O Arch Linux nem sempre é Linux ele pode ter outros kernels, como já postamos sobre o PacBSD que é o Arch com o kernel do FreeBSD .
O Arch Hurd são os pacotes do Arch com o kernel GNU/Hurd e lógico com as ferramentas do GNU .
O projeto Arch Hurd foi fundado em um tópico do fórum Arch Linux em janeiro de 2010 e, após algumas semanas com muitas contribuições, progrediu ao ponto de poder inicializar em uma máquina virtual.
Ele tem como objetivo fornecer um ambiente de usuário semelhante ao Arch (scripts de inicialização no estilo BSD, pacotes otimizados para i686, uso do gerenciador de pacotes pacman , rolling-release e uma configuração KISS ) no Hurd que é estável o suficiente para usar.
Apesar de ter uma pequena equipe de desenvolvimento, muito progresso foi feito desde sua fundação, como inicializar em hardware real, empacotar tudo para um servidor web básico, e a produção de um LiveCD gráfico não oficial.
Em junho de 2011, Arch Hurd anunciou a integração bem-sucedida do Device Driver Environment ( DDE ) — a estrutura para drivers Linux no Hurd, que melhora o suporte de hardware de rede na distribuição e o torna utilizável.
Vamos conhecer essa proposta de sistema operacional que ainda está em desenvolvimento, mas já merece nossa atenção .
Descompacte o arquivo:
Ou
xd -d archhurd-2018.09.28.img.xz
Transforme o .img
em .iso
, mas antes você vai precisar do iat, exemplo de instalação no Gentoo e também no Debian, Ubuntu e derivados:
Após instalado, transforme em .iso
:
Caso você queira testar no VirtualBox.
Esse processo pode demorar um pouco.
Após terminado basta você carregá-lo no seu VirtualBox ou até mesmo gravar um USB ou DVD e instalar na sua máquina física .
Se quiser tentar no QEMU, rode:
Dica: Tente pelo método com VirtualBox.
O processo de instalação é similar do Arch Linux e você pode ver todo o processo na página que há o Guia de instalação no endereço: https://wiki.archlinux.org/title/Installation_guide .
Para mais informações acesse os links abaixo: