C++ é, historicamente, a linguagem de escolha para o desenvolvimento de engines de jogos devido à sua performance, controle de memória e capacidade de lidar com sistemas complexos em tempo real.
Ao longo das décadas, diversos motores — desde soluções comerciais AAA até projetos open-source — foram construídos com essa linguagem no núcleo.
Neste artigo, apresentamos os 100 motores de jogos escritos em C++, destacando suas linguagens de script suportadas, jogos famosos que os utilizaram e links para quem deseja explorá-los mais a fundo.
Seja você um desenvolvedor curioso, entusiasta de engines ou alguém buscando a base ideal para seu próximo projeto, essa lista traz um panorama completo do ecossistema de engines C++ no mundo dos games.
Unreal Engine é uma engine de desenvolvimento de jogos criada pela Epic Games, conhecida por seus gráficos de alto nível e uso em jogos AAA, simulações e visualizações.
Jogos famosos feitos com Unreal Engine:
Usada também em cinema e arquitetura devido ao alto realismo gráfico.
Godot Engine é uma engine open source e leve para desenvolvimento 2D e 3D, com foco em usabilidade e flexibilidade.
Jogos famosos feitos com Godot:
Popular na comunidade indie por ser gratuito, leve e altamente customizável.
Unity é uma engine multiplataforma amplamente usada para desenvolvimento de jogos 2D, 3D, VR e AR, com forte presença em jogos mobile e indie.
Jogos famosos feitos com Unity:
Conhecida pela interface amigável, grande comunidade e suporte a múltiplas plataformas.
Cocos2d e Cocos3d são engines de código aberto focadas em desenvolvimento de jogos 2D e 3D, populares em jogos mobile, especialmente na Ásia.
Jogos famosos feitos com Cocos2d/Cocos2d-x:
Usada principalmente para jogos mobile leves, com boa performance em dispositivos modestos.
CryEngine é uma engine de alto desempenho desenvolvida pela Crytek, focada em gráficos realistas e ambientes vastos, muito usada em jogos AAA.
Jogos famosos feitos com CryEngine:
Destaca-se por sua fidelidade gráfica e sistema avançado de iluminação e física.
Defold Engine é uma engine leve e multiplataforma voltada para desenvolvimento de jogos 2D, mantida pela Fundação Defold (com apoio da King, criadora de Candy Crush).
Jogos famosos feitos com Defold:
Destaca-se por ser gratuita, com editor leve, suporte a multiplataformas e builds na nuvem.
GameMaker é uma engine de jogos 2D (com suporte limitado a 3D) focada em facilitar o desenvolvimento rápido e acessível, muito usada por desenvolvedores indie e iniciantes. Ela oferece um ambiente visual intuitivo, além de sua própria linguagem de script, simplificando a criação de jogos mesmo sem conhecimento profundo em programação.
Jogos famosos feitos com GameMaker:
É amplamente escolhida por seu equilíbrio entre simplicidade e poder, permitindo prototipagem e publicação rápidas em múltiplas plataformas.
Torque Engine é uma engine de jogos multiplataforma desenvolvida originalmente pela GarageGames, popular nos anos 2000 por seu custo acessível e foco em desenvolvedores independentes.
Jogos famosos feitos com Torque Engine:
A engine teve várias versões, como Torque 2D, Torque 3D e Torque X, com parte do código posteriormente liberado como open source. Hoje é usada principalmente para fins educacionais e projetos independentes.
Ogre3D (Object-Oriented Graphics Rendering Engine) é uma engine de renderização 3D open source, focada em facilitar o desenvolvimento de gráficos em tempo real, com ênfase em flexibilidade e personalização.
Jogos famosos feitos com Ogre3D:
Ogre3D é principalmente uma engine de renderização e, por isso, é comumente usada em conjunto com outras ferramentas para criar jogos completos. Sua flexibilidade é uma das principais vantagens para desenvolvedores que buscam personalizar a engine para suas necessidades específicas.
Panda3D é uma engine open source para desenvolvimento de jogos 3D, conhecida por ser fácil de usar e altamente integrável, especialmente com Python.
Jogos famosos feitos com Panda3D:
Panda3D é popular no desenvolvimento de jogos e simulações, especialmente em ambientes educacionais e para protótipos rápidos. Sua forte integração com Python a torna uma escolha popular para desenvolvedores que buscam simplicidade e flexibilidade.
O Overload é um motor de jogos 3D gratuito e de código aberto, escrito em C++20 e com suporte a scripts em Lua. Foi criado em 2019 por Benjamin Viranin, Max Brun e Adrien Givry como um projeto de graduação e evoluiu para uma iniciativa comunitária com dezenas de colaboradores.
