Top 100 Motores de Jogos C++

🎮 A indústria de Jogos é C++! Motores escritos em C++ e/ou C++ como linguagem para criação dos jogos.


Top 100 Motores de Jogos C++


C++ é, historicamente, a linguagem de escolha para o desenvolvimento de engines de jogos devido à sua performance, controle de memória e capacidade de lidar com sistemas complexos em tempo real.

Ao longo das décadas, diversos motores — desde soluções comerciais AAA até projetos open-source — foram construídos com essa linguagem no núcleo.

Neste artigo, apresentamos os 100 motores de jogos escritos em C++, destacando suas linguagens de script suportadas, jogos famosos que os utilizaram e links para quem deseja explorá-los mais a fundo.

Seja você um desenvolvedor curioso, entusiasta de engines ou alguém buscando a base ideal para seu próximo projeto, essa lista traz um panorama completo do ecossistema de engines C++ no mundo dos games.


01. Unreal Engine

Unreal Engine

Unreal Engine é uma engine de desenvolvimento de jogos criada pela Epic Games, conhecida por seus gráficos de alto nível e uso em jogos AAA, simulações e visualizações.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++ e Blueprints(sistema de scripting visual)

Jogos famosos feitos com Unreal Engine:

  • Fortnite
  • Gears of War (série)
  • Unreal Tournament (série)
  • Batman: Arkham City / Knight
  • Final Fantasy VII Remake
  • Street Fighter V
  • Mortal Kombat 11
  • The Matrix Awakens (demo tech)

Usada também em cinema e arquitetura devido ao alto realismo gráfico.


02. Godot

Godot

Godot Engine é uma engine open source e leve para desenvolvimento 2D e 3D, com foco em usabilidade e flexibilidade.

  • Escrita em: C++ (núcleo) e GDScript (engine scripts)
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: GDScript, C#, C++, VisualScript, e várias outras linguagens via GDNative.

Jogos famosos feitos com Godot:

  • The Case of the Golden Idol
  • Dome Keeper
  • Cassette Beasts
  • Kingdoms of the Dump
  • Lumencraft

Popular na comunidade indie por ser gratuito, leve e altamente customizável.


03. Unity

Unity

Unity é uma engine multiplataforma amplamente usada para desenvolvimento de jogos 2D, 3D, VR e AR, com forte presença em jogos mobile e indie.

  • Escrita em: C++ (engine) e C# (scripting API)
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: Principalmente C# (suporte a outras via plugins, mas não oficial)

Jogos famosos feitos com Unity:

  • Hollow Knight
  • Cuphead
  • Monument Valley
  • Ori and the Blind Forest
  • Among Us
  • Genshin Impact
  • Inside

Conhecida pela interface amigável, grande comunidade e suporte a múltiplas plataformas.


04. Cocos

Cocos

Cocos2d e Cocos3d são engines de código aberto focadas em desenvolvimento de jogos 2D e 3D, populares em jogos mobile, especialmente na Ásia.

Cocos2d

  • Escrita em: C++ (Cocos2d-x), Objective-C (Cocos2d-iPhone), JavaScript (Cocos2d-JS)
  • Linguagens para desenvolvimento: C++, Lua, JavaScript (varia conforme versão)

Cocos3d

  • Escrita em: Objective-C (baseada em Cocos2d para iOS)
  • Linguagens para desenvolvimento: Objective-C

Jogos famosos feitos com Cocos2d/Cocos2d-x:

  • Clash of Kings
  • Badland
  • Geometry Dash
  • Big Fish Casino
  • Dragon City (versões mobile iniciais)

Usada principalmente para jogos mobile leves, com boa performance em dispositivos modestos.


05. CryEngine

CryEngine

CryEngine é uma engine de alto desempenho desenvolvida pela Crytek, focada em gráficos realistas e ambientes vastos, muito usada em jogos AAA.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento: C++, Lua (para scripts), e C# (em versões mais recentes)

Jogos famosos feitos com CryEngine:

  • Crysis (série)
  • Ryse: Son of Rome
  • Sniper: Ghost Warrior 2 e 3
  • Kingdom Come: Deliverance
  • The Climb

Destaca-se por sua fidelidade gráfica e sistema avançado de iluminação e física.


06. Defold

Defold

Defold Engine é uma engine leve e multiplataforma voltada para desenvolvimento de jogos 2D, mantida pela Fundação Defold (com apoio da King, criadora de Candy Crush).

  • Escrita em: C++, Lua, Java (para partes da plataforma)
  • Linguagens para desenvolvimento: Lua (principal), com suporte limitado a extensões nativas em C/C++

Jogos famosos feitos com Defold:

  • Family Island
  • Pet Rescue Puzzle Saga
  • Gun Gods
  • Interrogation

Destaca-se por ser gratuita, com editor leve, suporte a multiplataformas e builds na nuvem.


07. GameMaker

GameMaker

GameMaker é uma engine de jogos 2D (com suporte limitado a 3D) focada em facilitar o desenvolvimento rápido e acessível, muito usada por desenvolvedores indie e iniciantes. Ela oferece um ambiente visual intuitivo, além de sua própria linguagem de script, simplificando a criação de jogos mesmo sem conhecimento profundo em programação.

Jogos famosos feitos com GameMaker:

  • Undertale
  • Hyper Light Drifter
  • Katana ZERO
  • Hotline Miami
  • Risk of Rain
  • Nuclear Throne
  • Downwell

É amplamente escolhida por seu equilíbrio entre simplicidade e poder, permitindo prototipagem e publicação rápidas em múltiplas plataformas.


08. Torque

Torque

Torque Engine é uma engine de jogos multiplataforma desenvolvida originalmente pela GarageGames, popular nos anos 2000 por seu custo acessível e foco em desenvolvedores independentes.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento: C++ e TorqueScript (linguagem de script própria)

Jogos famosos feitos com Torque Engine:

  • Marble Blast Gold
  • Tribes 2 (base tecnológica da engine)
  • Legions: Overdrive
  • Blockland

A engine teve várias versões, como Torque 2D, Torque 3D e Torque X, com parte do código posteriormente liberado como open source. Hoje é usada principalmente para fins educacionais e projetos independentes.


09. Ogre3D

Ogre3D

Ogre3D (Object-Oriented Graphics Rendering Engine) é uma engine de renderização 3D open source, focada em facilitar o desenvolvimento de gráficos em tempo real, com ênfase em flexibilidade e personalização.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento: C++, mas possui bindings para outras linguagens como C#, Python, Java, e Lua.

Jogos famosos feitos com Ogre3D:

  • Torchlight (série)
  • Shadows of the Colossus (usou Ogre3D para uma versão em 3D)
  • Xonotic (jogo de tiro em primeira pessoa)
  • The Dark Mod (um mod para Doom 3)

Ogre3D é principalmente uma engine de renderização e, por isso, é comumente usada em conjunto com outras ferramentas para criar jogos completos. Sua flexibilidade é uma das principais vantagens para desenvolvedores que buscam personalizar a engine para suas necessidades específicas.


