Laravel vs NodeJS: Qual o Melhor?

Um é um framework PHP e o outro um runtime JavaScript, mas é possível comparar!


Laravel vs NodeJS: Qual o Melhor?

Neste artigo, faremos uma comparação detalhada de 2 novas tecnologias Laravel VS NodeJS , que têm como objetivo tornar a computação e a resolução de problemas simples e convenientes para os desenvolvedores.

Durante o século 21 , diversas tecnologias foram introduzidas no mercado para facilitar a computação e a resolução de problemas. Essas tecnologias tratam do problema fundamental de maneira efizaz e moderna.

Laravel e NodeJS são 2 dessas ferramentas web mais avançados e ambos têm seu próprio conjunto de recursos exclusivos de acordo com o melhor conjunto de ferramentas necessárias para resolver um determinado conjunto de problemas. Portanto, não é possível prever facilmente qual é o melhor dos dois.

Web Frameworks são essencialmente pacotes de software que facilitam as complexidades de desenvolvimento da web. Eles estão em conformidade com muitos recursos integrados que são padrão no desenvolvimento da Web, reduzindo o tempo de desenvolvimento, resultando em uma transição suave da fase de desenvolvimento para a fase de produção.

Cada programação fundamental ou linguagem de script usada para construir aplicativos da web, serviços da web e APIs da web tem uma estrutura da web para que seus usuários se beneficiem do rápido crescimento. Isso ajuda a padronizar o processo de desenvolvimento da Web também.

Antes de começar a fazer uma comparação entre o Laravel e o NodeJS , vamos primeiro começar aprendendo sobre os dois individualmente.

O que é o Laravel?

Laravel é um framework PHP versátil, simples de compreender e de código aberto. Ele segue o padrão de design de um controlador de visualização de modelo.

O Laravel usa componentes existentes de vários frameworks que ajudam a construir uma aplicação web. O aplicativo da web construído é mais organizado e pragmático.

Laravel fornece uma rica coleção de recursos que integra os principais componentes de frameworks PHP como CodeIgniter, Yii e outras linguagens de programação como Ruby on Rails .

Se você conhece Core PHP e Advanced PHP , o Laravel o levará a uma melhor produtividade. Se você pretende criar um site do zero, também economiza muito tempo.

Além disso, um site construído com Laravel é seguro e o protege de vários ataques da web.

Recursos do Laravel

  • Template Engine : o framework Laravel é amplamente aclamado por seus modelos leves integrados que são usados para produzir layouts incríveis por meio da propagação de conteúdo interativo.

Ele também oferece estruturas estáveis com vários widgets que integram código CSS e JS . Os modelos do Laravel são projetados criativamente para construir layouts simples, mas complexos, com segmentos diferenciados.

  • Suporte à Arquitetura MVC: O Laravel promove um padrão de arquitetura MVC que permite a separação entre a lógica de negócios e as camadas de apresentação.

O padrão MVC do Laravel possui vários recursos integrados, melhora o desempenho do aplicativo e melhora a proteção e a usabilidade.

  • Segurança: O framework Laravel oferece uma segurança muito forte para aplicações web. Ele utiliza um esquema de senha com hash e sal para que a senha nunca possa ser armazenada no banco de dados como texto simples.

Além disso, ele usa o “Algoritmo de hash Bcrypt” para criar uma senha criptografada. Além disso, esta estrutura de desenvolvimento da Web para PHP utiliza instruções SQL estruturadas que evitam ataques por injeção de SQL.

  • Sistema de Migração de Banco de Dados: O sistema de migração Laravel visa ampliar a estrutura de banco de dados da aplicação web sem ter que recriar cada vez que ocorrer uma mudança de código.

Devido a essa função, o risco de perda de dados é extremamente mínimo. Isso não apenas fornece a facilidade de alterar a estrutura do banco de dados, mas também permite o uso de código PHP em vez de SQL. O Laravel Schema Builder ajuda a criar tabelas para o banco de dados e rapidamente anexa índices ou colunas.

Laravel vs NodeJS: Qual o Melhor?

Prós do Laravel

  • Melhor opção de framework para desenvolvedores PHP.
  • Rápido e simples de entender com documentação concisa que torna PHP e Laravel a melhor escolha.
  • Ele elimina a necessidade de escrever códigos HTML simples, com base no modelo MVC.
  • Assistido por ORM, auxilia na abstração e automação.
  • Integração simples de lógica com motor de design blade dentro do site
  • Inclui a funcionalidade de injeção de dependência, permitindo testes e automação rápidos.

Contras do Laravel

  • Não tem software embutido e precisa de integração de terceiros para construir sites personalizados.
  • O Laravel é meio lento, e os programadores precisam ser profissionais em PHP antes de operar no Laravel.

O que é o NodeJS?

Node.js é um ambiente de tempo de execução de plataforma cruzada de código aberto projetado para construir aplicativos do lado do servidor. Ele possui programas JavaScript integrados que podem ser executados no OS X, Microsoft Windows e Linux dentro do tempo de execução Node.js.

Ele também fornece uma excelente biblioteca de vários módulos JavaScript que simplifica muito a criação de aplicativos da web usando Node.js.

O Node.js foi introduzido quando os desenvolvedores de JavaScript o expandiram de algo que você pode simplesmente executar no navegador para algo que você pode executar como um programa autônomo em seu desktop.

Hoje, com o JavaScript, você pode fazer mais do que apenas tornar os sites interativos. JavaScript agora tem o potencial de fazer coisas que outras linguagens de script como Python poderiam fazer.

Laravel vs NodeJS: Qual o Melhor?

Recursos do NodeJS:

  • Assíncrono e orientado a eventos: Todas as APIs da biblioteca Node.js são assíncronas, ou seja, sem bloqueio. Basicamente, isso implica que um servidor baseado em Node.js nunca espera que uma API retorne os dados.

Ao chamá-lo, o servidor muda para a próxima API , e uma função de notificação de eventos Node.js permite que o servidor obtenha uma resposta da chamada de API anterior.

  • Single-Threaded e escalável: Node.js usa um modelo single-threaded de eventos de loop. O mecanismo de evento permite que o servidor reaja de maneira não bloqueadora e torna o servidor altamente escalável, ao contrário dos servidores convencionais que geram encadeamentos limitados para lidar com solicitações.

O Node.js utiliza um programa de thread único, e o mesmo programa pode lidar com um número muito maior de solicitações do que servidores convencionais como o Apache HTTP Server.

  • Orientado a objetos: uma grande crítica contra o NodeJS se deve ao seu histórico em JavaScript, que frequentemente incluía toneladas de código espaguete procedural. Como resultado, estruturas como CoffeeScript e TypeScript trataram desses problemas, mas serviram como um complemento para aqueles extremamente preocupados com os padrões de codificação.

As aulas agora estão integradas ao sistema com o lançamento e aceitação geral do ES6 , e o código parece sintaticamente idêntico a C#, Java e SWIFT.

  • Plataforma cruzada : NodeJS é plataforma cruzada e também pode ser processado em um executável envolvendo todas as suas próprias dependências quando desenvolvido com a estrutura correta.

Prós do NodeJS

  • O desempenho total do aplicativo estabelecido usando o NodeJS é maior do que outros aplicativos.
  • Apresenta um desempenho eficaz ao construir APIs.
  • O Node vem com um excelente gerenciador de pacotes.
  • Ele está fornecendo um enorme suporte ao grupo de usuários.
  • Tratamento rápido e simples de solicitações consequentes de usuários.

Contras do NodeJS

  • Para hospedar você precisará de um Cloud, Saas ou uma VPS e são geralmente muito caras em relação à hospedagem gerais
  • O NodeJS requer que a programação assíncrona não seja prontamente compreendida por todos os desenvolvedores e pode ser difícil de lidar.
  • Quando usado com thread único, não funciona bem com dispositivos com uso intensivo de CPU.
  • Apresenta com frequência falhas de segurança, apesar de sua correção ser veloz, nesse intervalo podem acontecer alguns problemas

