Aprenda a Criar Jogos com Allegro C/C++ no Windows e Linux

Nesse vídeo vamos ver como instalar o Allegro no Windows 10, tanto no Visual Studio como com MinGW para compilar com gcc/g++ e escrever seu código no seu editor preferido.


Aprenda a Criar Jogos com Allegro C/C++ no Windows e Linux

Allegro é uma biblioteca multiplataforma voltada principalmente para desenvolvimento de jogos em C e C++, mas também é muito utilizada em programação multimídia.

Nesse vídeo vamos ver como instalar o Allegro no Windows 10, tanto no Visual Studio como com MinGW para compilar com gcc/g++ e escrever seu código no seu editor preferido, seja o VS Code, Vim, Neovim, Code::Blocks e entre outros.


Assista ao vídeo


Códigos e Arquivos Utilizados no Vídeo

Makefile para Windows

DICA: Renomei o arquivo mingw32-make.exe na pasta C:\mingw64\bin\mingw32-make para somente make.exe.

TARGET=program.exe
CC=gcc
ALLEGRO=C:\allegro\include
STATIC=liballegro_monolith.dll.a
LD=gcc
OBJS=main.o
all: $(OBJS)
	$(LD) -I $(ALLEGRO) -o $(TARGET) $(OBJS)  $(STATIC)
	$(TARGET)
main.o: main.c
	$(CC) -I $(ALLEGRO) -c main.c -o main.o

Para compilar e rodar use o CMD ou o PowerShell com o seguinte comando:

Antes entre na pasta onde há seu arquivo main.c e o Makefile.

make

Ou se não estiver renomeado o arquivo: mingw32-make


Makefile para GNU/Linux

TARGET=a.out
CC=gcc
DEBUG=-g
OPT=-O0
WARN=-Wall
ALLEGRO=-lallegro -lallegro_main -lallegro_audio -lallegro_dialog -lallegro_ttf -lallegro_image -lallegro_color -lallegro_memfile -lallegro_acodec -lallegro_primitives -lallegro_font
CCFLAGS=$(DEBUG) $(OPT) $(WARN) $(ALLEGRO)
LD=gcc
OBJS= main.o
all: $(OBJS)
	$(LD) -o $(TARGET) $(OBJS) $(CCFLAGS)
	@rm *.o
	@./$(TARGET)

main.o: main.c
	$(CC) -c $(CCFLAGS) main.c -o main.o


Exemplo básico de teste

main.c

#include <allegro5/allegro.h>
#include <allegro5/allegro_font.h>

int main (){

  al_init();
  al_init_font_addon();

  ALLEGRO_DISPLAY * display = al_create_display(640,480);
  al_set_window_position(display, 200, 200);

  ALLEGRO_FONT* font = al_create_builtin_font();
  ALLEGRO_TIMER* timer = al_create_timer(1.0 / 60.0);

  ALLEGRO_EVENT_QUEUE * event_queue = al_create_event_queue();
  al_register_event_source(event_queue, al_get_display_event_source(display));
  al_register_event_source(event_queue, al_get_timer_event_source(timer));
  al_start_timer(timer);

  while(true){
    ALLEGRO_EVENT event;
    al_wait_for_event(event_queue, &event);
    if( event.type == ALLEGRO_EVENT_DISPLAY_CLOSE ){
      break;
    }

    al_clear_to_color(al_map_rgb(255,255,255));
    al_draw_text(font, al_map_rgb(0, 0, 0), 230, 200, 0, "Allegro is working!");
    al_flip_display();
  }

  al_destroy_font(font);
  al_destroy_display(display);
  al_destroy_event_queue(event_queue);

  return 0;
}

Rode no terminal dentro do diretório onde há o seu main.c e o Makefile: make.


Image Sprite do Dragão

Dragon Allegro Example


Imagem de Fundo

Background Image Allegro Example


Fonte para o Texto

Clique aqui para baixar a fonte


Código Final do Exemplo

#include <allegro5/allegro.h>
#include <allegro5/allegro_font.h>
#include <allegro5/allegro_ttf.h>
#include <allegro5/allegro_image.h>
#include <allegro5/keyboard.h>
//  573 / 3 = 191 → largura
// 644 / 4 = 161  → altura


int main (){

  al_init();
  al_init_font_addon();
  al_init_ttf_addon();
  al_init_image_addon();
  al_install_keyboard();

  ALLEGRO_DISPLAY * display = al_create_display(1280,720);
  al_set_window_position(display, 200, 200);
  al_set_window_title(display, "Here be Dragons!");

  ALLEGRO_FONT* font = al_load_font("./font.ttf", 25, 0);
  ALLEGRO_TIMER* timer = al_create_timer(1.0 / 30.0);

  ALLEGRO_BITMAP * sprite = al_load_bitmap("./dragon.png");
  ALLEGRO_BITMAP * bg = al_load_bitmap("./bg.png");

  ALLEGRO_EVENT_QUEUE * event_queue = al_create_event_queue();
  al_register_event_source(event_queue, al_get_display_event_source(display));
  al_register_event_source(event_queue, al_get_timer_event_source(timer));
  al_register_event_source(event_queue, al_get_keyboard_event_source() );
  al_start_timer(timer);

  float frame = 0.f;
  int pos_x = 0, pos_y = 0;
  int current_frame_y = 161;

  while(true){
    ALLEGRO_EVENT event;
    al_wait_for_event(event_queue, &event);
    if( event.type == ALLEGRO_EVENT_DISPLAY_CLOSE ){
      break;
    }else if( event.keyboard.keycode == ALLEGRO_KEY_RIGHT ){
      current_frame_y = 161;
      pos_x += 20;
    }else if( event.keyboard.keycode == ALLEGRO_KEY_LEFT ){
      current_frame_y = 161 * 3;
      pos_x -= 20;
    }else if( event.keyboard.keycode == ALLEGRO_KEY_DOWN ){
      current_frame_y = 161 * 2;
      pos_y += 20;
    }else if( event.keyboard.keycode == ALLEGRO_KEY_UP ){
      current_frame_y = 0;
      pos_y -= 20;
    }

    frame += 0.3f;
    if( frame > 3){
      frame -= 3;
    }

    al_clear_to_color(al_map_rgb(255,255,255));
    al_draw_bitmap(bg, 0, 0, 0);
    al_draw_text(font, al_map_rgb(0,0,0), 7, 7, 0, "SCORE: dragon");
    al_draw_text(font, al_map_rgb(255,255,255), 5, 5, 0, "SCORE: dragon");
    al_draw_bitmap_region(sprite, 191 * (int)frame, current_frame_y, 191, 161, pos_x, pos_y, 0);
    al_flip_display();
  }

  al_destroy_bitmap(bg);
  al_destroy_bitmap(sprite);
  al_destroy_font(font);
  al_destroy_display(display);
  al_destroy_event_queue(event_queue);

  return 0;
}

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