproveitar e personalizar o poder de qualquer sistema Unix ou Linux. Ideal para usuários novos e experientes, incluindo usuários proficientes do Windows e administradores de sistemas, esta segunda edição atualizada ajuda a resolver uma ampla variedade de problemas. Você aprenderá maneiras de lidar com entrada/saída, manipulação de arquivos, execução de programas, tarefas administrativas e muitos outros desafios. Cada receita inclui um ou mais exemplos de script e uma discussão sobre por que a solução funciona.

Clique aqui para adquirir esse livro


Acompanhe a série #QueroLer aqui no blog onde haverão indicações de outros livros de Programação e Tecnologia!

Veja Também


livros bash shell


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo


Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!