10. Panda3D

Panda3D

Panda3D é uma engine open source para desenvolvimento de jogos 3D, conhecida por ser fácil de usar e altamente integrável, especialmente com Python.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento: Python (principal) e C++

Jogos famosos feitos com Panda3D:

  • Pirates of the Caribbean Online (MMO da Disney)
  • Toontown Online (jogo MMO da Disney)
  • Carl’s Journey (jogo indie)

Panda3D é popular no desenvolvimento de jogos e simulações, especialmente em ambientes educacionais e para protótipos rápidos. Sua forte integração com Python a torna uma escolha popular para desenvolvedores que buscam simplicidade e flexibilidade.


11. Overload

Overload

O Overload é um motor de jogos 3D gratuito e de código aberto, escrito em C++20 e com suporte a scripts em Lua. Foi criado em 2019 por Benjamin Viranin, Max Brun e Adrien Givry como um projeto de graduação e evoluiu para uma iniciativa comunitária com dezenas de colaboradores.

Linguagens:

  • Motor: C++20
  • Scripts de jogo: Lua

Recursos principais:

  • Editor de jogos completo
  • Renderização baseada em física (PBR)
  • Suporte a shaders personalizados
  • Construção de jogos para Windows
  • Ferramentas de criação de perfil
  • Editor de materiais
  • Áudio espacial
  • Física do corpo rígido

Jogos famosos: Até o momento, o Overload não possui jogos famosos amplamente reconhecidos. No entanto, há uma demonstração técnica chamada “Cargo”, desenvolvida para mostrar as capacidades do motor.


12. Rebel Fork

Rebel Fork

O Rebel Fork Engine (rbfx) é um motor de jogos leve e modular, derivado do Urho3D, escrito em C++17. Oferece suporte experimental a C# para desenvolvimento de jogos.

Linguagens:

  • Motor: C++17
  • Desenvolvimento de jogos: C++ e suporte experimental a C#

Jogos famosos: Até o momento, não há registros de jogos amplamente reconhecidos desenvolvidos com o rbfx.


13. Unigine

Unigine

O UNIGINE Engine é um motor 3D proprietário e multiplataforma, desenvolvido pela UNIGINE Company, voltado para simulações, realidade virtual, jogos e visualizações industriais. É amplamente utilizado em aplicações profissionais que exigem gráficos realistas e desempenho em larga escala.

Linguagens de Programação

  • Motor: C++
  • Desenvolvimento de jogos: C++, C# (.NET 8+) e UnigineScript (linguagem própria)

Jogos Famosos

O UNIGINE é mais conhecido por seus benchmarks gráficos, como Heaven, Valley e Superposition, amplamente utilizados por entusiastas de hardware e veículos especializados. Não há registros de jogos comerciais amplamente reconhecidos desenvolvidos com o UNIGINE.


14. Flax

Flax Engine

O Flax Engine é um motor de jogo 3D moderno, ágil e multiplataforma, com código-fonte disponível. Foi projetado para oferecer alto desempenho e produtividade, suportando desde projetos indie até produções de grande escala.

Linguagens de Programação:

  • Escrito em: Principalmente em C++ (núcleo do engine) e C# (editor).
  • Para desenvolvimento de jogos: C++, C# e Visual Scripting.

Jogos Desenvolvidos com Flax: Até o momento, não há títulos amplamente conhecidos desenvolvidos com o Flax Engine. No entanto, a engine é utilizada por desenvolvedores independentes e pequenos estúdios, com projetos em andamento que exploram suas capacidades.


15. Ultra Engine

Flax Engine

A Ultra Engine é uma engine de desenvolvimento de jogos 3D e VR, sucessora da Leadwerks, focada em alto desempenho e uso eficiente da GPU. Ela utiliza renderização baseada em Vulkan, suporta materiais PBR e é otimizada para aplicações em realidade virtual.

Linguagem de programação da engine: C++.

Linguagens suportadas para desenvolvimento de jogos:

  • Lua (edição Standard)
  • C++ e Lua (edição Pro)

Jogos famosos desenvolvidos com ela: Até o momento, não há registros de jogos amplamente conhecidos desenvolvidos com a Ultra Engine, pois ela ainda está em acesso antecipado desde dezembro de 2023.


16. Solar2D

Solar2D Engine

A Solar2D é uma engine 2D open source, anteriormente conhecida como Corona SDK, voltada para o desenvolvimento multiplataforma de jogos e aplicativos móveis. É mantida por Vlad Shcherban e licenciada sob a MIT License.

Linguagem da engine: C++ (núcleo).

Linguagens para desenvolvimento de jogos:

  • Lua (principal).
  • Integração com C/C++ via Solar2D Native para bibliotecas nativas.

Jogos notáveis desenvolvidos com Solar2D:

  • Okay? (kamibox)
  • Tim the Fox (Internet-Expert LLC)
  • Dentures and Demons (Sui Arts)
  • The Secret of Grisly Manor (Fire Maple Games)
  • Veritas (Glitch Games)
  • Bacon – The Game (kamibox)

Mais exemplos estão disponíveis em madewithsolar2d.com.


17. G3D Inovation Engine

G3D

O G3D Innovation Engine é uma engine 3D open source de alto desempenho, desenvolvida para pesquisa gráfica e prototipagem rápida. Escrita em C++, ela oferece suporte a renderização em tempo real, ray tracing, computação em GPU e realidade virtual.

Linguagens de programação:

  • Principal: C++
  • Suporte a scripts em Python, Matlab e JSON para interoperabilidade e serialização de dados.

Jogos desenvolvidos com G3D: A engine é amplamente utilizada em ambientes acadêmicos e de pesquisa, mas não há registros públicos de jogos comerciais amplamente conhecidos desenvolvidos com ela. Seu uso é mais voltado para simulações, protótipos e estudos acadêmicos.


18. Source Engine

Source

O Source Engine é uma engine de jogos 3D desenvolvida pela Valve, lançada em 2004 com Half-Life 2. Ela é conhecida por sua física avançada, inteligência artificial sofisticada e suporte a mods.

Linguagens de Programação

  • Principal: C++
  • Scripting: Lua e Squirrel, via sistema VScript, permitindo scripts em mapas e mods.

Jogos Famosos Desenvolvidos com o Source Engine

  • Valve: Half-Life 2, Portal, Team Fortress 2, Left 4 Dead 2, Counter-Strike: Source, Dota 2
  • Desenvolvedores Independentes: The Stanley Parable, Black Mesa, Titanfall 2, Vampire: The Masquerade – Bloodlines, Dark Messiah of Might and Magic

Observações

  • O código-fonte completo do Source Engine não é open-source; é necessário obter uma licença da Valve para acesso completo.
  • A Valve lançou o Source SDK 2013, que contém o código de jogos como Half-Life 2 e Team Fortress 2, permitindo modificações e aprendizado.