Linguagens:
Recursos principais:
Jogos famosos: Até o momento, o Overload não possui jogos famosos amplamente reconhecidos. No entanto, há uma demonstração técnica chamada “Cargo”, desenvolvida para mostrar as capacidades do motor.
O Rebel Fork Engine (rbfx) é um motor de jogos leve e modular, derivado do Urho3D, escrito em C++17. Oferece suporte experimental a C# para desenvolvimento de jogos.
Linguagens:
Jogos famosos: Até o momento, não há registros de jogos amplamente reconhecidos desenvolvidos com o rbfx.
O UNIGINE Engine é um motor 3D proprietário e multiplataforma, desenvolvido pela UNIGINE Company, voltado para simulações, realidade virtual, jogos e visualizações industriais. É amplamente utilizado em aplicações profissionais que exigem gráficos realistas e desempenho em larga escala.
O UNIGINE é mais conhecido por seus benchmarks gráficos, como Heaven, Valley e Superposition, amplamente utilizados por entusiastas de hardware e veículos especializados. Não há registros de jogos comerciais amplamente reconhecidos desenvolvidos com o UNIGINE.
O Flax Engine é um motor de jogo 3D moderno, ágil e multiplataforma, com código-fonte disponível. Foi projetado para oferecer alto desempenho e produtividade, suportando desde projetos indie até produções de grande escala.
Linguagens de Programação:
Jogos Desenvolvidos com Flax: Até o momento, não há títulos amplamente conhecidos desenvolvidos com o Flax Engine. No entanto, a engine é utilizada por desenvolvedores independentes e pequenos estúdios, com projetos em andamento que exploram suas capacidades.
A Ultra Engine é uma engine de desenvolvimento de jogos 3D e VR, sucessora da Leadwerks, focada em alto desempenho e uso eficiente da GPU. Ela utiliza renderização baseada em Vulkan, suporta materiais PBR e é otimizada para aplicações em realidade virtual.
Linguagem de programação da engine: C++.
Linguagens suportadas para desenvolvimento de jogos:
Jogos famosos desenvolvidos com ela: Até o momento, não há registros de jogos amplamente conhecidos desenvolvidos com a Ultra Engine, pois ela ainda está em acesso antecipado desde dezembro de 2023.
A Solar2D é uma engine 2D open source, anteriormente conhecida como Corona SDK, voltada para o desenvolvimento multiplataforma de jogos e aplicativos móveis. É mantida por Vlad Shcherban e licenciada sob a MIT License.
Linguagem da engine: C++ (núcleo).
Linguagens para desenvolvimento de jogos:
Jogos notáveis desenvolvidos com Solar2D:
Mais exemplos estão disponíveis em madewithsolar2d.com.
O G3D Innovation Engine é uma engine 3D open source de alto desempenho, desenvolvida para pesquisa gráfica e prototipagem rápida. Escrita em C++, ela oferece suporte a renderização em tempo real, ray tracing, computação em GPU e realidade virtual.
Linguagens de programação:
Jogos desenvolvidos com G3D: A engine é amplamente utilizada em ambientes acadêmicos e de pesquisa, mas não há registros públicos de jogos comerciais amplamente conhecidos desenvolvidos com ela. Seu uso é mais voltado para simulações, protótipos e estudos acadêmicos.
O Source Engine é uma engine de jogos 3D desenvolvida pela Valve, lançada em 2004 com Half-Life 2. Ela é conhecida por sua física avançada, inteligência artificial sofisticada e suporte a mods.
idTech Engines são uma série de engines desenvolvidas pela id Software, conhecidas por impulsionarem jogos FPS icônicos e introduzirem avanços gráficos importantes.
Código-fonte de versões antigas está disponível em github.com/id-Software sob licenças open source (GPL). Versões recentes (idTech 6 e 7) são proprietárias.
O GZDoom é um port avançado do motor do Doom, baseado no ZDoom, que adiciona renderização OpenGL, suporte a resoluções modernas, efeitos visuais aprimorados e capacidades de scripting extensas. É amplamente utilizado para criar jogos independentes e total conversions que vão além das limitações do Doom original.
O uso de C++ é reservado para modificações no código-fonte da engine. A maioria dos jogos e mods são desenvolvidos utilizando ZScript, DECORATE e ACS.
Esses jogos estão disponíveis no Steam e em outras plataformas.
Dagor Engine é uma engine proprietária desenvolvida pela Gaijin Entertainment, usada principalmente em jogos de simulação e combate.
