Diferenças entre MySQL e MariaDB

Uma tabela comparativa e de fácil entendimento


Diferenças entre MySQL e MariaDB

Ambos após instalados utiliza o comando mysql e os mesmos parametros. Alguns desenvolvedores Linux tem relatado problemas ao instalar o MySQL, logo, prefira o MariaDB e que o resultado será absolutamente o mesmo e ainda melhor.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre ambos vamos então as diferenças e similaridades.


1. MySQL

MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto (RDBMS) baseado em Structured Query Language (SQL). Ele é desenvolvido e gerenciado pela oracle corporation e inicialmente lançado em 23 de maio de 1995. É amplamente utilizado em muitas aplicações industriais de pequena e grande escala e é capaz de lidar com um grande volume de dados. Após a aquisição do MySQL pela Oracle, alguns problemas aconteceram com o uso do banco de dados e, portanto, o MariaDB foi desenvolvido.

2. MariaDB

MariaDB é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto (RDBMS) que é um substituto compatível para a tecnologia de banco de dados MySQL amplamente usada. Foi desenvolvido pela Fundação MariaDB e lançado inicialmente em 29 de outubro de 2009. MariaDB tem um número significativamente alto de novos recursos, o que o torna melhor em termos de desempenho e orientação ao usuário do que o MySQL.

Tabela comparativa

# MySQL MariaDB
01 MySQL é escrito em linguagens C e C++. MariaDB é escrito em linguagens C, C++, Perl e Bash.
02 Foi lançado inicialmente em 1995. Foi lançado inicialmente em 2009.
03 O desempenho do MySQL não é tão bom quando comparado ao MariaDB. O desempenho do MariaDB é muito melhor do que o MySQL.
04 Não fornece um substituto para o MariaDB. Ele fornece um substituto imediato para o MySQL.
05 O mascaramento de dados é feito no MySQL. Não há mascaramento de dados.
06 O código proprietário está acessível na edição corporativa do MySQL. O código proprietário não está acessível no MariaDB.
07 Ele não suporta logs binários ou espaço de tabela temporário. Ele suporta espaço de tabela temporário e criptografia binária.
08 Ele não pode lidar com dados de grande porte facilmente. Ele pode lidar facilmente com dados de grande porte.
09 As verificações de privilégios não são tão rápidas no MySQL. As verificações de privilégios são feitas mais rapidamente no MariaDB.
10 O MySQL tem 1.600 forks. MariaDB possui 868 forks.
11 Empresas famosas como Airbnb, Pinterest, Slack, Udemy, Twitter usam MySQL. Empresas famosas como CUNY, Accenture, Docplanner, Grooveshark, Northrop Grumman, usam MariaDB.
12 Os sistemas operacionais de servidor para MySQL são FreeBSD, Linux, OS X, Solaris, Windows, ou seja, OS X é compatível com MySQL como um servidor. Os sistemas operacionais de servidor são FreeBSD, Linux, Solaris, Windows, ou seja, OS X não é compatível com o MariaDB como servidor.

Se você ainda não sabe, ou se sente inseguro em MySQL/MariaDB sugiro você fazer nosso Curso de Desenvolvimento Web do Zero - PHP & MySQL que além de MySQL/MariaDB você vai aprender PHP do jeito certo! Além de:

  • Programação Orientada a Objetos;
  • Wordpress;
  • Laravel;
  • Composer;
  • Psy Shell;
  • PHP-GTK;
  • Redirecionamento sem alterar a URL;
  • PHPMailer;
  • Deploy de PHP puro e de Laravel na Heroku;
  • E muito mais!

É recomendado também pra quem não sabe nada, pois o curso inclui: HTML e CSS, Javascript, Bootstrap, Jekyll, GitHub, Gitlab e Netlify.

Corre que ainda dá tempo! Clique aqui para saber mais sobre o curso.


Veja também

20 Livros sobre Linguagem SQL que você deveria ler


Links Úteis


mysql mysql sql


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!