Conheça o eXternOS - Um Linux para os amantes de Node.js

Um sistema operacional Linux gratuito, moderno e interessante, baseado no Node.js


Conheça o eXternOS - Um Linux para os amantes de Node.js

O eXternOS é um sistema operacional Linux gratuito, moderno e interessante, baseado no Node.js, desenvolvido por um estudante de engenharia da computação e ciência da computação que se chama Anesu Chiodze.

É um sistema operacional totalmente diferente do que normalmente temos em nossos computadores; redefine sua interação com seu conteúdo em um computador, fornecendo uma interface de usuário moderna e distinta e uma experiência de usuário muito diferente, em comparação com as distribuições de desktop Linux estabelecidas há muito tempo e outros sistemas operacionais.

Ele é alimentado pelo [NW.js(https://nwjs.io/)], que oferece suporte total às APIs do Node.js. e a maioria, senão todos os módulos de terceiros, oferecendo possibilidades ilimitadas de desenvolvimento de aplicativos, sem procurar em outros lugares. Ele traz uma nova dimensão à criação de aplicativos nativos com modernas tecnologias da web, como HTML5, CSS3, WebGL e muito mais.

Além disso, ele é fornecido com um software altamente aprimorado e dedicado para reprodução de vídeo e áudio, e um navegador totalmente compatível com as mais recentes tecnologias da web.

A seguir, são apresentados os requisitos mínimos para o uso do eXternOS:

  • Intel Celeron de 64 bits, 1,2 GHz ou superior.
  • 4 GB de RAM.
  • VGA é capaz de resolução de tela de 1366 × 768.
  • Conectividade com a Internet (apenas para a versão beta 2).

No momento da escrita, ele está no estágio beta e você tem duas opções para executar se estiver usando um USB ou DVD. A vantagem de um USB é que você pode salvar as alterações nas reinicializações ativando o modelo de persistência. Agora você também tem a capacidade de instalar o eXtern OS ao lado do seu sistema operacional atual.

Para experimentar o eXternOS, baixe a imagem ISO da versão beta 2 na página de download e grave-a em um DVD ou crie um pendrive inicializável usando criadores do LiveUSB, como Etcher ou Unetbootin.

Quer saber mais e ver ele funcionando?

Assista ao Vídeo

Esse texto foi parcialmente traduzido de TecMint, eXtern OS – A NodeJS Based Linux Distribution. Twitter do Desenvolvedor.


externos nodejs javascript distros linux


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Pacote Promocional com Todos os Cursos

Adquira todos os cursos para se tornar um ninja do Terminal e do Linux.

Mais detalhes

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!


caso queira entrar em contato conosco, envie-nos um e-mail.