O PacBSD ( antigamente chamado de ArchBSD ) é um sistema operacional baseado no Arch Linux , mas usa o kernel do FreeBSD ao invés do kernel do Linux e um ambiente GNU. O projeto PacBSD começou em um tópico de fórum Arch Linux em abril de 2012. O objetivo é fornecer um ambiente de usuário semelhante ao do Arch, utilizando o sistema init do OpenRC , o gerenciador de pacotes pacman e um sistema roling release .
O Endereço oficial do PacBSD pode ser acessado pelo link: https://pacbsd.org/ , onde você pode fazer download do disco de inicialização, notícias e demais informações.
Alteração do nome do projeto
Inicialmente o projeto tinha o logo e nome do Arch Linux com algumas alterações. No entanto, depararam-se com problemas com a marca registrada e o logo, então precisaram alterar o nome e o logo . O aviso de da mudança de nome pode ser consultado no link: https://pacbsd.org/news/2015/05/10/project-name-change/ . Veja abaixo a antiga forma de apresentação:
Instalação
Após fazer o download do disco de inicialização no link: https://pacbsd.org/download/ basta seguir o guia de instalação conforme o link: https://wiki.pacbsd.org/index.php/Official_PacBSD_Install_Guide, o processo é semelhante ao do Arch Linux, no entanto possui algumas diferenças. Eu de cara me esbarrei com alguns problemas, mas você pode se direcionar com um arquivo install.txt
que fica na raiz do documento, use less install.txt
para seguí-lo.
Veja alguns screenshot abaixo do disco de instalação, perceba que eu consegui pingar no site https://terminalroot.com.br , ou seja, a rede funcionando, no entanto, não testei em máquina física e muito menos com wi-fi, na documentação não encontrei algo que explicitasse essa parte. O PacBSD utiliza o Shell CSH , C Shell por padrão.
Conclusão
Eu particularmente gostei do Projeto. Pra quem gosta do pacman , Package Manager , não gosta do SystemD e é fã de FreeBSD é uma boa alternativa para unir os gostos particulares unidos em um só projeto. No momento que escrevi esse artigo estava inciando a instalação na VM, mas vou testar via ethernet numa máquina física e futuramente, se der, vou fazer um vídeo mais detalhado!
E você gostou da ideia do projeto ? Conte-nos nos comentários!
Veja também:
- Conheça o NomadBSD uma alternativa ao Tails
- Conheça o GhostBSD - Um Sistema Simples, Rápido e Elegante
- DragonFlyBSD + HerbstluftWM + Lemonbar
- NetBSD + ZSH + Oh My ZSH + LXDE c/ Openbox
- OpenBSD - O Sistema mais Seguro do Mundo - Instalação e Configuração
- Como Compilar Programas no FreeBSD via Ports
- Como Customizar a Aparencia do LXDE
- Como Instalar o Lumina Desktop no FreeBSD
Abraços!