Os 32 Melhores IDEs/Editores de Texto para C++

Uma lista definitiva para Linux, macOS e Windows e que também serve para outras linguagens de programação!


Os 32 Melhores IDEs/Editores de Texto para C++

Nem todo mundo possui os mesmos gostos e quando o assunto é desenvolvimento C++ a forma e o ambiente pode variar de pessoa para pessoa.

Muitos não estão satisfeitos com o ambiente de desenvolvimento que utilizam ou pretendem testar outros para ver se as coisas fluem melhor.

Baseado nisso decidi construir a maior lista de Editores de Texto e IDEs para C++ onde muitas dessas alternativas também servirão para outras linguagens de programação, principalmente para Linguagem C.

Então, vamos à lista porque ela não é nada pequena! 😃


01. Neovim

Neovim

O Neovim é um fork do Vim com o objetivo de melhorar a base de código, permitindo uma implementação mais fácil de APIs, melhor experiência do usuário e implementação de plug-in.

Além de C e C++ é também indicado para qualquer outra linguagem de programação.

Nós possuímos uma série completa sobre o Neovim que inclui: Instalação, Personalização, Instalação de plugins e entre outros e que você pode iniciá-la a partir desse link .

Aproveite também e veja esse vídeo sobre Neovim

Página Oficial do Neovim


02. CLion

CLion

CLion, da empresa JetBrains da Czechoslovakia, anteriormente IntelliJ Software, é um IDE C e C++ para Linux, macOS e Windows integrado com o sistema de compilação CMake .

Suporta GNU Compiler Collection (GCC) e compiladores Clang e depurador GDB , LLDB e Google Test . Além de C e C++, CLion oferece suporte a outras linguagens diretamente ou por meio de plug-ins: Kotlin, Python, Rust, Swift e outros.

Página Oficial do CLion


03. Vim

Vim

Vim (uma contração de Vi IMproved, em português Vi Melhorado) é um clone do programa editor de textos vi para Unix de Bill Joy.

Foi escrito por Bram Moolenaar baseado na fonte para um porte do editor Stevie para o Amiga . O Vim é destinado para uso a partir tanto de uma interface de linha de comando como uma aplicação isolada em uma interface gráfica de usuário.

É um software livre e de código aberto e é lançado sob uma licença que inclui algumas cláusulas de caridade, encorajando os usuários que se juntarem ao software a considerar a doação para crianças da Uganda. A licença é compatível com a GNU General Public License por meio de uma cláusula especial permitindo a distribuição de cópias modificadas “sob a GNU GPL versão 2 ou qualquer versão posterior”.

Nós possuímos um Curso Completo de Vim Moderno e Vimscript além de diversos vídeos e artigos

Página Oficial do Vim


04. Emacs

Emacs

Emacs é uma família de editores de texto que são caracterizados pela sua capacidade de extensão . O manual da variante mais amplamente usada, GNU Emacs , o descreve como “o editor de exibição em tempo real extensível, personalizável, autodocumentado”. O desenvolvimento do primeiro Emacs começou em meados da década de 1970 e o trabalho em seu descendente direto, GNU Emacs, continua ativamente em 2021 .

Emacs tem mais de 10.000 comandos embutidos e sua interface de usuário permite ao usuário combinar esses comandos em macros para automatizar o trabalho.

As implementações do Emacs normalmente apresentam um dialeto da linguagem de programação Lisp . Extensões foram escritas para gerenciar e-mail , arquivos , contornos e feeds RSS , assim como clones de ELIZA , Pong , Conway’s Life , Snake e Tetris.

O Emacs é considerado por muitos um sistema operacional(contém ironia). A versão mais popular e mais portada do Emacs é o GNU Emacs, que foi criado por Richard Stallman para o Projeto GNU .

Página Oficial do Emacs


05. Spacemacs

Spacemacs é uma estrutura de configuração para GNU Emacs . Ele pode tirar proveito de todos os recursos do GNU Emacs, incluindo interfaces gráficas e de linha de comando do usuário, e ser executável no X Window System e em um terminal shell do Unix . É um software livre e de código aberto (FOSS) lançado sob a licença GPL-3.0 ou posterior .

Em 2021 , seu repositório no GitHub foi marcado com mais de 21.100 estrelas e mais de 11.300 commits .

Em 2018 nós fizemos um vídeo sobre o Spacemacs, caso queira conferir segue o mesmo abaixo:

Página Oficial do Spacemacs


06. KDevelop

KDevelop

O KDevelop é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) gratuito e de código aberto para sistemas operacionais de computador do tipo Unix e Windows .