Jogos famosos feitos com Dagor Engine:
O código no GitHub é uma versão limitada, voltada a fins educacionais e para modding.
Nau Engine é uma engine de código aberto, gratuita e multiplataforma, desenvolvida com foco em acessibilidade e flexibilidade para desenvolvedores de todos os níveis.
A engine utiliza componentes do núcleo de renderização da Dagor Engine, incluindo bibliotecas de baixo nível para gráficos e efeitos visuais. Atualmente, não há jogos famosos lançados com a Nau Engine, pois ela está em fase beta, com lançamento completo previsto para o final de 2025
Vulkan Scene Graph (VSG) é uma engine/gráfico de cena open source voltado para alto desempenho com Vulkan, focado em visualização científica, simulação e aplicações gráficas, mais do que jogos comerciais.
Jogos famosos: Nenhum jogo comercial conhecido foi feito com VSG. É mais usado em aplicações industriais, simulações, CAD e pesquisa científica.
É sucessora do OpenSceneGraph, modernizada para Vulkan. OpenSceneGraph foi usado principalmente em simulações, treinamento militar, visualizações científicas e alguns jogos. Jogos comerciais são poucos, mas aqui estão alguns exemplos:
Não é muito popular entre grandes estúdios de jogos, mas tem uso significativo em áreas de simulação e visualização 3D.
The Forge Engine é um framework de renderização multiplataforma de código aberto, desenvolvido pela ConfettiFX, voltado para aplicações de alto desempenho em gráficos 3D.
A engine é compatível com diversas plataformas, incluindo Windows, macOS, iOS, Android, Steam Deck, Quest 2, e consoles como Xbox, PlayStation e Switch (mediante licenciamento)
The Forge é utilizada principalmente para estender ou otimizar engines existentes, como no caso do desenvolvimento de Starfield pela Bethesda, que contou com suporte da ConfettiFX para aprimorar sua engine
Além disso, é empregada em SDKs e tecnologias emergentes, como Dolby Vision, Oculus/Qualcomm VR SDKs e Google Stadia
SFMLhttps://terminalroot.com.br/tags#sfml (Simple and Fast Multimedia Library) é uma biblioteca multimídia escrita em C++ que oferece uma interface simples para criar jogos e aplicações multimídia. Embora não seja um motor de jogo completo, ela oferece suporte para gráficos 2D, áudio, entrada de usuário e rede, sendo uma excelente opção para quem quer controle total sobre o jogo.
Jogos famosos feitos com SFML:
Além de diversos vídeos que mostra como desenvolver jogos com SFML, como esse abaixo:
E mais uma playlist com diversos outros, acesse:
Playlist SFML: https://www.youtube.com/watch?v=XmiEkoqodcg&list=PLUJBQEDDLNcmxjqIJSTZDQ2UPfaCnBluK
Oxygine é uma engine 2D escrita em C++ voltada para a criação de jogos para dispositivos móveis e desktop. Ela foi projetada para ser leve e rápida, oferecendo recursos avançados de gráficos, animações, e física 2D.
Jogos famosos feitos com Oxygine:
Raylib é uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D e 3D escrita em C e que visa simplificar o processo de criação de jogos. Ela é altamente modular e acessível para iniciantes, com uma sintaxe simples e direta.
Jogos famosos feitos com Raylib:
Nós possuímos diversos vídeos que mostra como desenvolver jogos com Raylib, como esse abaixo:
E mais uma playlist com diversos outros, acesse:
Playlist Raylib:
https://www.youtube.com/watch?v=bFLHWAv5Rcg&list=PLUJBQEDDLNcmhBzvdjQfKBspBzIUr2xiX
SDL (Simple DirectMedia Layer) é uma biblioteca multimídia escrita em C que oferece acesso a gráficos, áudio, entrada e rede, sendo ideal para jogos 2D. Sua simplicidade e portabilidade fazem dela uma escolha popular para desenvolvedores que querem criar jogos leves e rápidos.
Jogos famosos feitos com SDL:
Nós possuímos diversos vídeos que mostra como desenvolver jogos com SDL, como esse abaixo:
E mais uma playlist com diversos outros, acesse:
Playlist SDL:
https://www.youtube.com/watch?v=fOkJP4eO32I&list=PLUJBQEDDLNcnqgTKkqgQX6_22W1fOCRrZ
Allegro é uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D escrita em C. Ela oferece recursos para gráficos, áudio, entrada de usuário, e até mesmo manipulação de texto e fontes. É amplamente usada para protótipos e jogos simples.
