Crie Jogos para Windows, Linux e Web com Raylib C/C++

Apesar de ter suporte nativo para C/C++, é possível utilizá-la em outras linguagens de programação como: Lua, Golang, C#, Python, PHP, Java e entre outras.


Crie Jogos para Windows, Linux e Web com Raylib C/C++

🔊 Raylib é uma biblioteca utilizada para desenvolvimento de games, no entanto, existem outras áreas de aplicação. Apesar de ter suporte nativo para C/C++, é possível utilizá-la em outras linguagens de programação como: Lua, Golang, C#, Python, PHP, Java e entre outras.

Algumas características da Raylib são:

  • Não possui interface clicável, é um biblioteca para programadores que gostam de escrever código;
  • Multiplataforma disponível para: Windows, GNU/Linux, macOS, Android, HTML5 e entre outros;
  • Escrita em C99 ;
  • Suporta gráficos 2D e 3D;
  • É fácil, simples e diferenciada!

Assista ao vídeo


Instalação

Windows

  1. Abra seu navegador
  2. Acesse o endereço: https://github.com/raysan5/raylib
  3. Selecione e clique em Releases ao lado direto na tela
  4. Role o curso até abaixo e faça o download da versão: raylib_installer_v4.2.mingw.exe
  5. Após finalizado o download dê um duplo clique no arquivo, clique em Permitir
  6. Install e Finish
  7. Abra o atalho: [Notepad++ for Raylib]
  8. Como o exemplo que já vai estar aberto, tecle F6 e depois pressione [OK] para compilar

GNU/Linux

Dependências:

# Ubuntu
sudo apt install libasound2-dev mesa-common-dev libx11-dev libxrandr-dev libxi-dev xorg-dev libgl1-mesa-dev libglu1-mesa-dev

# Fedora
sudo dnf install alsa-lib-devel mesa-libGL-devel libX11-devel libXrandr-devel libXi-devel libXcursor-devel libXinerama-devel libatomic

# Arch Linux
sudo pacman -S alsa-lib mesa libx11 libxrandr libxi libxcursor libxinerama

Para mais informações clique aqui.

Instalando a Raylib:

git clone https://github.com/raysan5/raylib
cd raylib
mkdir build && cd build
cmake -DBUILD_SHARED_LIBS=ON ..
make
sudo make install
sudo cp /usr/local/lib/libraylib.so.420 /usr/lib/ 

Já pode remover o diretório que foi clonado: cd ../.. && rm -rf raylib

Copie esse exemplo:

main.cpp

#include "raylib.h"

int main(){
  InitWindow(800, 450, "raylib [core] example - basic window");

  while (!WindowShouldClose()){
    BeginDrawing();
    ClearBackground(RAYWHITE);
    DrawText("Congrats! You created your first window!", 190, 200, 20, LIGHTGRAY);
    EndDrawing();
  }

  CloseWindow();
  return 0;
}

Compile:

g++ main.cpp -lraylib -lGL -lm -lpthread -ldl -lrt -lX11

Imagens e exemplo usados no vídeo

sprite.png

Carro básico

bg.png

Fundo para o game

Código utilizado no vídeo

main.cpp

namespace ray {
  #include <raylib.h>
};

int main (){
  ray::InitWindow(1280, 720, "Primeiros passos com a Raylib");

  ray::Texture sprite, bg;
  sprite = ray::LoadTexture("./sprite.png");
  bg = ray::LoadTexture("./bg.png");

  float posx = -sprite.width;

  while( !ray::WindowShouldClose() ){

    posx += 0.9f;
    if( posx > 1280 ){
     posx = -sprite.width; 
    }

    ray::BeginDrawing(); 
    ray::ClearBackground(ray::WHITE);
     ray::DrawText("Primeiros passos com a Raylib", 50, 100, 50, ray::BLACK);
     ray::DrawTexture(bg, 0, 0, ray::WHITE);
     ray::DrawTexture(sprite, posx, 630 - sprite.height, ray::WHITE);
    ray::EndDrawing();
  }

  ray::CloseWindow();

  return 0;
}

Links Úteis


gamedev cpp raylib linguagemc


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Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

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