Crie Programas Gráficos no Terminal com C++ e NCURSES

A melhor biblioteca para TUI.


Crie Programas Gráficos no Terminal com C++ e NCURSES

Ncurses é uma biblioteca que provê uma API para o desenvolvimento de interfaces em modo texto. Garante também uma otimização quanto às mudanças de telas, reduzindo a latência quando se utiliza acesso remoto via shells.

O nome ncurses vem de “new curses”, uma referência ao já descontinuado 4.4 BSD classic curses. O líder do projeto é Thomas Dickey.

Ncurses faz parte do projeto GNU e é um dos poucos componentes não distribuídos sob a licença GNU GPL ou LGPL; é distribuído sob uma licença similar à MIT License.


Ultimamente venho traduzindo a documentação oficial das ncurses para o Português Brasileiro. Ainda faltam alguns poucos tópicos para ficar completa, mas já se encontra mais da metade e ainda incluir o Cheat Sheet que facilita o uso de todas as funções e atributos da mesma.

Outa coisa que venho modificando é que a documentação no tldp.org é que lá está o procedimento utilizando a Linguagem C e na tradução estou transformando para C++ .

A ncurses também está disponível para outras linguagens de programação, tais como: Ada, Python, Gambas, Ruby, PHP, JavaScript, e Perl.

A tradução pode ser encontrada no link: https://terminalroot.com.br/ncurses/ e lá também há como você fazer download de diversos aplicativos e games criados com ncurses.

No Curso de C++ Moderno Avançado nós criamos o famoso Jogo da Cobra utilizando Ncurses , veja um trecho de um dos vídeos em gif abaixo:

Jogo da Cobra - Curso de C++ Moderno Avançado

Para saber mais sobre o curso acesse o endereço: https://terminalroot.com.br/cpp, veja também um vídeo com mais explicações aqui. E acesse a nossa página oficial das ncurses: https://terminalroot.com.br/ncurses/

Participe do nosso grupo C++ Brasil no Facebook, clique aqui para participar .


ncurses cpp


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!