Jogos famosos feitos com Allegro:
Nós possuímos um vídeo que mostra como desenvolver jogos com Allegro, veja abaixo:
Axmol é uma engine 3D de código aberto escrita em C++ com foco em gráficos 3D de alta performance e extensibilidade. Ela permite a criação de jogos em 3D para desktop e dispositivos móveis, com suporte para física, animações e shaders avançados.
Jogos famosos feitos com Axmol:
Atomic Game Engine é uma engine de código aberto que suporta tanto C++ quanto JavaScript, oferecendo uma arquitetura moderna e multiplataforma. Sua ênfase está em fornecer uma experiência flexível para os desenvolvedores, com uma interface intuitiva e poderosas ferramentas de edição.
Jogos famosos feitos com Atomic Game Engine:
PolyEngine é um motor de jogo 3D de código aberto e multiplataforma, escrito em C++. Focado na performance e flexibilidade, ele é ideal para desenvolvedores que buscam criar jogos com gráficos complexos e física avançada.
Jogos famosos feitos com PolyEngine:
GamePlay3D é uma framework de código aberto escrita em C++, voltada para o desenvolvimento de jogos 3D. Ela fornece ferramentas para renderização, física e animações, e pode ser usada para criar jogos de alta performance.
Jogos famosos feitos com GamePlay3D:
Delta Engine é uma engine multiplataforma que oferece suporte tanto para C++ quanto para C# e JavaScript, permitindo que os desenvolvedores criem jogos para desktop e dispositivos móveis.
Jogos famosos feitos com Delta Engine:
Marmalade Quick é uma extensão do Marmalade SDK que permite criar jogos móveis em C++ com scripting em Lua. A engine é voltada para desenvolvedores que buscam criar jogos de alto desempenho para plataformas móveis.
Jogos famosos feitos com Marmalade Quick:
Polyhedron é uma engine de código aberto e multiplataforma escrita em C++ que se concentra em criar jogos tanto 2D quanto 3D. Sua arquitetura modular permite uma grande flexibilidade para os desenvolvedores.
Jogos famosos feitos com Polyhedron:
Just a Neat Game Library é uma engine de código aberto escrita em C++, usada para criar jogos tanto 2D quanto 3D. Ela é projetada para ser modular e fácil de usar.
Não há jogos comerciais notáveis ainda.
Havok é uma suite de middleware desenvolvida pela Intel, amplamente usada para simulações físicas, mas também inclui ferramentas para o desenvolvimento de jogos. A sua implementação é feita em C++ e tem sido amplamente utilizada em grandes títulos AAA.
Jogos famosos feitos com Havok:
UbiArt Framework é uma engine de jogo desenvolvida pela Ubisoft e usada para criar jogos com um estilo artístico 2D impressionante. A engine foi usada em títulos famosos da Ubisoft como Rayman Legends e Child of Light.
Jogos famosos feitos com UbiArt Framework:
Maratis é uma engine 3D de código aberto, escrita em C++, com suporte a Lua para scripting. Focada na criação de jogos 3D leves e rápidos, a engine é adequada para desenvolvedores independentes.
Jogos famosos feitos com Maratis:
Open 3D Engine (O3DE) é uma engine 3D open source de alto desempenho, criada a partir da Amazon Lumberyard e mantida pela Linux Foundation. Focada em gráficos realistas, escalabilidade e modularidade para jogos, simulações e aplicações interativas.
Jogos famosos feitos com O3DE:
Ainda não há grandes jogos lançados publicamente com O3DE, pois é relativamente nova (lançada em 2021). Muitos projetos estão em desenvolvimento.
É voltada para projetos AAA, com arquitetura modular e integração com sistemas em nuvem e renderização avançada.
Bitsquid Engine é uma engine 3D desenvolvida pela empresa Bitsquid, agora usada pela Paradox Interactive. Ela é escrita em C++ e Lua, e é voltada para a criação de jogos de simulação e estratégia.
Jogos famosos feitos com Bitsquid Engine:
PhyreEngine é uma engine desenvolvida pela Sony, escrita em C++ e voltada para o desenvolvimento de jogos para plataformas PlayStation.
Jogos famosos feitos com PhyreEngine:
Stingray é um motor de jogo desenvolvido pela Autodesk que oferece suporte para C++ e Lua. Ele é usado principalmente para criar jogos de alta qualidade e visualizações interativas.
Jogos famosos feitos com Stingray:
Cafu Engine é um motor de jogo 3D de código aberto escrito em C++ com suporte para Lua. Focado em gráficos 3D e simulação física, ele oferece uma plataforma robusta para criar jogos 3D complexos.
