VS Code é um ótimo editor de texto. Mas quando você o instala, sua funcionalidade é limitada. Você pode editar JavaScript e TypeScript, mas para outras linguagens de programação, será apenas um editor de texto. Você precisará adicionar alguns plugins para transformá-lo em um IDE adequado.
Felizmente, quando você abre um arquivo em uma nova linguagem, o VS Code sugere uma extensão que pode ajudá-lo. Com a extensão Python, você já pode fazer muito - você obtém realce de sintaxe, autocomplete de código e muitos outros recursos que transformam um editor de texto em um editor de código.
Mas existem muitos outros plugins. Alguns adicionam uma funcionalidade totalmente nova e outros oferecem apenas uma pequena melhoria aqui e ali. Vamos conhecê-los agora!
Em primeiro lugar - o plugin Python para VS Code. Por padrão, não há suporte para Python no VS Code, mas quando você abre um arquivo Python, o VS Code sugere imediatamente este plugin. Ele adiciona todos os recursos necessários:
Se você está trabalhando com frameworks, geralmente existe um plugin que tornará sua vida mais fácil, como Django ou Flask. Eles trazem algumas melhorias adicionais para uma determinada estrutura, como:
\{\%
é uma bênção!Intellicode torna o preenchimento automático um pouco mais inteligente. Ele tenta prever qual termo você provavelmente usará em uma determinada situação e coloca esse termo no topo da lista (marcado com um símbolo ☆).
Funciona surpreendentemente bem!
Tecnicamente, Emmet não é uma extensão porque já está integrado ao VS Code por padrão (devido à sua enorme popularidade). Mas ainda merece menção, caso haja alguém que nunca ouviu falar nisso.
Emmet será seu melhor amigo se você estiver escrevendo muito HTML e CSS. Ele permite que você expanda abreviações simples em HTML completo, adiciona prefixos CSS e um monte de outras funções úteis (renomear uma tag, dentro/fora, ir para o par correspondente, etc.)
Na verdade eu conheci esse plugin utilizando o Vim, aliás foi lá que começou sua popularidade. Se você digitar:
E depois pressionar ENTER, resultará em:
Este plugin acelera a escrita da documentação do Python, gerando alguns dos padrões para você.
Escreva uma assinatura de função, digite """
para iniciar a docstring, pressione Enter e este plugin faz o resto. Ele se encarregará de copiar os argumentos da assinatura da função para os documentos. E se você adicionar tipos aos seus argumentos, irá reconhecê-los e colocá-los no lugar correto na documentação.
Essa extensão permite que você marque locais em seu código, liste facilmente todos os seus favoritos em uma barra lateral e se mova entre eles com atalhos de teclado.
É incrivelmente útil.
Com a extensão Dash, você pode acessar a documentação offline para basicamente qualquer linguagem de programação ou framework.
Requer a instalação de uma das ferramentas adicionais para fornecer a documentação:
Depois de baixar a documentação, você pode acessá-la offline.
Às vezes, as marcas de erros no VS Code são difíceis de detectar (especialmente as dicas de “informações”). Se você não quebrar as linhas, é ainda pior - o erro pode estar na parte do código não visível na tela.
Por isso é interessante usar o Error Lens. Isso lhe permite modificar como os erros devem ser exibidos. Ele pode exibir a mensagem de erro ao lado da linha onde ocorre e ícones de erro no estilo Sublime (ao lado do número da linha).
Este pequeno plugin adiciona alguns comandos relacionados a arquivos à Paleta de Comandos (normalmente você pode executá-los clicando com o botão direito na barra lateral):
Ele também adiciona uma opção “Mover/Duplicar Arquivo” ao menu de contexto.
Plugin massivo - adiciona integração do Git ao VS Code:
É muito mais poderoso do que o painel de “controle de origem” padrão do VS Code.
Plugin muito útil para trabalhar com linguagens como Python, onde a indentação é importante. Cada nível de recuo recebe uma cor ligeiramente diferente, por isso é mais fácil ver rapidamente onde termina um determinado bloco de código.
jumpy é um plugin muito peculiar que leva algum tempo para se acostumar. Basicamente, ele deve ajudá-lo a mover seu código mais rápido.
Se você pressionar um atalho de teclado, jumpy exibirá um código de 2 letras ao lado de cada palavra na tela. Se você digitar essas duas letras, o cursor saltará para esse local. Semelhante ao que você pode fazer com o Vim no modo “normal” .
Se você achar que o VS Code não está fazendo um bom trabalho ao colar o código, tente esta extensão. Ele permitirá que você atribua uma ação “Colar e recuar” a qualquer atalho de tecla. Este comando fará o possível para recuar o código corretamente depois de colá-lo (para corresponder ao código ao redor). Use o atalho “Command + Shift + V
” para isso.
O VS Code suporta o conceito de áreas de trabalho - você pode agrupar alguns arquivos e pastas e alternar facilmente entre eles. Mas você ainda precisa salvar a configuração do espaço de trabalho e, às vezes, ela pode se perder.
O Project Manager acaba com esse aborrecimento. Você pode salvar projetos e abri-los, não importa onde eles estejam localizados (e você não precisa se preocupar em armazenar os arquivos de preferência do espaço de trabalho). Além disso, adiciona uma barra lateral para navegar por todos os seus projetos.
Por padrão, o VS Code tem o comando para “Expandir/Reduzir seleção” que funciona bem, mas esse plugi funciona de uma maneira muito melhor.
Ele adiciona alguns novos atalhos para selecionar texto em:
Tente mapeá-los para alguns atalhos intuitivos e eles funcionam perfeitamente:
Super + ‘
- seleciona o texto entre aspas simplesSuper + ⇧ + ‘
- seleciona o texto entre aspas duplasSuper + ⇧ + 9
- seleciona o texto entre parêntesesSuper + ⇧ +,
- seleciona o texto na tagSuper + ,
- seleciona o texto entre colchetes
Não está realmente relacionado ao Python, mas é um plugin muito importante.
A sincronização de configurações permite que você salve as configurações do VS Code em um gist particular do GitHub, para que você possa restaurá-las facilmente se mudar para um computador diferente (ou se perdeu/ destruiu o atual).
Em uma das próximas versões do VS Code, a sincronização das configurações se tornará integrada.
Destaca todos TODO/FIXME/NOTE no código, para que você possa identificá-los facilmente. Você pode personalizá-lo facilmente adicionando novas palavras e alterando o estilo de destaque.
É estranho, mas o VS Code não tem um corretor ortográfico integrado. Portanto, você deve instalar um como uma extensão.
Esse artigo foi criado por Sebastian e traduzido por Marcos Oliveira.