Ele fornece recursos de edição , navegação e depuração para várias linguagens de programação e integração com sistemas de automação de compilação e controle de versão , usando uma arquitetura baseada em plugin .

O KDevelop 5 possui backends de parser para C , C++ , Objective-C , OpenCL e JavaScript/QML , com plugins que suportam PHP , Python 3 e Ruby . O realce de sintaxe básica e a dobradura de código(code folding) estão disponíveis para dezenas de outros códigos-fonte e formatos de marcação , mas sem análise semântica.

O KDevelop é parte do projeto KDE e é baseado no KDE Frameworks e no Qt . O backend C/C ++ usa Clang para fornecer informações precisas, mesmo para bases de código muito complexas.

Você pode instalar o AppImage e usar o KDevelop da seguinte forma:

wget -O KDevelop.AppImage https://download.kde.org/stable/kdevelop/5.6.1/bin/linux/KDevelop-5.6.1-x86_64.AppImage
chmod +x KDevelop.AppImage
./KDevelop.AppImage

Página Oficial do KDevelop


07. Geany

Geany

Geany é um editor de texto multiplataforma desenvolvido em GTK+ que possui funções básicas para um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), licenciado sob a GNU GPL versão 2.

Foi desenvolvido com o intuito de prover um IDE leve, rápido e com poucas dependências. O Geany está disponível para diversos sistemas operacionais, como o BSD, Linux, macOS, Solaris e o Windows .

De fato, pode rodar em qualquer plataforma que tenha suporte às bibliotecas GTK, uma vez que requer apenas as bibliotecas de tempo de execução (runtime) GTK2.

Página Oficial do Geany


08. Dev C++

Dev C++

Dev-C++ (também conhecido como Dev-Cpp) é um ambiente de desenvolvimento integrado livre que utiliza os compiladores do projeto GNU para compilar programas para o sistema operacional Microsoft Windows. Suporta as linguagens de programação C e C++, e possui toda a biblioteca ANSI C. A IDE é escrita em Delphi.

Página Oficial do Dev C++


09. Code::Blocks

Code::Blocks

Code::Blocks é um ambiente de desenvolvimento integrado de código aberto e multiplataforma. Ele foi desenvolvido em C++, usando wxWidgets. Sua arquitetura é orientada a plugin, de forma que suas funcionalidades são definidas pelos plugins fornecidos a ele.

Code::Blocks é voltado para o desenvolvimento em C/C++ e Fortran, podendo também ser usado para a criação de ARM, AVR, D (linguagem de programação), DirectX, FLTK, GLFW, GLUT, GTK+, Irrlicht, Lightfeather, MATLAB, OGRE, OpenGL, Qt, SDL, SFML, STL, SmartWin e programas ou aplicativos com wx, embora, em certos casos, a instalação de SDKs ou frameworks seja necessária.

O Code::Blocks está sendo desenvolvido para Windows e Linux. Alguns usuários também compilaram com sucesso o Code::Blocks para FreeBSD e macOS .

Página Oficial do Code::Blocks


10. Notepadqq

Notepadqq

Notepadqq é um editor semelhante ao Notepad++ para Linux.

Ele ajuda os desenvolvedores, fornecendo tudo o que você pode esperar de um editor de texto de propósito geral, como destaque de sintaxe para mais de 100 linguagens diferentes, dobradura de código(code folding), esquemas de cores, monitoramento de arquivo, seleção múltipla e muito mais.

Você pode pesquisar texto usando o poder das expressões regulares. Você pode organizar documentos lado a lado. Você pode usar o realce em tempo real para localizar identificadores próximos rapidamente.

Página Oficial do Notepadqq


11. Qt Creator

Qt Creator

Qt Creator é uma IDE multi-plataforma que traz consigo a Qt SDK. O pacote da IDE Qt Creator oferece desenvolvimento de aplicações multi-plataforma de maneira fácil e rápida.

Nós possímos um Curso Completo de Qt Moderno com C++ . Assista algumas prévias dos vídeos:

Página Oficial do Qt Creator


12. SciTE

SciTE

SciTE ou SCIntilla é um editor de texto multiplataforma escrito por Neil Hodgson usando o componente de edição Scintilla . Ele é licenciado sob uma versão mínima do Aviso e Isenção de Responsabilidade de Permissão Histórica .

É leve e construído para ser rápido, ele é projetado principalmente para edição de código-fonte e executa destaque de sintaxe e referência de função embutida para muitas linguagens diferentes.

