20 Livros sobre Linguagem SQL que você deveria ler

Para bancos de dados como: MySQL, MariaDB, Oracle, Microsoft SQL Server e entre outros!


20 Livros sobre Linguagem SQL que você deveria ler


Na série #QueroLer de hoje conheceremos 20 livros de qualidade para aprender Linguagem SQL.

Eles servem para diversos bancos de dados SQL, tais como: MySQL, MariaDB, Oracle, Microsoft SQL Server e entre outros!

Vamos à lista!


01. Introdução à Linguagem SQL: Abordagem Prática Para Iniciantes

01

Atualmente as empresas estão coletando dados a taxas exponenciais e mesmo assim poucas pessoas sabem como acessá-los de maneira relevante. Se você trabalha em uma empresa ou é profissional de TI, este curto guia prático lhe ensinará como obter e transformar dados com o SQL de maneira significativa. Você dominará rapidamente os aspectos básicos do SQL e aprenderá como criar seus próprios bancos de dados.

O autor Thomas Nield fornece exercícios no decorrer de todo o livro para ajudá-lo a praticar em casa suas recém descobertas aptidões no uso do SQL, sem precisar empregar um ambiente de servidor de banco de dados. Além de aprender a usar instruções-chave do SQL para encontrar e manipular seus dados, você descobrirá como projetar e gerenciar eficientemente bancos de dados que atendam às suas necessidades.

Clique aqui para adquirir esse livro


02. SQL - Guia Prático: um Guia Para o uso de SQL

02

Se você usa SQL em seu trabalho diário como analista de dados, cientista de dados ou engenheiro de dados, este guia prático será o material de consulta ideal para o seu dia a dia. Você encontrará muitos exemplos abordando as complexidades da linguagem e os aspectos-chave do SQL quando usado no Microsoft SQL Server, MySQL, Oracle Database, PostgreSQL e SQLite. Nesta edição atualizada, a autora Alice Zhao descreve como esses sistemas de gerenciamento de banco de dados implementam a sintaxe SQL tanto para consultar quanto para fazer alterações em um banco de dados. Você verá detalhes sobre tipos de dados e conversões, a sintaxe das expressões regulares, as funções de janela, pivotagem e despivotagem e muito mais.

Clique aqui para adquirir esse livro


03. SQL em 10 Minutos por dia

03

SQL em 10 Minutos por Dia oferece respostas diretas e práticas quando você precisa de resultados rápidos. Ao trabalhar com as 22 lições de 10 minutos ou menos contidas neste livro, você aprenderá o que precisa saber para aproveitar as vantagens da linguagem SQL. As lições cobrem o IBM DB2, o Microsoft SQL Server e o SQL Server Express, o MariaDB, o MySQL, o Oracle e o Oracle Express, o PostgreSQL e o SQLite. Dicas destacam os atalhos e soluções Os avisos de Cuidado ajudam a evitar as armadilhas comuns Notas explicam os conceitos adicionais e fornecem informações adicionais.

Clique aqui para adquirir esse livro


04. Aprendendo SQL: Dominando os Fundamentos de SQL

04

Atualizado para os mais recentes sistemas de gerenciamento de banco de dados – incluindo MySQL 5.1, Oracle 11g e Microsoft SQL Server 2008 – este guia introdutório irá habilitar você a trabalhar com SQL rapidamente. Independentemente de precisar escrever aplicações de banco de dados, realizar tarefas administrativas ou gerar relatórios, Aprendendo SQL auxiliará você a dominar todos os fundamentos de SQL.

Cada capítulo apresenta uma lição independente sobre um conceito-chave de SQL, com várias ilustrações e exemplos comentados. Exercícios no final de cada capítulo permitem praticar as habilidades aprendidas.

Clique aqui para adquirir esse livro


05. SQL Para Leigos

05

Este livro é um guia passo a passo para entender e aplicar a última versão do SQL, e vai ajudá-lo a gerenciar seus dados como um profissional.