19. idTech Engines

idTech

idTech Engines são uma série de engines desenvolvidas pela id Software, conhecidas por impulsionarem jogos FPS icônicos e introduzirem avanços gráficos importantes.

Linguagem da engine

  • Escrita em: C e C++ (dependendo da versão).
  • Suporte a scripting: Algumas versões usam linguagens como QuakeC (idTech 2) ou sistemas próprios de scripts (idTech 4+).

Linguagens para desenvolvimento de jogos

  • C/C++ (engine e lógica de jogo nas versões mais recentes).
  • QuakeC (idTech 2).
  • DoomScript (idTech 4).
  • Scripting personalizado ou via integração nativa em projetos derivados.

Jogos famosos feitos com idTech

  • idTech 1 (Doom Engine): DOOM (1993), Heretic, Hexen
  • idTech 2: Quake II, SiN, Soldier of Fortune
  • idTech 3: Quake III Arena, Call of Duty (2003), Medal of Honor: Allied Assault
  • idTech 4: Doom 3, Quake 4, Prey (2006)
  • idTech 5: Rage, Wolfenstein: The New Order
  • idTech 6: DOOM (2016)
  • idTech 7: DOOM Eternal

Código-fonte de versões antigas está disponível em github.com/id-Software sob licenças open source (GPL). Versões recentes (idTech 6 e 7) são proprietárias.


20. gzDoom

gzDoom

O GZDoom é um port avançado do motor do Doom, baseado no ZDoom, que adiciona renderização OpenGL, suporte a resoluções modernas, efeitos visuais aprimorados e capacidades de scripting extensas. É amplamente utilizado para criar jogos independentes e total conversions que vão além das limitações do Doom original.

Linguagem da engine

  • C++ (núcleo da engine)

Linguagens para desenvolvimento de jogos

  • ZScript (linguagem principal, orientada a objetos, semelhante a Java)
  • DECORATE (definição de atores e comportamentos)
  • ACS (Action Code Script) (scripting de mapas e eventos)

O uso de C++ é reservado para modificações no código-fonte da engine. A maioria dos jogos e mods são desenvolvidos utilizando ZScript, DECORATE e ACS.

Jogos notáveis feitos com GZDoom

  • Ashes 2063
  • Supplice
  • Hedon Bloodrite
  • Selaco
  • Shrine e Shrine II
  • Disdain
  • Mala Petaka
  • Hands of Necromancy
  • Project Absentia

Esses jogos estão disponíveis no Steam e em outras plataformas.


21. Dagor Engine

Dagor

Dagor Engine é uma engine proprietária desenvolvida pela Gaijin Entertainment, usada principalmente em jogos de simulação e combate.

  • Linguagem da engine: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: Principalmente C++ e scripts em DSL própria (provavelmente baseada em Lua ou similar, mas a engine é focada em C++).

Jogos famosos feitos com Dagor Engine:

  • War Thunder (principal)
  • Enlisted
  • CRSED: F.O.A.D. (anteriormente Cuisine Royale)

O código no GitHub é uma versão limitada, voltada a fins educacionais e para modding.


22. Nau Engine

Nau

Nau Engine é uma engine de código aberto, gratuita e multiplataforma, desenvolvida com foco em acessibilidade e flexibilidade para desenvolvedores de todos os níveis.

  • Linguagem da engine: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, C# e outros via sistema de scripts agnóstico, permitindo integração de múltiplas linguagens em um único projeto

A engine utiliza componentes do núcleo de renderização da Dagor Engine, incluindo bibliotecas de baixo nível para gráficos e efeitos visuais. Atualmente, não há jogos famosos lançados com a Nau Engine, pois ela está em fase beta, com lançamento completo previsto para o final de 2025


23. Vulkan Scene Graph

Scene Graph

Vulkan Scene Graph (VSG) é uma engine/gráfico de cena open source voltado para alto desempenho com Vulkan, focado em visualização científica, simulação e aplicações gráficas, mais do que jogos comerciais.

  • Linguagem da engine: C++
  • Linguagens para desenvolvimento: C++ (nativamente); integração com outras linguagens é possível, mas não é o foco principal.

Jogos famosos: Nenhum jogo comercial conhecido foi feito com VSG. É mais usado em aplicações industriais, simulações, CAD e pesquisa científica.

É sucessora do OpenSceneGraph, modernizada para Vulkan. OpenSceneGraph foi usado principalmente em simulações, treinamento militar, visualizações científicas e alguns jogos. Jogos comerciais são poucos, mas aqui estão alguns exemplos:

  • FlightGear (simulador de voo open source)
  • Delta3D (não é um jogo, mas um motor de simulação baseado em OSG, usado em aplicações militares)
  • Virtual Battlespace (VBS) – usado por forças armadas (varia por versão, algumas usam OSG)
  • Platinum Arts Sandbox – engine voltada para jogos educacionais e mods

Não é muito popular entre grandes estúdios de jogos, mas tem uso significativo em áreas de simulação e visualização 3D.


24. The Forge

The Forge

The Forge Engine é um framework de renderização multiplataforma de código aberto, desenvolvido pela ConfettiFX, voltado para aplicações de alto desempenho em gráficos 3D.

  • Linguagem da engine: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

A engine é compatível com diversas plataformas, incluindo Windows, macOS, iOS, Android, Steam Deck, Quest 2, e consoles como Xbox, PlayStation e Switch (mediante licenciamento)

The Forge é utilizada principalmente para estender ou otimizar engines existentes, como no caso do desenvolvimento de Starfield pela Bethesda, que contou com suporte da ConfettiFX para aprimorar sua engine

Além disso, é empregada em SDKs e tecnologias emergentes, como Dolby Vision, Oculus/Qualcomm VR SDKs e Google Stadia


25. SFML

SFML

SFMLhttps://terminalroot.com.br/tags#sfml (Simple and Fast Multimedia Library) é uma biblioteca multimídia escrita em C++ que oferece uma interface simples para criar jogos e aplicações multimídia. Embora não seja um motor de jogo completo, ela oferece suporte para gráficos 2D, áudio, entrada de usuário e rede, sendo uma excelente opção para quem quer controle total sobre o jogo.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, com bindings para outras linguagens como Python, Ruby, C#, e Java.

Jogos famosos feitos com SFML:

  • Atom Zombie Smasher
  • Aquaria

Nós possuímos um Curso Completo de SFML:

https://terminalroot.com.br/sfml

Além de diversos vídeos que mostra como desenvolver jogos com SFML, como esse abaixo:

E mais uma playlist com diversos outros, acesse:

Playlist SFML

Playlist SFML: https://www.youtube.com/watch?v=XmiEkoqodcg&list=PLUJBQEDDLNcmxjqIJSTZDQ2UPfaCnBluK


26. Oxygine

Oxygine

Oxygine é uma engine 2D escrita em C++ voltada para a criação de jogos para dispositivos móveis e desktop. Ela foi projetada para ser leve e rápida, oferecendo recursos avançados de gráficos, animações, e física 2D.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Oxygine:

  • Pony Island

27. Raylib

Raylib

Raylib é uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D e 3D escrita em C e que visa simplificar o processo de criação de jogos. Ela é altamente modular e acessível para iniciantes, com uma sintaxe simples e direta.