Jogos famosos feitos com Cafu Engine:
Delta Engine é um motor de jogo multiplataforma que suporta C++, C#, e JavaScript. Ele foi projetado para permitir o desenvolvimento de jogos móveis e desktop.
Jogos famosos feitos com Delta Engine:
Hyperion Engine é uma engine de desenvolvimento de jogos 3D e 2D focada em desempenho, modularidade e extensibilidade. O projeto tem como objetivo oferecer uma base sólida para a criação de engines customizadas, servindo tanto como engine quanto como framework para aprendizado e desenvolvimento de engines próprias.
A Hyperion Engine não possui um ecossistema completo como engines comerciais populares, sendo mais voltada para desenvolvedores que desejam entender ou criar seus próprios sistemas a partir de uma base já funcional. É uma engine open-source com foco técnico.
Jogos famosos feitos com Hyperion Engine:
Ideal para quem deseja estudar arquitetura de engines modernas em C++.
IOLITE é uma engine de desenvolvimento de jogos experimental e altamente customizável, criada com foco em aprendizado, prototipagem e exploração de técnicas modernas de renderização e arquitetura de engines. Possui um sistema de renderização avançado baseado em PBR (Physically-Based Rendering), suporte a ECS (Entity Component System), e ferramentas embutidas como editor e console interativo.
Jogos famosos feitos com IOLITE:
Apesar de não ser usada em títulos comerciais, IOLITE é uma ótima referência para desenvolvedores que querem entender a construção de uma engine moderna do zero, com foco em performance e design modular.
KlayGE é uma engine gráfica open-source e multiplataforma, focada em renderização 3D avançada.
Jogos famosos feitos com KlayGE:
Evergine é uma engine 3D voltada para aplicações industriais, realidade aumentada e virtual.
Jogos famosos feitos com Evergine:
Spring Engine é uma engine de estratégia em tempo real (RTS) de código aberto, derivada de Total Annihilation.
Jogos famosos feitos com Spring Engine:
Wicked Engine é uma engine 3D open-source com suporte a DirectX 12, Vulkan e ray tracing.
Jogos famosos feitos com Wicked Engine:
AppGameKit é uma engine multiplataforma voltada para desenvolvedores independentes, com sintaxe semelhante ao BASIC.
Jogos famosos feitos com AppGameKit:
ENIGMA é uma alternativa open-source ao GameMaker, compatível com sua linguagem GML.
Jogos famosos feitos com ENIGMA:
Atomic Game Engine é uma engine 2D/3D multiplataforma baseada na Urho3D, com suporte a C#, JavaScript e TypeScript.
Jogos famosos feitos com Atomic Game Engine:
X-Ray Engine é a engine proprietária desenvolvida pela GSC Game World para a série S.T.A.L.K.E.R.
Jogos famosos feitos com X-Ray Engine:
Halley Game Engine é uma engine 2D/3D modular e multiplataforma, com foco em produtividade e flexibilidade.
Jogos famosos feitos com Halley Game Engine:
Lumos é uma engine de jogos open source focada em alto desempenho, renderização moderna e suporte multiplataforma. Ela é projetada para ser modular e extensível, oferecendo uma arquitetura baseada em componentes (ECS), sistema de física, renderização PBR, suporte a Vulkan e OpenGL, e ferramentas de depuração em tempo real.
Jogos famosos feitos com Lumos: Atualmente, Lumos ainda está em fase de desenvolvimento ativo e não possui jogos comerciais de grande porte lançados com ela. É mais usada como base para aprendizado, protótipos e motores customizados.
Voltada para desenvolvedores que querem entender ou construir sua própria engine moderna com suporte a gráficos avançados.
Crown Engine é uma engine de jogos completa e multiplataforma, projetada para flexibilidade, desempenho e iterações rápidas. Utiliza uma abordagem orientada a dados, onde todos os aspectos do jogo são definidos por arquivos de configuração baseados em texto, compilados em BLOBs nativos e eficientes antes da distribuição.
Jogos famosos feitos com Crown Engine:
Spartan Engine é uma engine de jogos avançada, desenvolvida por um único desenvolvedor, focada em pesquisa e experimentação em tempo real. Destinada a veteranos da indústria, não é recomendada para iniciantes ou para desenvolvimento de jogos comerciais.
Jogos famosos feitos com Spartan Engine:
Esoterica é uma game engine open-source voltada principalmente para prototipagem e aprendizado de arquitetura de engines modernas. Desenvolvida por Bobby Anguelov, ela possui uma estrutura modular e foca em design clean e extensível, ideal para desenvolvedores interessados em entender a fundo os sistemas internos de uma engine.
