Monitore seu Linux com Gráficos pelo Terminal

Blessed é uma biblioteca de interface para terminal de alto nível construída em node.js que nos permite criar aplicativos de terminal impressionantes facilmente.


Conceitos iniciais

Node.js é um interpretador de código JavaScript com o código aberto, focado em migrar o Javascript do lado do cliente para servidores. Seu objetivo é ajudar programadores na criação de aplicações de alta escalabilidade (como um servidor web), com códigos capazes de manipular dezenas de milhares de conexões simultâneas, numa única máquina física. O Node.js é baseado no interpretador V8 JavaScript Engine (interpretador de JavaScript open source implementado pelo Google em C++ e utilizado pelo Chrome). Foi criado por Ryan Dahl em 2009, e seu desenvolvimento é mantido pela fundação Node.js em parceria com a Linux Foundation.

NPM é o nome reduzido de Node Package Manager (Gerenciador de Pacotes do Node). A NPM é duas coisas: Primeiro, e mais importante, é um repositório online para publicação de projetos de código aberto para o Node.js; segundo, ele é um utilitário de linha de comando que interage com este repositório online, que ajuda na instalação de pacotes, gerenciamento de versão e gerenciamento de dependências.

blessed é uma biblioteca do tipo curses com uma API de interface de terminal de alto nível para node.js. blessed possui mais de 16.000 linhas de código e é usado pelo terminal. Seu objetivo consiste em duas coisas:

blessed-contrib é uma extensão abençoada que adiciona ainda mais widgets à biblioteca blessed. Saiba mais sobre o projeto no endereço https://github.com/yaronn/blessed-contrib.

Instalação

sudo apt install curl
curl -sL https://deb.nodesource.com/setup_8.x | sudo -E bash -
sudo apt install -y nodejs
git clone https://github.com/yaronn/blessed-contrib.git
cd blessed-contrib/ && npm install

Utilização

node ./examples/dashboard.js
node ./examples/picture.js

Todos os recursos podem ser alterados de acordo com a sua necessidade. Caso queira customizar o script de instalação verifique o arquivo:

vim node_modules/dashdash/etc/dashdash.bash_completion.in

Se quiser customizar a saída do dashboard para ver os dados que deseja, verifique o arquivo:

vim examples/dashboard-random-colors.js

Para mais informações de utilização, consulte as documentações oficiais!

Caso queira criar suas próprias artes em ASCII pelo terminal com Shell Script, conheça nosso Curso de Shell Script Bash Extremamente Avançado clicando no link abaixo:

http://terminalroot.com.br/shell

Veja o vídeo tutorial

Clique Aqui Para Assistir o Vídeo

Valeu!

Compartilhe

Marcos Oliveira

Autor
Marcos Oliveira
Desenvolvedor de Software
youtube.com/TerminalRootTV

Pacote Promocional com Todos os Cursos

Adquira todos os cursos para se tornar um ninja do Terminal e do Linux.

Artigos Relacionados



Comentários