Conheça o PacBSD - O Arch Linux com Kernel FreeBSD

Possui o gerenciador de pacotes PacMan e o sistema init OpenRC


PacBSD

O PacBSD ( antigamente chamado de ArchBSD ) é um sistema operacional baseado no Arch Linux , mas usa o kernel do FreeBSD ao invés do kernel do Linux e um ambiente GNU. O projeto PacBSD começou em um tópico de fórum Arch Linux em abril de 2012. O objetivo é fornecer um ambiente de usuário semelhante ao do Arch, utilizando o sistema init do OpenRC , o gerenciador de pacotes pacman e um sistema roling release .

O Endereço oficial do PacBSD pode ser acessado pelo link: https://pacbsd.org/ , onde você pode fazer download do disco de inicialização, notícias e demais informações.

Alteração do nome do projeto

Inicialmente o projeto tinha o logo e nome do Arch Linux com algumas alterações. No entanto, depararam-se com problemas com a marca registrada e o logo, então precisaram alterar o nome e o logo . O aviso de da mudança de nome pode ser consultado no link: https://pacbsd.org/news/2015/05/10/project-name-change/ . Veja abaixo a antiga forma de apresentação:

ArchBSD para PacBSD

Instalação

Após fazer o download do disco de inicialização no link: https://pacbsd.org/download/ basta seguir o guia de instalação conforme o link: https://wiki.pacbsd.org/index.php/Official_PacBSD_Install_Guide, o processo é semelhante ao do Arch Linux, no entanto possui algumas diferenças. Eu de cara me esbarrei com alguns problemas, mas você pode se direcionar com um arquivo install.txt que fica na raiz do documento, use less install.txt para seguí-lo.

Veja alguns screenshot abaixo do disco de instalação, perceba que eu consegui pingar no site https://terminalroot.com.br , ou seja, a rede funcionando, no entanto, não testei em máquina física e muito menos com wi-fi, na documentação não encontrei algo que explicitasse essa parte. O PacBSD utiliza o Shell CSH , C Shell por padrão.

PacBSD PacBSD

PacBSD

Conclusão

Eu particularmente gostei do Projeto. Pra quem gosta do pacman , Package Manager , não gosta do SystemD e é fã de FreeBSD é uma boa alternativa para unir os gostos particulares unidos em um só projeto. No momento que escrevi esse artigo estava inciando a instalação na VM, mas vou testar via ethernet numa máquina física e futuramente, se der, vou fazer um vídeo mais detalhado!

E você gostou da ideia do projeto ? Conte-nos nos comentários!

Veja também:

Abraços!

Compartilhe

Marcos Oliveira

Autor
Marcos Oliveira
Desenvolvedor de Software
youtube.com/TerminalRootTV

Pacote Promocional com Todos os Cursos

Adquira todos os cursos para se tornar um ninja do Terminal e do Linux.

Artigos Relacionados



Comentários