  • Escrita em: C
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, com bindings para Python, Lua, Go, Ruby, JavaScript, Dart e outras.

Jogos famosos feitos com Raylib:

  • Python Arcade Games
  • Overcooked! (prototype)

Nós possuímos diversos vídeos que mostra como desenvolver jogos com Raylib, como esse abaixo:

E mais uma playlist com diversos outros, acesse:

Playlist Raylib:

https://www.youtube.com/watch?v=bFLHWAv5Rcg&list=PLUJBQEDDLNcmhBzvdjQfKBspBzIUr2xiX


28. SDL

SDL

SDL (Simple DirectMedia Layer) é uma biblioteca multimídia escrita em C que oferece acesso a gráficos, áudio, entrada e rede, sendo ideal para jogos 2D. Sua simplicidade e portabilidade fazem dela uma escolha popular para desenvolvedores que querem criar jogos leves e rápidos.

  • Escrita em: C
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C, com bindings para C++, Python, Java, Ruby, Lua, e JavaScript.

Jogos famosos feitos com SDL:

  • SuperTux
  • World of Goo

Nós possuímos diversos vídeos que mostra como desenvolver jogos com SDL, como esse abaixo:

E mais uma playlist com diversos outros, acesse:

Playlist SDL:

https://www.youtube.com/watch?v=fOkJP4eO32I&list=PLUJBQEDDLNcnqgTKkqgQX6_22W1fOCRrZ


29. Allegro

Allegro

Allegro é uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D escrita em C. Ela oferece recursos para gráficos, áudio, entrada de usuário, e até mesmo manipulação de texto e fontes. É amplamente usada para protótipos e jogos simples.

  • Escrita em: C
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C, com bindings para C++, Python, Ruby, Perl, e Lua.

Jogos famosos feitos com Allegro:

  • Allegro Kart
  • Liquid War 6

Nós possuímos um vídeo que mostra como desenvolver jogos com Allegro, veja abaixo:


30. Axmol

Axmol

Axmol é uma engine 3D de código aberto escrita em C++ com foco em gráficos 3D de alta performance e extensibilidade. Ela permite a criação de jogos em 3D para desktop e dispositivos móveis, com suporte para física, animações e shaders avançados.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Axmol:

  • Não há muitos jogos comerciais notáveis ainda.

31. Atomic Game Engine

Atomic Game Engine

Atomic Game Engine é uma engine de código aberto que suporta tanto C++ quanto JavaScript, oferecendo uma arquitetura moderna e multiplataforma. Sua ênfase está em fornecer uma experiência flexível para os desenvolvedores, com uma interface intuitiva e poderosas ferramentas de edição.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, JavaScript.

Jogos famosos feitos com Atomic Game Engine:

  • Crashlands

32. PolyEngine

PolyEngine

PolyEngine é um motor de jogo 3D de código aberto e multiplataforma, escrito em C++. Focado na performance e flexibilidade, ele é ideal para desenvolvedores que buscam criar jogos com gráficos complexos e física avançada.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com PolyEngine:

  • Não há jogos comerciais notáveis ainda.

33. GamePlay3D

GamePlay3D

GamePlay3D é uma framework de código aberto escrita em C++, voltada para o desenvolvimento de jogos 3D. Ela fornece ferramentas para renderização, física e animações, e pode ser usada para criar jogos de alta performance.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com GamePlay3D:

  • Não há jogos comerciais notáveis ainda.

34. Delta Engine

Delta Engine

Delta Engine é uma engine multiplataforma que oferece suporte tanto para C++ quanto para C# e JavaScript, permitindo que os desenvolvedores criem jogos para desktop e dispositivos móveis.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, C#, JavaScript.

Jogos famosos feitos com Delta Engine:

  • Não há jogos comerciais notáveis ainda.

35. Marmalade

Marmalade

Marmalade Quick é uma extensão do Marmalade SDK que permite criar jogos móveis em C++ com scripting em Lua. A engine é voltada para desenvolvedores que buscam criar jogos de alto desempenho para plataformas móveis.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, Lua.

Jogos famosos feitos com Marmalade Quick:

  • Angry Birds (na versão inicial)

36. Polyhedron

Polyhedron

Polyhedron é uma engine de código aberto e multiplataforma escrita em C++ que se concentra em criar jogos tanto 2D quanto 3D. Sua arquitetura modular permite uma grande flexibilidade para os desenvolvedores.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Polyhedron:

  • Não há jogos comerciais notáveis ainda.

37. Just a Neat Game Library

Just a Neat Game Library

Just a Neat Game Library é uma engine de código aberto escrita em C++, usada para criar jogos tanto 2D quanto 3D. Ela é projetada para ser modular e fácil de usar.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Não há jogos comerciais notáveis ainda.


38. Havok

Havok

Havok é uma suite de middleware desenvolvida pela Intel, amplamente usada para simulações físicas, mas também inclui ferramentas para o desenvolvimento de jogos. A sua implementação é feita em C++ e tem sido amplamente utilizada em grandes títulos AAA.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Havok:

  • The Elder Scrolls V: Skyrim
  • Half-Life 2
  • Halo 3

39. UbiArt Framework

UbiArt Framework

UbiArt Framework é uma engine de jogo desenvolvida pela Ubisoft e usada para criar jogos com um estilo artístico 2D impressionante. A engine foi usada em títulos famosos da Ubisoft como Rayman Legends e Child of Light.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com UbiArt Framework:

  • Rayman Legends
  • Child of Light

40. Maratis

Maratis

Maratis é uma engine 3D de código aberto, escrita em C++, com suporte a Lua para scripting. Focada na criação de jogos 3D leves e rápidos, a engine é adequada para desenvolvedores independentes.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, Lua

Jogos famosos feitos com Maratis:

  • Não há jogos comerciais notáveis ainda.

41. Open 3D Engine (O3DE)

O3DE

Open 3D Engine (O3DE) é uma engine 3D open source de alto desempenho, criada a partir da Amazon Lumberyard e mantida pela Linux Foundation. Focada em gráficos realistas, escalabilidade e modularidade para jogos, simulações e aplicações interativas.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento: C++, Lua (via extensões), Python (para ferramentas/editor)

Jogos famosos feitos com O3DE:
Ainda não há grandes jogos lançados publicamente com O3DE, pois é relativamente nova (lançada em 2021). Muitos projetos estão em desenvolvimento.

É voltada para projetos AAA, com arquitetura modular e integração com sistemas em nuvem e renderização avançada.


