10 plataformas para blogs de código aberto para desenvolvedores

Para desenvolvedores Node.js, Python, PHP, Go e Ruby.


10 plataformas para blogs de código aberto para desenvolvedores

As principais plataformas de blogs como WordPress, Blogger, Tumblr etc. Não foram projetadas para hackers. Eles são sobrecarregados por recursos que os desenvolvedores simplesmente não precisam ou desejam.

E, prontamente, as populares plataformas de blogs certamente carecem de muitas coisas que programadores desejam, como realce de sintaxe de código, recursos de temas de blog usando um mecanismo de modelagem padronizado, suporte a linguagem de marcação além de HTML e integração com repositórios de código-fonte, entre outros.

Se você está procurando uma solução de blog que seja amigável para programadores, veio ao lugar certo. As plataformas de blog gratuito e de código aberto de que falarei são projetadas para as necessidades dos desenvolvedores.


Hexo

Hexo

O Hexo é uma plataforma de blogs criada pelo Node.js. (é o que diz ali no slogan do site). Seus recursos compatíveis com hackers incluem suporte nativo ao GitHub Flavored Markdown (GMF), além de recursos de modelagem e extensibilidade usando EJS, Swig e Stylus.

A instalação do Hexo levará apenas alguns segundos, supondo que você já tenha o npm configurado e pronto para usar:

npm install hexo -g

Fato tangencial interessante: “npm” não significa Node packaged modules ou Node Package Manager. É um acrônimo recursivo como PHP. Ou, mais precisamente: “é uma abreviação bacronymic recursiva, pois significa ‘npm is not an acronym’.


Jekyll

Jekyll

O Jekyll é um gerador de site estático que compila seus arquivos de marcação em documentos HTML prontos para a Web - é o que todos os geradores de site estático fazem, mais ou menos - a proposta de valor é o melhor desempenho da Web e a opção de abandonar seus bancos de dados e scripts do servidor.

Dos citados aqui, Jekyll é o mais utilizado no mundo, foi desenvolvido pelo GitHub, mas está disponível para diversas plataformas. Possuímos diversos conteúdos sobre Jekyll aqui no blog e no canal. Para instalá-lo veja esse vídeo:

Para um tutorial do zero sobre Jekyll, sugiro você assistir esse vídeo também:


Anchor CMS

Anchor CMS

Anchor CMS é extremamente leve. O arquivo .zip do código-fonte do projeto tem pouco mais de 200KB 😱️ .

o Anchor suporta a sintaxe Markdown, que muitos programadores consideram mais fácil e natural para escrever e formatar blogs. Ele também suporta blogs direcionados a arte, ou seja, é possível fazer com que cada post pareça diferente.


Wheat

Wheat extrai artigos do seu repositório do GitHub e os publica no seu site. Imagine as possibilidades! Como os blogs de código aberto, onde outros hackers podem enviar pull request para corrigir e melhorar as postagens do seu blog.

Wheat é desenvolvido com o Node.js e pode ser instalado como um módulo empacotado do Node:

npm install wheat

Nikola

Nikola

O Nikola, um gerador estático de sites, é fortemente orientado para blogs, mas também pode ser usado para qualquer outro tipo de site. Os organizadores de código vão adorar o fato de ter uma pequena base de código, que o criador do Nikola considera uma vantagem porque significa que “os programadores podem entender todo o núcleo do Nikola em um dia”.

A Nikola suporta várias linguagens de marcação: reStructuredText, Markdown, etc. E, é claro, o HTML também funcionará bem se é assim que você rola.


toto

Roubado diretamente de sua descrição do repositório: toto é “o mecanismo de blog de 10 segundos para hackers”.

O toto é um mecanismo de blog minimalista que roda no Git, o que significa que você pode controlar a versão de suas postagens da mesma maneira que faria ao escrever um código.


Poet

Poet

O Poet é outra plataforma de blog Node.js. O que o torna único é o mascote de personagem arrogante do projeto 😀️ .

O que é notável no Poeta é que ele permite escrever suas postagens no blog usando uma linguagem de marcação na qual você se sinta confortável, seja Markdown, Jade ou o que quiser. Além disso, a personalização de rotas para suas postagens no blog e outras páginas é muito simples.


Dropplets

Dropplets é uma plataforma de blog minimalista do Markdown. Seu conjunto de recursos limitado propositadamente ajuda a garantir que você gaste mais tempo escrevendo e menos tempo mexendo.


Pelican

Peli

O Pelican é outro gerador de site estático, só que escrito em Python. Ele suporta a marcação reStructuredText, Markdown ou AsciiDoc. Possui syntax highlighting erecurso de importação de dados provenientes de outras plataformas de publicação, como o WordPress. os temas podem ser feitos usando o Jinja2.


Hugo

Hugo

Hugo é um dos geradores de sites estáticos de código aberto mais populares. Com sua incrível velocidade e flexibilidade, Hugo torna a construção de sites divertida e fácil.


Bolt

Bolt

O Bolt é um sistema completo de gerenciamento de conteúdo, para que você possa usá-lo para outros fins fora dos blogs. Ele usa o Twig para modelagem e vem com sua própria barra de depuração do Symphony para rastrear problemas de código.

E, sem absolutamente nenhuma mágica necessária, você pode escolher qual sistema de gerenciamento de banco de dados relacional usar: SQLite, MySQL ou PostgreSQL. Precisa de mais razões? Que tal isso: o Bolt foi desenvolvido para que você execute testes de unidade no seu CMS; suporta PHPUnit nativamente.


Se você quiser saber como hospedar e qual a melhor plataforma para isso, sugiro você também assistir a esse vídeo:

Via: WebFX com modificações.


jekyll nodejs github programacao desenvolvimento php python


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!