  • • O material básico ― entenda os fundamentos de SQL e bancos de dados relacionais
  • • Dominando a linguagem ― aprenda a linguagem de definição de dados e a manipular e gerenciar dados
  • • Comece a construir ― utilize uma ferramenta RAD para construir um banco de dados simples, e então avance para bancos de dados relacionais com múltiplas tabelas
  • • Manipule os dados ― descubra como adicionar, atualizar e recuperar dados, e como excluí-los quando você não precisar mais deles
  • • Encontre o que você deseja ― conheça técnicas para consultar seu banco de dados e recuperar exatamente as informações que você está procurando
  • • Garanta sua segurança ― administre o acesso dos usuários, evite que seus dados sejam corrompidos e entenda os riscos
  • • Conheça o jargão da área ― domine o acesso a ODBC e JDBC, e use o SQL com dados XML
  • • SQL avançado ― explore mais, aprendendo a adicionar capacidades procedurais com módulos armazenados persistentes e a tratar erros

Clique aqui para adquirir esse livro


06. SQL para Análise de Dados: Técnicas avançadas para transformar dados em insights

06

Este livro prático revela maneiras novas e ainda desconhecidas de você melhorar suas habilidades em SQL, resolver problemas e aproveitar ao máximo os recursos do SQL como parte de seu fluxo de trabalho.

Você aprenderá a usar funções SQL comuns e inusitadas, como as junções, funções de janela, subconsultas, e expressões regulares, de maneiras novas e avançadas – e também a combinar técnicas do SQL para atingir seus objetivos com mais rapidez, com um código de fácil compreensão. Se você trabalha com bancos de dados SQL, esta é uma referência indispensável.

  • • Aprenda as principais etapas para a preparação de seus dados para análise
  • • Execute análises de séries temporais usando as manipulações de data e hora do SQL
  • • Use a análise de coorte para investigar como os grupos mudam com o tempo
  • • Use as funções e os operadores poderosos do SQL para a análise de texto
  • • Detecte anomalias em seus dados e substitua-as por valores alternativos
  • • Estabeleça causalidade usando a análise experimental, também conhecida como teste A/B

Clique aqui para adquirir esse livro


07. Use a cabeça! SQL

07

Use a Cabeça SQL leva você ao coração da linguagem SQL, da sintaxe básica das queries, usando INSERT e SELECT, à dureza da manipulação do banco de dados com subqueries, joins e transactions. A medida que você avança na leitura, entenderá efetiva e eficientemente o projeto e a criação de banco de dados, utilizando queries, normatização e joining.

Você será então o verdadeiro mestre dos seus dados!Por que este livro parece tão diferente?Nós acreditamos que seu tempo é muito valioso para ser desperdiçado. Tendo como base a última pesquisa em neurobiologia, ciência cognitiva e teoria do aprendizado, Use a Cabeça SQL tem um visual rico, projetado na forma como seu cérebro funciona; não se trata de uma abordagem pesada que faz com que você caia em sono profundo.“Este livro não torna o SQL mais fácil, mas o torna desafiador, interessante e divertido.

Clique aqui para adquirir esse livro


08. SQL Server 2012 Curso Completo

08

O SQL Server é uma plataforma de informação abrangente capaz de lidar com as cargas de trabalho corporativas mais exigentes. Isso aliado ao fato de oferecer soluções capazes de dar resposta às necessidades de pequenas, médias e grandes empresas, fez do SQL Server o sistema de gestão de bases de dados mais usado no mercado.

Este livro, atualizado com base na versão mais recente do SQL Server, a 2012, tem como objetivo ser um instrumento de apoio para todos aqueles que, quer estejam a iniciar-se na administração de bases de dados quer estejam habituados a essas lides no dia a dia, necessitem de um guia que os auxilie na realização do seu trabalho. Este livro cobre os aspetos fundamentais da administração de bases de dados em SQL Server 2012 e destina-se a administradores de bases de dados, outros profissionais de TI, estudantes e cursos de formação. Útil também para a certificação da Microsoft em SQL Server.