Laravel VS NodeJS- A comparação

Laravel NodeJS
É um framework PHP MVC É um tempo de execução JavaScript baseado no JavaScript Runtime Engine do Google Chrome.
É um pouco atrasado nos segmentos de participação de mercado em comparação ao NodeJS. É líder de mercado em tecnologia em comparação ao Laravel. Ele está entre os 10 mil sites principais.
Ele não tem um modelo IO, pois é apenas um framework PHP. Ele usa um modelo de E/S baseado em eventos sem bloqueio que o torna mais eficaz e mais fácil.
Está crescendo nas áreas de carreira e educação, compras, negócios e outras 95 indústrias. É usado principalmente em indústrias como artes e entretenimento, internet e telecomunicações, informática e eletrônica e indústria automobilística.
Ele se integra bem com a biblioteca de visualização front-end. Não existe esse recurso de integração no NodeJS.
É ideal para aplicativos MySQL e Maria DB . Ele é feito para funcionar com Express JS e é ideal para MongoDB/MongooseJS.
Os templates dos frameworks Laravel são criativamente e efetivamente projetados para construir e fornecer um layout básico com seções específicas. Não há modelos integrados para o NodeJS, no entanto, ele pode ser obtido por meio de várias ferramentas de terceiros desenvolvidas para integração no NodeJS.
Em várias nações, incluindo Polônia, Indonésia, Holanda, Turquia e 118 outras nações, o Laravel leva vantagem. A NodeJS lidera nos Estados Unidos, Rússia, Brasil, China e 89 outros países.
Se você precisa de um sistema completo para lidar com um grande site baseado em CMS, escolha o Laravel. Se você precisa de uma arquitetura baseada em serviço que seja compacta, use o NodeJS.
A plataforma Laravel contém o Eloquent ORM, que requer uma implementação básica do PHP Active Record. Ele permite que os desenvolvedores de aplicativos da web emitam consultas de banco de dados de sintaxe PHP em vez de escrever código SQL.   Existe uma capacidade no NodeJS de compartilhar código entre os aplicativos de front-end e back-end, ou até mesmo de tornar o dispositivo isomórfico.
O Laravel é responsável pela proteção da aplicação Web em seu próprio sistema. Ele requer uma senha com hash e sal, o que implica que a senha nunca será salva em um banco de dados como texto simples. Isso também usa “Bcrypt Hashing Algorithm,” para criar uma representação de senha criptografada. Como o node JS é de código aberto, a comunidade npm oferece muitos pacotes incríveis.

Conclusão

Depois de passar por esta comparação detalhada no Laravel Vs NodeJS , concluímos que:

  • Ambas as estruturas são consideradas únicas e têm suas próprias vantagens e desvantagens.
  • Tudo depende do tipo de produto que você deseja criar, que determina qual plataforma é mais adequada à complexidade do produto.

Observe que um pode ser melhor do que o outro, mas é hora de decidir qual deles atende às suas necessidades específicas da melhor maneira possível.

Vimos os dois individualmente e juntos. Então, agora você pode contratar o desenvolvedor node.js ou contratar o desenvolvedor Laravel dependendo dos requisitos do seu projeto, pois temos desenvolvedores para todas as tecnologias e de acordo com sua conveniência na Codersera.

Se você planeja desenvolver um aplicativo baseado em desenvolvimento da Web sob demanda ou para serviços como Python Development ou Mobile App Creation, você está no lugar certo.

Somos uma equipe de experientes desenvolvedores Android, desenvolvedores IOS, desenvolvedores Python, especialistas em aprendizado de máquina e IA e QAs . Somos profissionais o suficiente para oferecer a especialistas o aplicativo on-demand com várias funcionalidades adicionais.

Fique à vontade para consultar deixando uma mensagem ou comentário para entrar em contato conosco!

Perguntas e Respostas

  • Posso usar o NodeJS com o Laravel?

    Claro que eles se encaixam bem. O back-end permanece transparente na API e apenas recebe e envia solicitações muito rapidamente para nodejs e website.

  • O NodeJS substituirá o PHP?

    JS pode ser um bom substituto para o PHP, mas não é um substituto perfeito que faz tudo melhor. O concorrente direto do PHP é o ASP.NET .

  • O NodeJS é bom para back-end?

    Usar o Node Js como sua tecnologia de servidor dá à equipe um grande impulso ao usar a mesma linguagem na frente e atrás. Você também pode reutilizar e compartilhar o código entre as partes de front-end e back-end de seu aplicativo, o que acelera o processo de desenvolvimento.

  • O NodeJS é difícil de aprender?

    NodeJS. A plataforma js tem JavaScript no coração que define seu nível de dificuldade. JS é geralmente indicado para programadores iniciantes devido à sua sintaxe fácil e natureza interpretada.


Se você ainda não sabe, ou se sente inseguro em MySQL/MariaDB sugiro você fazer nosso Curso de Desenvolvimento Web do Zero - PHP & MySQL que além de MySQL/MariaDB você vai aprender PHP do jeito certo! Além de:

  • Programação Orientada a Objetos;
  • Wordpress;
  • Laravel;
  • Composer;
  • Psy Shell;
  • PHP-GTK;
  • Redirecionamento sem alterar a URL;
  • PHPMailer;
  • Deploy de PHP puro e de Laravel na Heroku;
  • E muito mais!

É recomendado também pra quem não sabe nada, pois o curso inclui: HTML e CSS, Javascript, Bootstrap, Jekyll, GitHub, Gitlab e Netlify.

Corre que ainda dá tempo! Clique aqui para saber mais sobre o curso.


laravel nodejs php javascript desenvolvimentoweb


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo


Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!


caso queira entrar em contato conosco, envie-nos um e-mail.