42. Bitsquid Engine

Bitsquid Engine

Bitsquid Engine é uma engine 3D desenvolvida pela empresa Bitsquid, agora usada pela Paradox Interactive. Ela é escrita em C++ e Lua, e é voltada para a criação de jogos de simulação e estratégia.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, Lua

Jogos famosos feitos com Bitsquid Engine:

  • Cities: Skylines
  • Magicka

43. PhyreEngine

PhyreEngine

PhyreEngine é uma engine desenvolvida pela Sony, escrita em C++ e voltada para o desenvolvimento de jogos para plataformas PlayStation.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com PhyreEngine:

  • Killzone: Shadow Fall
  • Ratchet & Clank: QForce

44. Stingray

Stingray

Stingray é um motor de jogo desenvolvido pela Autodesk que oferece suporte para C++ e Lua. Ele é usado principalmente para criar jogos de alta qualidade e visualizações interativas.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, Lua

Jogos famosos feitos com Stingray:

  • Não há jogos comerciais notáveis ainda.

45. Cafu Engine

Cafu Engine

Cafu Engine é um motor de jogo 3D de código aberto escrito em C++ com suporte para Lua. Focado em gráficos 3D e simulação física, ele oferece uma plataforma robusta para criar jogos 3D complexos.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, Lua

Jogos famosos feitos com Cafu Engine:

  • Não há jogos comerciais notáveis ainda.

46. nCine

Delta Engine

Delta Engine é um motor de jogo multiplataforma que suporta C++, C#, e JavaScript. Ele foi projetado para permitir o desenvolvimento de jogos móveis e desktop.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, C#, JavaScript

Jogos famosos feitos com Delta Engine:

  • Não há jogos comerciais notáveis ainda.

47. Hyperion Engine

Hyperion Engine

Hyperion Engine é uma engine de desenvolvimento de jogos 3D e 2D focada em desempenho, modularidade e extensibilidade. O projeto tem como objetivo oferecer uma base sólida para a criação de engines customizadas, servindo tanto como engine quanto como framework para aprendizado e desenvolvimento de engines próprias.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

A Hyperion Engine não possui um ecossistema completo como engines comerciais populares, sendo mais voltada para desenvolvedores que desejam entender ou criar seus próprios sistemas a partir de uma base já funcional. É uma engine open-source com foco técnico.

Jogos famosos feitos com Hyperion Engine:

  • Nenhum jogo comercial de destaque conhecido.
    É uma engine mais educacional e experimental do que usada em jogos comerciais.

Ideal para quem deseja estudar arquitetura de engines modernas em C++.


48. IOLITE

IOLITE

IOLITE é uma engine de desenvolvimento de jogos experimental e altamente customizável, criada com foco em aprendizado, prototipagem e exploração de técnicas modernas de renderização e arquitetura de engines. Possui um sistema de renderização avançado baseado em PBR (Physically-Based Rendering), suporte a ECS (Entity Component System), e ferramentas embutidas como editor e console interativo.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com IOLITE:

  • Nenhum jogo comercial de destaque conhecido.
    A engine é voltada para estudo, experimentação e desenvolvimento pessoal de engines e técnicas gráficas.

Apesar de não ser usada em títulos comerciais, IOLITE é uma ótima referência para desenvolvedores que querem entender a construção de uma engine moderna do zero, com foco em performance e design modular.


49. KlayGE

KlayGE

KlayGE é uma engine gráfica open-source e multiplataforma, focada em renderização 3D avançada.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com KlayGE:

  • Sem registros de jogos comerciais notáveis.

50. Evergine

Evergine

Evergine é uma engine 3D voltada para aplicações industriais, realidade aumentada e virtual.

  • Escrita em: C++ e C#
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C#

Jogos famosos feitos com Evergine:

  • Focada em aplicações industriais; sem jogos comerciais notáveis.

51. Spring Engine

Spring Engine

Spring Engine é uma engine de estratégia em tempo real (RTS) de código aberto, derivada de Total Annihilation.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: Lua

Jogos famosos feitos com Spring Engine:

  • Balanced Annihilation
  • Zero-K
  • Spring: 1944
  • P.U.R.E.

52. Wicked Engine

Wicked Engine

Wicked Engine é uma engine 3D open-source com suporte a DirectX 12, Vulkan e ray tracing.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Wicked Engine:

  • Sem registros de jogos comerciais notáveis.

53. AppGameKit

AppGameKit

AppGameKit é uma engine multiplataforma voltada para desenvolvedores independentes, com sintaxe semelhante ao BASIC.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: AGK BASIC, C++

Jogos famosos feitos com AppGameKit:

  • Warlordocracy
  • Rogue Machine
  • Logaterix

54. ENIGMA Development Environment

ENIGMA

ENIGMA é uma alternativa open-source ao GameMaker, compatível com sua linguagem GML.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: GML, C++

Jogos famosos feitos com ENIGMA:

  • Projetos independentes; sem jogos comerciais notáveis.

55. VXR

VXR

Atomic Game Engine é uma engine 2D/3D multiplataforma baseada na Urho3D, com suporte a C#, JavaScript e TypeScript.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C#, JavaScript, TypeScript

Jogos famosos feitos com Atomic Game Engine:

  • Sem registros de jogos comerciais notáveis.

56. X-Ray Engine

X-Ray Engine

X-Ray Engine é a engine proprietária desenvolvida pela GSC Game World para a série S.T.A.L.K.E.R.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, Lua

Jogos famosos feitos com X-Ray Engine:

  • S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl
  • S.T.A.L.K.E.R.: Clear Sky
  • S.T.A.L.K.E.R.: Call of Pripyat

57. Halley Game Engine

Halley Game Engine

Halley Game Engine é uma engine 2D/3D modular e multiplataforma, com foco em produtividade e flexibilidade.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Halley Game Engine:

  • Sem registros de jogos comerciais notáveis.

58. Lumos

Lumos

Lumos é uma engine de jogos open source focada em alto desempenho, renderização moderna e suporte multiplataforma. Ela é projetada para ser modular e extensível, oferecendo uma arquitetura baseada em componentes (ECS), sistema de física, renderização PBR, suporte a Vulkan e OpenGL, e ferramentas de depuração em tempo real.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Lumos: Atualmente, Lumos ainda está em fase de desenvolvimento ativo e não possui jogos comerciais de grande porte lançados com ela. É mais usada como base para aprendizado, protótipos e motores customizados.

Voltada para desenvolvedores que querem entender ou construir sua própria engine moderna com suporte a gráficos avançados.


59. Crown Engine

Crown Engine

Crown Engine é uma engine de jogos completa e multiplataforma, projetada para flexibilidade, desempenho e iterações rápidas. Utiliza uma abordagem orientada a dados, onde todos os aspectos do jogo são definidos por arquivos de configuração baseados em texto, compilados em BLOBs nativos e eficientes antes da distribuição.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Crown Engine:

  • Não há registros de jogos famosos desenvolvidos com esta engine.

60. Spartan Engine

Spartan Engine

Spartan Engine é uma engine de jogos avançada, desenvolvida por um único desenvolvedor, focada em pesquisa e experimentação em tempo real. Destinada a veteranos da indústria, não é recomendada para iniciantes ou para desenvolvimento de jogos comerciais.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Spartan Engine:

  • Não há registros de jogos famosos desenvolvidos com esta engine.