Clique aqui para adquirir esse livro


09. Bases De Dados Relacionais - Implementação Com Mysql

09

Através desta ferramenta, este livro explora de uma forma abrangente e detalhada o desenvolvimento de sistemas de bases de dados relacionais, ao longo das suas principais etapas de implementação e de exploração.

Nos vários capítulos, abordam-se as tarefas mais usuais que se desenvolvem no ambiente de um sistema de bases de dados relacional, dando-se particular atenção ao planeamento e implementação do seu esquema físico, à administração e gestão do seu repositório de dados, à definição de esquemas de segurança e de recuperação de dados, à exploração da informação que contém, através de queries simples e complexas, e ao desenvolvimento de scripts SQL para a implementação de procedimentos, funções e gatilhos, para a gestão de erros.

Clique aqui para adquirir esse livro


10. Análise de Desempenho em Aplicações usando SQL

10

Estudo de caso de implementação de cálculo de folha de pagamento em sistema legado usando SQL.

O desenvolvimento de aplicações empresariais exige soluções que atendam aos requisitos de prazo, desempenho, economia, robustez, escalabilidade e sem o comprometimento da qualidade. Entretanto, atender a todos esses requisitos, simultaneamente, tem sido um grande desafio para as equipes de desenvolvimento.

O desempenho da aplicação merece uma atenção especial, pois os usuários estão cada vez mais exigindo que as aplicações operem bem e da forma mais rápida possível. Com base nessa abordagem, este livro apresenta o processo de criação de uma nova metodologia para otimizar o cálculo da folha de pagamento de um sistema legado, utilizando primordialmente a linguagem SQL para adquirir o melhor desempenho do servidor de Banco de Dados.

Clique aqui para adquirir esse livro


11. Sistemas de Banco de Dados: Uma abordagem estrutural, linguagem SQL e modelagem de um banco de dados

11

Este há uma base extensiva sobre os Sistemas de Banco de Dados, desde a sua estrutura de funcional, do processamento e consulta de informações, através da linguagem SQL, até a construção dos modelos relacionais de dados.

Clique aqui para adquirir esse livro


12. Banco de dados: Técnicas de modelagem de dados, projeto e linguagem SQL

12

Este livro tem por objetivo desenvolver nos leitores as técnicas e estruturas de modelagem de banco de dados como parte de um projeto de banco de dados que é dividido em três partes distintas: a modelagem conceitual de dados, a modelagem lógica de dados e a modelagem física de dados.

O Diferencial deste livro é a destinação de boa parte de seu conteúdo no ensino das técnicas de modelagem de dados com a apresentação de exercícios resolvidos com diferentes graus de dificuldades. Como objetivo complementar ainda são apresentadas a linguagem de consultas estruturadas básica para auxiliar os leitores na montagem de estruturas de banco de dados e na manipulação de informações do banco de dados a ser implementado.

Clique aqui para adquirir esse livro


13. Banco de Dados no Software SQL Server: Resolução de Exercícios

13

Esse é um livro com a melhor coletânea de exercícios que pode ser feita. É um best seller!

Clique aqui para adquirir esse livro


14. Learn SQL

14

Em Inglês!

Este livro aborda a linguagem SQL padrão e ensina os conceitos necessários para a criação de objetos de banco de dados, como tabelas, índices e sinônimos, com foco especial no comando SELECT como o núcleo da linguagem. Uma seção de referência fornece um guia para várias variações do SQL da Microsoft.

Clique aqui para adquirir esse livro


15. MariaDB Crash Course

15

Em Inglês!

MariaDB é um servidor de banco de dados que oferece funcionalidade de substituição drop-in para MySQL. Construído por alguns dos autores originais do MySQL, com assistência da comunidade mais ampla de desenvolvedores de software livre e de código aberto, o MariaDB oferece um rico conjunto de aprimoramentos de recursos para o MySQL, incluindo mecanismos de armazenamento alternativos, otimizações de servidor e patches.