Jogos famosos feitos com Esoterica:
Esoterica serve como uma excelente referência para desenvolvedores que querem construir sua própria engine ou entender as melhores práticas de engenharia de software aplicadas ao desenvolvimento de jogos.
Leadwerks é uma engine de jogos 3D que visa facilitar o desenvolvimento de jogos e experiências em realidade virtual. Oferece tutoriais abrangentes e exemplos de código para ajudar os desenvolvedores a criar seus próprios jogos.
Jogos famosos feitos com Leadwerks:
Turso3D é uma engine de jogos 3D leve e modular, projetada para ser fácil de usar e integrar. Focada em fornecer uma base sólida para desenvolvimento de jogos e aplicações gráficas.
Jogos famosos feitos com Turso3D:
Jet-Lagged Engine (jle) é uma engine de jogos personalizada, simples porém poderosa, desenvolvida em C++ para jogos de PC. Está sendo desenvolvida paralelamente a um jogo ainda não anunciado.
Jogos famosos feitos com jle:
Minko é uma engine de jogos 3D de código aberto, projetada para criar e exibir conteúdo 3D em diversas plataformas, incluindo HTML5, iOS, Windows, OS X e Linux. Oferece suporte a uma API de cena/componentes, über-shaders e scripting.
Jogos famosos feitos com Minko:
Lina Engine é uma engine de desenvolvimento de jogos 3D escrita com foco em modularidade, performance e extensibilidade, voltada principalmente para desenvolvedores que buscam controle total sobre o pipeline gráfico e o sistema de ECS (Entity Component System). Ela conta com renderização baseada em deferred rendering, suporte a PBR, editor embutido, sistema de scene graph, e integração com física, animação e UI.
Jogos famosos feitos com Lina Engine:
Voltada para entusiastas e desenvolvedores que desejam entender ou contribuir com a criação de uma engine robusta em C++, com foco técnico e arquitetônico.
Esenthel Titan Engine é uma engine de desenvolvimento de jogos multiplataforma, focada em alto desempenho, facilidade de uso e suporte nativo a C++. Desenvolvida desde 2000, é mantida por Grzegorz Slazinski e oferece recursos avançados para criação de jogos 3D.
Jogos famosos feitos com Esenthel Titan Engine:
ETEngine é uma engine de jogos modular e de código aberto, desenvolvida com foco em arquitetura baseada em ECS (Entity Component System), visando flexibilidade, paralelismo e performance. Possui um sistema de threading robusto, gerenciamento explícito de memória e forte separação entre lógica e dados, tornando-a uma base sólida para engines customizadas e experimentos com arquiteturas modernas de engines.
Jogos famosos feitos com ETEngine:
Voltada principalmente para aprendizado e estudo de arquiteturas ECS modernas, sendo ideal para desenvolvedores interessados em entender e construir engines do zero.
C4Engine é uma engine comercial para desenvolvimento de jogos 3D, suportando plataformas como Windows, PlayStation e Xbox. Oferece um conjunto completo de ferramentas para criação de jogos, incluindo editor de cenas, sistema de física e renderização avançada.
Jogos famosos feitos com C4Engine:
Lumix Engine é uma engine 3D de código aberto, escrita em C++, que oferece um editor visual integrado e suporte a sistemas modernos de renderização. É adequada para desenvolvedores que buscam uma base sólida e extensível para projetos 3D.
Jogos famosos feitos com Lumix Engine:
Limon Engine é uma engine 3D multiplataforma focada em jogos de tiro em primeira pessoa. Destaca-se pela facilidade de uso e estudo, sendo uma opção leve e gratuita para desenvolvedores independentes.
Jogos famosos feitos com Limon Engine:
Hazel Engine é uma engine de jogos em estágio inicial de desenvolvimento, criada por The Cherno(Yan Chernikov). Serve como base educacional para desenvolvedores interessados em aprender sobre a criação de engines, com foco em renderização e arquitetura de sistemas.
Jogos famosos feitos com Hazel Engine:
ezEngine é uma engine de jogos open source escrita em C++, oferecendo uma arquitetura modular e suporte a recursos modernos de renderização. É adequada para desenvolvedores que buscam uma base flexível para projetos personalizados.
Jogos famosos feitos com ezEngine:
RavEngine é uma engine 3D moderna, escrita em C++23, com foco em desempenho e facilidade de uso. Suporta múltiplas plataformas e oferece recursos avançados para desenvolvimento de jogos e aplicações interativas.
Jogos famosos feitos com RavEngine:
Thunder Engine é uma game engine modular, multiplataforma e open-source, voltada para o desenvolvimento de jogos 2D e 3D com suporte a scripting, GUI customizada, animações, física e sistema de cenas baseado em entidades (ECS).