61. Esoterica

Esoterica

Esoterica é uma game engine open-source voltada principalmente para prototipagem e aprendizado de arquitetura de engines modernas. Desenvolvida por Bobby Anguelov, ela possui uma estrutura modular e foca em design clean e extensível, ideal para desenvolvedores interessados em entender a fundo os sistemas internos de uma engine.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++ (sem suporte a linguagens de script atualmente)

Jogos famosos feitos com Esoterica:

  • Nenhum jogo comercial conhecido. A engine é usada mais como base de estudo e aprendizado de desenvolvimento de engines do que para produção de jogos comerciais.

Esoterica serve como uma excelente referência para desenvolvedores que querem construir sua própria engine ou entender as melhores práticas de engenharia de software aplicadas ao desenvolvimento de jogos.


62. Leadwerks

Leadwerks

Leadwerks é uma engine de jogos 3D que visa facilitar o desenvolvimento de jogos e experiências em realidade virtual. Oferece tutoriais abrangentes e exemplos de código para ajudar os desenvolvedores a criar seus próprios jogos.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: Lua, C++

Jogos famosos feitos com Leadwerks:

  • Hoodwink (utilizou elementos da engine, principalmente o renderizador)

63. Turso3D

Turso3D

Turso3D é uma engine de jogos 3D leve e modular, projetada para ser fácil de usar e integrar. Focada em fornecer uma base sólida para desenvolvimento de jogos e aplicações gráficas.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Turso3D:

  • Não há registros de jogos famosos desenvolvidos com esta engine.

64. jle

jle

Jet-Lagged Engine (jle) é uma engine de jogos personalizada, simples porém poderosa, desenvolvida em C++ para jogos de PC. Está sendo desenvolvida paralelamente a um jogo ainda não anunciado.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com jle:

  • Não há registros de jogos famosos desenvolvidos com esta engine.

65. Minko framework

Minko framework

Minko é uma engine de jogos 3D de código aberto, projetada para criar e exibir conteúdo 3D em diversas plataformas, incluindo HTML5, iOS, Windows, OS X e Linux. Oferece suporte a uma API de cena/componentes, über-shaders e scripting.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, JavaScript

Jogos famosos feitos com Minko:

  • Não há registros de jogos famosos desenvolvidos com esta engine.

66. Lina Engine

Lina Engine

Lina Engine é uma engine de desenvolvimento de jogos 3D escrita com foco em modularidade, performance e extensibilidade, voltada principalmente para desenvolvedores que buscam controle total sobre o pipeline gráfico e o sistema de ECS (Entity Component System). Ela conta com renderização baseada em deferred rendering, suporte a PBR, editor embutido, sistema de scene graph, e integração com física, animação e UI.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Lina Engine:

  • Ainda não possui jogos comerciais amplamente conhecidos; é uma engine em desenvolvimento ativo, usada principalmente como projeto open source e educacional por desenvolvedores que buscam aprender sobre construção de engines.

Voltada para entusiastas e desenvolvedores que desejam entender ou contribuir com a criação de uma engine robusta em C++, com foco técnico e arquitetônico.


67. Esenthel Titan Engine

Esenthel Titan Engine

Esenthel Titan Engine é uma engine de desenvolvimento de jogos multiplataforma, focada em alto desempenho, facilidade de uso e suporte nativo a C++. Desenvolvida desde 2000, é mantida por Grzegorz Slazinski e oferece recursos avançados para criação de jogos 3D.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++ (com editor integrado que elimina a necessidade de arquivos .h)

Jogos famosos feitos com Esenthel Titan Engine:

  • Lucius (2012)
  • Crossroads Inn (2019)
  • Dragon Fury (2022)
  • Into The Dark (2022)
  • CSCD: Vietnam Mobile Police (2024)
  • Dungeon Hero RPG (2015)
  • Everlasting Crusade (2013–2016)
  • ’90s Football Stars (2018–2023)
  • Hell Invades Heaven (2021)
  • Moobly (em desenvolvimento)

68. ETEngine

ETEngine Engine

ETEngine é uma engine de jogos modular e de código aberto, desenvolvida com foco em arquitetura baseada em ECS (Entity Component System), visando flexibilidade, paralelismo e performance. Possui um sistema de threading robusto, gerenciamento explícito de memória e forte separação entre lógica e dados, tornando-a uma base sólida para engines customizadas e experimentos com arquiteturas modernas de engines.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com ETEngine:

  • A engine é experimental e acadêmica; não possui jogos comerciais famosos conhecidos.

Voltada principalmente para aprendizado e estudo de arquiteturas ECS modernas, sendo ideal para desenvolvedores interessados em entender e construir engines do zero.


69. C4Engine

C4Engine

C4Engine é uma engine comercial para desenvolvimento de jogos 3D, suportando plataformas como Windows, PlayStation e Xbox. Oferece um conjunto completo de ferramentas para criação de jogos, incluindo editor de cenas, sistema de física e renderização avançada.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com C4Engine:

  • Informações específicas sobre jogos comerciais não estão amplamente disponíveis.

70. Lumix Engine

Lumix Engine

Lumix Engine é uma engine 3D de código aberto, escrita em C++, que oferece um editor visual integrado e suporte a sistemas modernos de renderização. É adequada para desenvolvedores que buscam uma base sólida e extensível para projetos 3D.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Lumix Engine:

  • Não há registros de jogos comerciais amplamente reconhecidos.

71. Limon Engine

Limon Engine

Limon Engine é uma engine 3D multiplataforma focada em jogos de tiro em primeira pessoa. Destaca-se pela facilidade de uso e estudo, sendo uma opção leve e gratuita para desenvolvedores independentes.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Limon Engine:

  • Sem registros de jogos comerciais conhecidos.

72. Hazel Engine

Hazel Engine

Hazel Engine é uma engine de jogos em estágio inicial de desenvolvimento, criada por The Cherno(Yan Chernikov). Serve como base educacional para desenvolvedores interessados em aprender sobre a criação de engines, com foco em renderização e arquitetura de sistemas.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Hazel Engine:

  • Sem registros de jogos comerciais conhecidos.

73. ezEngine

ezEngine

ezEngine é uma engine de jogos open source escrita em C++, oferecendo uma arquitetura modular e suporte a recursos modernos de renderização. É adequada para desenvolvedores que buscam uma base flexível para projetos personalizados.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com ezEngine:

  • Não há registros de jogos comerciais amplamente reconhecidos.

74. RavEngine

RavEngine

RavEngine é uma engine 3D moderna, escrita em C++23, com foco em desempenho e facilidade de uso. Suporta múltiplas plataformas e oferece recursos avançados para desenvolvimento de jogos e aplicações interativas.

  • Escrita em: C++23
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com RavEngine:

  • Sem registros de jogos comerciais conhecidos.

75. Thunder Engine

Thunder Engine

Thunder Engine é uma game engine modular, multiplataforma e open-source, voltada para o desenvolvimento de jogos 2D e 3D com suporte a scripting, GUI customizada, animações, física e sistema de cenas baseado em entidades (ECS).