O MariaDB Crash Course ensina tudo o que você precisa saber para ser imediatamente produtivo com o MariaDB. O treinador mestre Ben Forta apresenta todos os fundamentos por meio de uma série de lições práticas rápidas e fáceis de seguir. Em vez de detalhar a teoria do banco de dados e o design relacional, o Forta se concentra no ensino de soluções para a maioria dos usuários que simplesmente desejam interagir com os dados.

Clique aqui para adquirir esse livro


16. Learning SQL: Generate, Manipulate, and Retrieve Data

16

Em Inglês!

Com a edição mais recente deste guia introdutório, o autor Alan Beaulieu ajuda os desenvolvedores a se familiarizarem com os fundamentos do SQL para escrever aplicativos de banco de dados, executar tarefas administrativas e gerar relatórios. Você encontrará novos capítulos sobre SQL e big data, funções analíticas e como trabalhar com bancos de dados muito grandes.

Cada capítulo apresenta uma lição independente sobre um conceito ou técnica chave de SQL usando várias ilustrações e exemplos anotados. Os exercícios permitem que você pratique as habilidades que aprendeu. Conhecimento de SQL é uma obrigação para interagir com dados. Com Learning SQL, você descobrirá rapidamente como colocar o poder e a flexibilidade dessa linguagem para funcionar.

Clique aqui para adquirir esse livro


17. Practical Sql, 2nd Edition: A Beginner’s Guide to Storytelling with Data

17

Em Inglês!

SQL prático(Practical SQL) é um guia acessível e rápido para SQL (Structured Query Language), a linguagem de programação padrão para definir, organizar e explorar dados em bancos de dados relacionais. Anthony DeBarros, jornalista e analista de dados, se concentra em usar o SQL para encontrar a história em seus dados. Os exemplos e o código usam o banco de dados de código aberto PostgreSQL e sua interface pgAdmin, e os conceitos que você aprender serão aplicados à maioria dos sistemas de gerenciamento de banco de dados, incluindo MySQL, Oracle, SQLite e outros.

Clique aqui para adquirir esse livro


18. Joe Celko’s SQL for Smarties: Advanced SQL Programming (The Morgan Kaufmann Series in Data Management Systems) (English Edition)

18

Em Inglês!

SQL for Smarties foi aclamado como o primeiro livro dedicado explicitamente às técnicas avançadas necessárias para transformar um programador SQL experiente em um especialista. Agora, 20 anos depois e em sua quinta edição, esta referência clássica ainda reina como o único livro escrito por um mestre SQL que ensina programadores e profissionais a se tornarem mestres SQL! Estas não são apenas dicas e técnicas; também são oferecidas as melhores soluções para velhos e novos desafios.

Clique aqui para adquirir esse livro


19. Oracle Database 11G SQL

19

Guia oficial da Oracle Press, este livro mostra como escrever instruções SQL e programas PL/SQL de alto desempenho e com recursos avançados. Escrita pelo expert Jason Price, a obra aborda detalhadamente os últimos recursos e ferramentas SQL, técnicas de otimização de desempenho, consultas avançadas, suporte à Java e XML.

Clique aqui para adquirir esse livro


20. SQL

20

Esta é a nova edição atualizada de uma obra fundamental e de leitura obrigatória que aborda a temática do acesso a bases de dados através da linguagem SQL - um standard internacional. Destinado aos estudantes dos cursos de Informática e Informática de Gestão de nível universitário, politécnico e ensino técnico, e útil também para profissionais.

Clique aqui para adquirir esse livro


Acompanhe a série #QueroLer aqui no blog onde haverão indicações de outros livros de Ciência e Tecnologia contando também com listas de outras Linguagens de Programação .


Veja Também


livros sql mysql mariadb sqlite


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo


Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!