Recursos principais:
Script de lógica com AngelScript
Voltada para desenvolvedores que preferem controle total do código e personalização, com estrutura limpa e extensível. Ideal para quem quer estudar ou criar seu próprio pipeline com base em uma engine C++.
Adria é uma engine de jogos experimental e minimalista, focada em aprendizado e exploração de conceitos de design de engines em C++. Seu código é simples, direto e visa facilitar o entendimento da arquitetura de uma engine 2D.
Nenhum jogo comercial ou famoso. Adria é uma engine de estudo e experimentação, não voltada para produção de jogos comerciais.
Indicada para quem deseja entender como uma engine funciona por dentro, com foco educacional e estrutura enxuta.
Irrlicht Engine é uma engine 3D de código aberto, leve e multiplataforma, criada por Nikolaus Gebhardt em 2003. Suporta renderização via OpenGL, DirectX e renderizador próprio, além de oferecer sistema de cena, animação esquelética, partículas, GUI embutida e suporte a shaders. É conhecida pela facilidade de uso e ampla compatibilidade com hardware antigo e atual.
Jogos famosos feitos com Irrlicht Engine:
Crystal Space é uma engine 3D modular e multiplataforma iniciada em 1997 por Jorrit Tyberghein. Suporta OpenGL, animação esquelética (CAL3D), física via ODE/Bullet, shaders, renderização por software e scripting com Python e Lua. Apesar de descontinuada, foi uma base sólida para projetos de código aberto.
Jogos famosos feitos com Crystal Space:
Delta3D é uma engine 3D de código aberto desenvolvida inicialmente pelo Naval Postgraduate School dos EUA. Focada em simulações e treinamentos, integra OpenSceneGraph, Cal3D, OpenAL e PhysX, oferecendo suporte a IA, física e renderização avançada.
Projetos notáveis usando Delta3D:
Rootex é uma engine de jogos open-source desenvolvida pelo SDSLabs com foco em modularidade, arquitetura baseada em componentes (ECS) e ferramentas integradas para facilitar o desenvolvimento de jogos 2D e 3D. Oferece editor embutido, suporte a scripting, gerenciamento de recursos, sistema de cenas e física básica. Ideal para aprendizado e projetos de pequeno a médio porte.
Não há registros de jogos comerciais famosos feitos com Rootex. A engine é usada principalmente para fins educacionais e experimentação.
Engine voltada para aprendizado de conceitos modernos de game engine, com foco em clareza do código e extensibilidade.
Bamboo é uma game engine open source com foco em desempenho e modularidade. Inspirada em engines modernas como Unity e Unreal, foi criada com o objetivo de oferecer uma base sólida para jogos 2D e 3D, com um sistema de entidade-componente (ECS), editor visual, suporte a física, renderização, e scripting.
Ainda não possui jogos comerciais de grande destaque, por ser uma engine em desenvolvimento e mais voltada para estudos e projetos independentes.
Apesar de não ser amplamente utilizada na indústria, Bamboo é um excelente exemplo de engine moderna escrita em C++ com C# como linguagem de scripting, adequada para desenvolvedores que buscam entender a arquitetura de uma engine do zero.
Urho3D é uma engine 2D/3D leve e multiplataforma, inspirada em OGRE e Horde3D. Suporta renderização via Direct3D9/11, OpenGL, OpenGL ES e WebGL, além de oferecer sistema de cena, física, animação, rede e scripting em Lua e AngelScript.
Jogos famosos feitos com Urho3D:
GDevelop é uma engine 2D de código aberto e multiplataforma, voltada para iniciantes e desenvolvedores sem experiência em programação. Utiliza um sistema de eventos visuais para lógica de jogo e exporta para HTML5, Android, Windows, Linux e macOS.
Jogos famosos feitos com GDevelop:
AnKi 3D Engine é uma engine gráfica e de simulação orientada a alta performance, com foco em jogos e simulações em tempo real. Ela é voltada para programadores experientes que buscam controle sobre renderização moderna.
Jogos famosos feitos com AnKi 3D Engine:
Bgfx é uma biblioteca gráfica multiplataforma para renderização de gráficos 2D e 3D, não sendo uma engine de jogo completa, mas usada como base para engines e aplicações gráficas.
Jogos/engines famosas que usam Bgfx:
Nebula Engine (também conhecida como Nebula3 ou Nebula Device) é uma engine modular usada principalmente por estúdios europeus como a Radon Labs, com foco em jogos para PC e consoles.