Recursos principais:

  • Sistema de entidades/componentes
  • Renderização baseada em OpenGL
  • Editor integrado com GUI personalizada
  • Sistema de animação e física
  • Suporte a shaders GLSL
  • Serialização de cenas
  • Script de lógica com AngelScript

  • Sem registros de jogos famosos comerciais, por ser uma engine relativamente nova e focada em projetos independentes e aprendizado.

Voltada para desenvolvedores que preferem controle total do código e personalização, com estrutura limpa e extensível. Ideal para quem quer estudar ou criar seu próprio pipeline com base em uma engine C++.


76. Adria

Adria

Adria é uma engine de jogos experimental e minimalista, focada em aprendizado e exploração de conceitos de design de engines em C++. Seu código é simples, direto e visa facilitar o entendimento da arquitetura de uma engine 2D.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Nenhum jogo comercial ou famoso. Adria é uma engine de estudo e experimentação, não voltada para produção de jogos comerciais.

Indicada para quem deseja entender como uma engine funciona por dentro, com foco educacional e estrutura enxuta.


77. Irrlicht Engine

Irrlicht Engine

Irrlicht Engine é uma engine 3D de código aberto, leve e multiplataforma, criada por Nikolaus Gebhardt em 2003. Suporta renderização via OpenGL, DirectX e renderizador próprio, além de oferecer sistema de cena, animação esquelética, partículas, GUI embutida e suporte a shaders. É conhecida pela facilidade de uso e ampla compatibilidade com hardware antigo e atual.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++; bindings não oficiais para Java, Python, Lua, C#, entre outros.

Jogos famosos feitos com Irrlicht Engine:

  • Octodad: Dadliest Catch
  • SuperTuxKart (versões até 0.8.1)
  • Craft The World
  • H-Craft Championship
  • Schwarzerblitz
  • Star Ruler
  • Democracy 3
  • Bugsnax (versão modificada)

78. Crystal Space

Crystal Space

Crystal Space é uma engine 3D modular e multiplataforma iniciada em 1997 por Jorrit Tyberghein. Suporta OpenGL, animação esquelética (CAL3D), física via ODE/Bullet, shaders, renderização por software e scripting com Python e Lua. Apesar de descontinuada, foi uma base sólida para projetos de código aberto.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, com suporte a Python e Lua via plugins.

Jogos famosos feitos com Crystal Space:

  • PlaneShift (MMORPG)
  • Yo Frankie! (em conjunto com Blender)
  • Crystal Core (demo técnica)
  • Tunnel Fighter
  • Bonez Adventure

79. Delta3D

Delta3D

Delta3D é uma engine 3D de código aberto desenvolvida inicialmente pelo Naval Postgraduate School dos EUA. Focada em simulações e treinamentos, integra OpenSceneGraph, Cal3D, OpenAL e PhysX, oferecendo suporte a IA, física e renderização avançada.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Projetos notáveis usando Delta3D:

  • Simulações militares e de treinamento para o Departamento de Defesa dos EUA.

80. Rootex

Rootex

Rootex é uma engine de jogos open-source desenvolvida pelo SDSLabs com foco em modularidade, arquitetura baseada em componentes (ECS) e ferramentas integradas para facilitar o desenvolvimento de jogos 2D e 3D. Oferece editor embutido, suporte a scripting, gerenciamento de recursos, sistema de cenas e física básica. Ideal para aprendizado e projetos de pequeno a médio porte.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: Lua

Não há registros de jogos comerciais famosos feitos com Rootex. A engine é usada principalmente para fins educacionais e experimentação.

Engine voltada para aprendizado de conceitos modernos de game engine, com foco em clareza do código e extensibilidade.


81. Bamboo

Bamboo

Bamboo é uma game engine open source com foco em desempenho e modularidade. Inspirada em engines modernas como Unity e Unreal, foi criada com o objetivo de oferecer uma base sólida para jogos 2D e 3D, com um sistema de entidade-componente (ECS), editor visual, suporte a física, renderização, e scripting.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C# (via integração com o Mono runtime)

Ainda não possui jogos comerciais de grande destaque, por ser uma engine em desenvolvimento e mais voltada para estudos e projetos independentes.

Apesar de não ser amplamente utilizada na indústria, Bamboo é um excelente exemplo de engine moderna escrita em C++ com C# como linguagem de scripting, adequada para desenvolvedores que buscam entender a arquitetura de uma engine do zero.


82. Urho3D

Urho3D

Urho3D é uma engine 2D/3D leve e multiplataforma, inspirada em OGRE e Horde3D. Suporta renderização via Direct3D9/11, OpenGL, OpenGL ES e WebGL, além de oferecer sistema de cena, física, animação, rede e scripting em Lua e AngelScript.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++, Lua, AngelScript

Jogos famosos feitos com Urho3D:

  • Clinically Dead
  • Edge of Time: Rise of the Aeus
  • Bolderline
  • War Priest

83. GDevelop

GDevelop

GDevelop é uma engine 2D de código aberto e multiplataforma, voltada para iniciantes e desenvolvedores sem experiência em programação. Utiliza um sistema de eventos visuais para lógica de jogo e exporta para HTML5, Android, Windows, Linux e macOS.

  • Escrita em: C++ e JavaScript
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: Sistema de eventos visuais; extensível com JavaScript

Jogos famosos feitos com GDevelop:

  • Hyperspace Dogfights
  • Lil BUB’s HELLO EARTH
  • Mindustry
  • The Fungus

84. AnKi 3D Engine

AnKi 3D Engine

AnKi 3D Engine é uma engine gráfica e de simulação orientada a alta performance, com foco em jogos e simulações em tempo real. Ela é voltada para programadores experientes que buscam controle sobre renderização moderna.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com AnKi 3D Engine:

  • Sem jogos comerciais notáveis. É mais usada para projetos pessoais e testes gráficos avançados.

85. Bgfx

Bgfx

Bgfx é uma biblioteca gráfica multiplataforma para renderização de gráficos 2D e 3D, não sendo uma engine de jogo completa, mas usada como base para engines e aplicações gráficas.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++ (com bindings para C, C#, Rust, Lua, etc.)

Jogos/engines famosas que usam Bgfx:

  • The Machinery
  • Dear ImGui (demos)
  • Dolphin Emulator (testes de backend gráfico)

86. Nebula Engine

Nebula Engine

Nebula Engine (também conhecida como Nebula3 ou Nebula Device) é uma engine modular usada principalmente por estúdios europeus como a Radon Labs, com foco em jogos para PC e consoles.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++ e scripting com Lua

Jogos famosos feitos com Nebula Engine:

  • Drakensang: The Dark Eye
  • Venetica

87. U3D

U3D

U3D (Universal 3D) é uma engine gráfica open source voltada para aplicações em 3D interativo, originalmente desenvolvida como parte de um padrão da Intel para facilitar a interoperabilidade de gráficos 3D em diferentes plataformas. Atualmente, o projeto é mantido pela comunidade e tem foco em renderização e visualização 3D, sendo mais usada em aplicações técnicas e científicas do que em jogos comerciais.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos/aplicações: C++

Nenhum jogo comercialmente famoso. U3D é mais utilizada em:

Apesar do nome sugerir foco em jogos, a U3D é uma engine mais voltada para interoperabilidade e visualização técnica 3D do que para o desenvolvimento de jogos comerciais.


