
O GNU Guix é uma distro, gerenciador de pacotes e sistema operacional do projeto GNU que propõe uma abordagem radicalmente diferente da maioria das distribuições GNU/Linux. Ele é baseado em gerenciamento funcional(Guix System), com foco em reprodutibilidade, isolamento e controle total do sistema pelo usuário.
Semelhante ao NixOS, ele usa a linguagem GNU Guile (Scheme) para definir pacotes, serviços e a configuração inteira do sistema.
Características:
/gnu/store.O GNU Guix é muito utilizado para: Pesquisa científica, DevOps e Auditoria de segurança.
Guix segue rigorosamente as diretrizes da Free Software Foundation, tornando sólida a: Liberdade do Software Livre
GNU Guix não é para quem quer “só instalar e usar”, é para quem quer controle, previsibilidade e sistemas declarativos de verdade.
Se você enxerga sistema operacional como código, o Guix faz mais sentido que qualquer distro tradicional.
Você pode fazer o download do .iso na página de Downloads do GNU Guix, escolha a alternativa que convém ao seu interesse, se for instalar na sua máquina física, escolha a primeira opção: GNU Guix System (versão) 64-bit(x86_64) ou 32-bit(i686).
Após iniciar o boot com o arquivo .iso é só seguir os passos para instalar que, por sinal, é bem intuitivo, a primeira tela será essa, se quiser facilidade basta escolher a opção usando modo gráfico:

O GNU Guix não usa o Kernel Linux comercial, mas lhe oferece dois tipos de Kernels:
A tela da escolha é essa aqui:

Durante a instalação você também já pode definir o seu Ambiente Desktop ou Gerenciador de Janelas, ou até instalar o seu próprio(KDE Plasma, por exemplo), que não está na lista posteriormente, mas já nessa tela há as opções: GNOME, XFCE, MATE, Icewm, Openbox, AwesomeWM, i3, Ratpoison e Emacs EXWM:

Após essas escolhas básicas é só particionar seu disco conforme deseja e iniciar o processo de instalação… e depois após o reboot é só escolher o sistema automaticamente no GRUB:

Para instalar qualquer coisa basta usar o comando guix sem sudo, exemplo, instalar o Vim:
guix install vimLembrando que o GNU Guix oferece perfis independentes, logo, o Vim só estará disponível para seu usuário.
Se quiser instalar globalmente, adicione o pacote vim na seção packages do operating-system no caminho: /etc/config.scm, exemplo de inclusão na linha de append:
(use-modules (gnu))
(operating-system
;; ...
(packages
(append
(list vim)
%base-packages)))Caso precise reconfigurar para enxergar:
sudo guix system reconfigure /etc/config.scm
Depois é só instalar com sudo:
sudo guix install vimNa lista de pacotes tem tudo: GNU GCC, GNU Make, Clang/LLVM, CMake, … Para todos os pacotes veja em:
Ou aqui: https://hpc.guix.info/browse.

Para mais informações acesse: https://guix.gnu.org/
gnu so freesoftware distros gnulinux