Existe um .exe autônomo disponível para Microsoft Windows , destinado a unidades flash USB . O SciTE compartilha alguns recursos com outros editores baseados no componente de edição Scintilla.

Página Oficial do SciTE


13. Gamma

Gamma

Gamma (Γ) é um editor de texto leve. Ele pretende ser uma alternativa ao Gedit ou ao Notepad++.

Embora a implementação atual seja testada no Linux com ambiente desktop GNOME, ele também pode ser executado no Linux, Windows e Mac se as dependências estiverem instaladas (consulte a seção Dependências abaixo).

Gamma usa GTK3 (kit de ferramentas GUI de plataforma cruzada) e PyGObject que é um pacote Python que fornece ligações para bibliotecas baseadas em GObject, como GTK, GStreamer, WebKitGTK, GLib, GIO e muito mais.

Nós possuímos um artigo completo sobre o Gamma, acesse para mais detalhes de instalação: Conheça o novo editor de texto Gamma.

Página Oficial do Gamma


14. CodeLite

CodeLite

CodeLite é um IDE gratuito de código aberto e multiplataforma para a linguagem de programação C/C++ , mas também pode ser usado para PHP, e JavaScript (Node.js).

Página Oficial do CodeLite


15. GNAT Studio

GNAT Studio

GNAT Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) livre multi-linguagem . O GNAT Studio usa compiladores da GNU Compiler Collection , cujo nome vem de GNAT , o compilador GNU para a linguagem de programação Ada, mas também para outras linguagens como C/C++ .

O GNAT Studio é multiplataforma , rodando em Linux , FreeBSD , Windows , macOS e Solaris .

O GNAT Studio usa GTK+ como o kit de ferramentas de widget para sua interface gráfica com o usuário . Distribuído sob a GNU General Public License , GNAT Studio é um software livre .

Página Oficial do GNAT Studio


16. SlickEdit

SlickEdit

SlickEdit , anteriormente conhecido como Visual SlickEdit , é um IDE de plataforma cruzada editor de código fonte , editor de texto , desenvolvido pela SlickEdit, Inc. SlickEdit suporta depuradores Integradas para o GNU C/C++ , Java , WinDbg , Clang C/C++ LLDB, Groovy , Google Go , Python , Perl , Ruby , PHP , Xcodee Android JVM / NDK.

Página Oficial do SlickEdit


17. Turbo

Turbo

Turbo é um editor de texto experimental para o terminal, baseado no componente de edição de código Scintilla de Neil Hodgson e no framework de aplicação Turbo Vision e utiliza a biblioteca NCURSES .

Ele foi criado para demonstrar os novos recursos do Turbo Vision. Em particular, serviu como campo de testes para os recursos Unicode do Turbo Vision.

Como editor de texto, o Turbo pretende ser intuitivo e fácil de usar. Usabilidade e produtividade são seus outros dois grandes objetivos, embora ainda não tenha chegado tão longe. E apenas por ser um aplicativo Turbo Vision, oferece um visual vintage.

Nós possuímos um artigo completo sobre o Turbo: Instale o editor Turbo para C/C++ e mate saudade do Turbo Vision

Página Oficial do Turbo


18. Anjuta

Anjuta

Anjuta é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado para C e C++ em GNU/Linux. Ele foi escrito para GTK+/GNOME e suporta muitas capacidades avançadas como gerenciamento de projetos e um poderoso editor de código fonte. Anjuta é software livre distribuído sob a licença GPL.

Nós possuímos um artigo completo sobre o Anjuta: Anjuta, o melhor IDE para C++ com gtkmm

Página Oficial do Anjuta


19. VSCodium

VSCodium

O VSCodium é um editor idêntico ao Visual Studio Code da Microsoft, mas as únicas diferenças é que o ícone é diferente e o melhor de tudo, ele não possui trackers e nem telemetria para medir e saber o que você desenvolve.

Está disponível para Windows, macOS e Linux. Ele vem com suporte embutido para JavaScript, TypeScript e Node.js e possui um rico ecossistema de extensões para outras linguagens (como C++, C#, Java, Python, PHP, Go) e tempos de execução (como .NET e Unity).

O VSCodium tem suporte nativo ao Git e é uma Software Livre de Código Aberto licenciado pela MIT License .

Nós possuímos um artigo completo sobre o VSCodium: VSCodium - Um VS Code Open Source que NÃO te rastreia

Página Oficial do VSCodium


20. Komodo IDE

Komodo IDE

Komodo IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para linguagens de programação dinâmicas. Foi criada em maio de 2000. Muitas das características do Komodo vieram de um interpretador embutido Python.

Komodo IDE usa base de código da Mozilla e Scintilla uma vez que partilham diversas funcionalidades e suportam as mesmas linguagens (incluindo Python, Perl, PHP, Ruby, Tcl, SQL, Smarty, CSS, HTML e XML) e operating systems (Linux, OS X, e Windows).

Página Oficial do Komodo IDE


21. VS Code

VS Code

Esse dispensa informações a maioria o conhece bem, pois é o editor de texto/IDE carro chefe Microsoft. Nós possuímos alguns artigos sobre ele, são:

O VS Code agora também possui uma versão online que pode ser acessada pelo endereço: https://vscode.dev/.

Página Oficial do VS Code


22. Xcode

Xcode

Xcode é o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) da Apple para macOS. Ou seja, só funciona no macOS.

Página Oficial do Xcode


23. Visual Studio

Visual Studio

Microsoft Visual Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) da Microsoft para desenvolvimento de software especialmente dedicado ao .NET Framework e às linguagens Visual Basic (VB), C, C++, C# (C Sharp) e F# (F Sharp). Também é um produto de desenvolvimento na área web, usando a plataforma do ASP.NET, como websites, aplicativos web, serviços web e aplicativos móveis.

Nós usamos ele e mostramos como instalar as bibliotecas do OpenCV e Qt nos cursos de:

Página Oficial do Visual Studio


24. Gedit

gedit é um editor de texto do GNOME. Se assemelha ao Bloco de Notas do Windows, mas com recursos para desenvolvedores, como:

  • Numeração de linhas
  • Indentação automática
  • Realce de sintaxe
  • Verificação ortográfica

Nós possuímos alguns artigos sobre o Gedit que podem ser consultado aqui.

Página Oficial do Gedit


25. Ultraedit

UltraEdit

UltraEdit é um editor de texto comercial para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Linux.

Página Oficial do Ultraedit


26. Atom

Atom

Atom é um editor de texto de código aberto disponível para as plataformas Linux, macOS e Microsoft Windows, desenvolvido pelo GitHub sob a licença MIT.

Página Oficial do Atom


27. Sublime Text

Sublime Text

Sublime Text é um editor de código-fonte multi-plataforma e shareware . Ele suporta nativamente muitas linguagens de programação e linguagens de marcação.

Página Oficial do Sublime Text


28. Brackets

Brackets

Brackets é um editor de código-fonte com foco principal no desenvolvimento web . Criado pela Adobe Systems , é um software livre e de código aberto licenciado sob a licença MIT e atualmente é mantido no GitHub por desenvolvedores de código aberto.

Você pode instalar o AppImage do Brackets via app-get, um gerenciador de pacotes via linha de comando que serve para instalar AppImages, clique aqui para saber mais.

Página Oficial do Brackets


29. Eclipse

Eclipse

Eclipse é uma IDE para desenvolvimento Java, porém suporta várias outras linguagens a partir de plugins como C/C++, PHP, ColdFusion, Python, Scala e Kotlin. Ele foi feito em Java e segue o modelo open source de desenvolvimento de software.

Página Oficial do Eclipse


30. NetBeans

NetBeans

NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para Java . O NetBeans permite que os aplicativos sejam desenvolvidos a partir de um conjunto de componentes de software modulares chamados módulos . O NetBeans é executado em Windows , macOS , Linux e Solaris . Além do desenvolvimento em Java, possui extensões para outras linguagens como PHP , C , C ++ , HTML5 e JavaScript .

Página Oficial do NetBeans


31. Ultimate++/TheIDE

TheIDE

Ultimate++ ou U++ é uma aplicação C++ multiplataforma para desenvolvimento focada na produtividade dos programadores e usa o ambiente de desenvolvimento integrado ao U++, TheIDE, introduz conceitos modulares para a programação C++.

Nós possuímos um artigo completo sobre Ultimate++/TheIDE: Crie Interfaces Gráficas com Ultimate++

Página Oficial do Ultimate++/TheIDE


32. MonoDevelop

MonoDevelop

E para finalizar essa lista vamos de MonoDevelop, também conhecido como Xamarin Estúdio, é um open-source ambiente de desenvolvimento integrado para Linux , macOS e Windows .

Página Oficial do MonoDevelop


Caso deseje obter mais alternativas e comparações clique aqui.

Deseja aprender C++ e criar seus programas Gráficos e para Terminal com portabilidade para Linux e Windows?

Então se inscreva nos nossos Cursos de C++ Moderno . Você aprender criar:

Acesse o endereço:

https://terminalroot.com.br/cpp/ e saiba mais!


cpp cppdaily editores


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!