88. Metaverse Engine (Roblox engine, núcleo em C++)

Metaverse Engine

Metaverse Engine é o núcleo da plataforma Roblox, uma engine própria otimizada para criação de experiências multiplayer, sociais e imersivas.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: Lua (via Roblox Studio)

Jogos famosos feitos com Metaverse Engine:

  • Brookhaven 🏡RP
  • Adopt Me!
  • Blox Fruits
  • Tower of Hell
  • Jailbreak

89. Quake Engine (id Tech 2)

Quake Engine

Quake Engine, também conhecido como id Tech 2, foi uma revolução no design de engines em 1996, trazendo renderização 3D verdadeira com BSP, iluminação dinâmica e suporte a mods.

  • Escrita em: C e partes em C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: QuakeC

Jogos famosos feitos com Quake Engine:

  • Quake
  • Hexen II
  • Half-Life (modificado e estendido pela Valve)
  • Kingpin: Life of Crime

90. Serious Engine

Serious Engine

Serious Engine foi criada pela Croteam para suportar grandes ambientes abertos com muitos inimigos simultâneos, sendo extremamente eficiente para shooters arcade.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++ e scripts em Lua

Jogos famosos feitos com Serious Engine:

  • Serious Sam: The First Encounter
  • Serious Sam: The Second Encounter
  • Serious Sam 3: BFE

91. VQEngine

VQEngine

VQEngine é uma engine de jogo open-source voltada para aprendizado e experimentação, com foco em estrutura limpa e modularidade. Desenvolvida por vilbeyli, a engine implementa conceitos modernos de renderização, ECS (Entity Component System) e gerenciamento de recursos.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Características técnicas:

  • Renderização baseada em OpenGL
  • Suporte a ECS (Entity-Component-System)
  • Sistema de recursos assíncrono
  • Arquitetura baseada em componentes reutilizáveis
  • Design limpo e didático para fins educacionais

Nenhum jogo comercial relevante — engine voltada para aprendizado e experimentação, não usada em títulos comerciais populares.

Ideal para desenvolvedores interessados em entender como engines modernas funcionam por baixo dos panos.


92. DarkPlaces Engine

DarkPlaces Engine

DarkPlaces Engine é uma engine baseada no Quake, altamente modificada, com suporte a gráficos modernos, partículas, sombras dinâmicas e melhorias em física e rede.

  • Escrita em: C e C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: QuakeC

Jogos famosos feitos com DarkPlaces Engine:

  • Nexuiz (original)
  • Xonotic (sucessor espiritual do Nexuiz)
  • Transfusion (Blood Remake)

93. Godot C++ J.E.N.O.V.A

Godot C++ J.E.N.O.V.A

Godot C++ J.E.N.O.V.A é uma extensão para a engine Godot 4 que permite o uso de C++20 como linguagem de scripting, integrando diretamente ao editor da Godot.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++ (via GDExtension), GDScript

Jogos famosos feitos com Godot C++ J.E.N.O.V.A:

  • Projeto em desenvolvimento; sem jogos notáveis lançados até o momento.

94. Voxel Farm Engine

Voxel Farm Engine

Voxel Farm Engine é uma engine especializada em geração procedural de terrenos e ambientes voxel, permitindo a criação de mundos destrutíveis e expansivos.

Jogos famosos feitos com Voxel Farm Engine:

  • EverQuest Next (cancelado)
  • Landmark (cancelado)

95. Genesis3D

Genesis3D

Genesis3D é uma engine 3D de código aberto lançada no final dos anos 90, focada em facilitar o desenvolvimento de jogos por pequenas equipes.

  • Escrita em: C/C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C/C++

Jogos famosos feitos com Genesis3D:

  • Shadow of the Devil
  • The War of Genesis III

96. Void Engine (Arkane Studios)

Void Engine

Void Engine é uma engine desenvolvida pela Arkane Studios, baseada no id Tech 6, com aproximadamente 70% do código reescrito para atender às necessidades específicas dos jogos da empresa.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Void Engine:

  • Dishonored 2
  • Prey (2017)

97. Hero Engine

Hero Engine

Hero Engine é uma engine voltada para o desenvolvimento de MMORPGs, oferecendo ferramentas de colaboração em tempo real e integração com diversas tecnologias de terceiros.

Jogos famosos feitos com Hero Engine:

  • Star Wars: The Old Republic
  • The Repopulation

98. Diesel Engine (da franquia Payday)

Diesel Engine

Diesel Engine é uma engine desenvolvida originalmente pela Grin para jogos de corrida, posteriormente adaptada pela Overkill Software para a franquia Payday.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com Diesel Engine:

  • Payday: The Heist
  • Payday 2

99. VRSFML

Vision Engine

VRSFML é um fork moderno da SFML (Simple and Fast Multimedia Library) VERSÃO 3 criado por Vittorio Romeo, com foco em alta performance, simplicidade e compatibilidade com C++ moderno. Ele incorpora melhorias significativas como renderização em lote (batch rendering), integração com Dear ImGui, suporte a Emscripten (compilação para WebAssembly) e uso extensivo de recursos modernos do C++ (como templates, ranges e corrotinas).

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Diferenciais:

  • Permite renderizar centenas de milhares de entidades a 60 FPS com batch rendering.
  • Arquitetura orientada a ECS (Entity-Component-System).
  • Foco em jogos 2D com renderização acelerada por GPU.
  • Compatível com WebAssembly via Emscripten.
  • Integração nativa com GUI via Dear ImGui.

Ainda não há jogos de grande destaque comercial feitos com VRSFML, já que se trata de uma engine/fork experimental e mais usada em projetos acadêmicos, pessoais ou como base para engines customizadas.

Ideal para: Desenvolvedores que querem explorar C++ moderno com alto desempenho em jogos 2D, estudar técnicas avançadas de arquitetura de game engine e trabalhar com visualização ou ferramentas gráficas.


100. REDengine (CD Projekt RED)

REDengine

REDengine é uma engine proprietária desenvolvida pela CD Projekt RED, utilizada em seus principais títulos até a transição para o Unreal Engine 5.

  • Escrita em: C++
  • Linguagens para desenvolvimento de jogos: C++

Jogos famosos feitos com REDengine:

  • The Witcher 2: Assassins of Kings
  • The Witcher 3: Wild Hunt
  • Cyberpunk 2077

Na verdade existe mais que o dobro disso, mas precisei separar as melhores e outras aleatórias para lista não ficar tão grande!

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Fontes:


motoresdejogos gamedev cpp


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