Jogos famosos feitos com Nebula Engine:
U3D (Universal 3D) é uma engine gráfica open source voltada para aplicações em 3D interativo, originalmente desenvolvida como parte de um padrão da Intel para facilitar a interoperabilidade de gráficos 3D em diferentes plataformas. Atualmente, o projeto é mantido pela comunidade e tem foco em renderização e visualização 3D, sendo mais usada em aplicações técnicas e científicas do que em jogos comerciais.
Nenhum jogo comercialmente famoso. U3D é mais utilizada em:
Apesar do nome sugerir foco em jogos, a U3D é uma engine mais voltada para interoperabilidade e visualização técnica 3D do que para o desenvolvimento de jogos comerciais.
Metaverse Engine é o núcleo da plataforma Roblox, uma engine própria otimizada para criação de experiências multiplayer, sociais e imersivas.
Jogos famosos feitos com Metaverse Engine:
Quake Engine, também conhecido como id Tech 2, foi uma revolução no design de engines em 1996, trazendo renderização 3D verdadeira com BSP, iluminação dinâmica e suporte a mods.
Jogos famosos feitos com Quake Engine:
Serious Engine foi criada pela Croteam para suportar grandes ambientes abertos com muitos inimigos simultâneos, sendo extremamente eficiente para shooters arcade.
Jogos famosos feitos com Serious Engine:
VQEngine é uma engine de jogo open-source voltada para aprendizado e experimentação, com foco em estrutura limpa e modularidade. Desenvolvida por vilbeyli, a engine implementa conceitos modernos de renderização, ECS (Entity Component System) e gerenciamento de recursos.
Características técnicas:
Nenhum jogo comercial relevante — engine voltada para aprendizado e experimentação, não usada em títulos comerciais populares.
Ideal para desenvolvedores interessados em entender como engines modernas funcionam por baixo dos panos.
DarkPlaces Engine é uma engine baseada no Quake, altamente modificada, com suporte a gráficos modernos, partículas, sombras dinâmicas e melhorias em física e rede.
Jogos famosos feitos com DarkPlaces Engine:
Godot C++ J.E.N.O.V.A é uma extensão para a engine Godot 4 que permite o uso de C++20 como linguagem de scripting, integrando diretamente ao editor da Godot.
Jogos famosos feitos com Godot C++ J.E.N.O.V.A:
Voxel Farm Engine é uma engine especializada em geração procedural de terrenos e ambientes voxel, permitindo a criação de mundos destrutíveis e expansivos.
Jogos famosos feitos com Voxel Farm Engine:
Genesis3D é uma engine 3D de código aberto lançada no final dos anos 90, focada em facilitar o desenvolvimento de jogos por pequenas equipes.
Jogos famosos feitos com Genesis3D:
Void Engine é uma engine desenvolvida pela Arkane Studios, baseada no id Tech 6, com aproximadamente 70% do código reescrito para atender às necessidades específicas dos jogos da empresa.
Jogos famosos feitos com Void Engine:
Hero Engine é uma engine voltada para o desenvolvimento de MMORPGs, oferecendo ferramentas de colaboração em tempo real e integração com diversas tecnologias de terceiros.
Jogos famosos feitos com Hero Engine:
Diesel Engine é uma engine desenvolvida originalmente pela Grin para jogos de corrida, posteriormente adaptada pela Overkill Software para a franquia Payday.
Jogos famosos feitos com Diesel Engine:
VRSFML é um fork moderno da SFML (Simple and Fast Multimedia Library) VERSÃO 3 criado por Vittorio Romeo, com foco em alta performance, simplicidade e compatibilidade com C++ moderno. Ele incorpora melhorias significativas como renderização em lote (batch rendering), integração com Dear ImGui, suporte a Emscripten (compilação para WebAssembly) e uso extensivo de recursos modernos do C++ (como templates, ranges e corrotinas).
Diferenciais:
Ainda não há jogos de grande destaque comercial feitos com VRSFML, já que se trata de uma engine/fork experimental e mais usada em projetos acadêmicos, pessoais ou como base para engines customizadas.
Ideal para: Desenvolvedores que querem explorar C++ moderno com alto desempenho em jogos 2D, estudar técnicas avançadas de arquitetura de game engine e trabalhar com visualização ou ferramentas gráficas.
REDengine é uma engine proprietária desenvolvida pela CD Projekt RED, utilizada em seus principais títulos até a transição para o Unreal Engine 5.
Jogos famosos feitos com REDengine:
Na verdade existe mais que o dobro disso, mas precisei separar as melhores e outras aleatórias para lista não ficar tão grande!
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Veja também:
Fontes: