Primeiros Passos com a Biblioteca Cairo para C/C++
Projetos como: Polybar, AmigaOS, Synfig e outros foram feitos com a biblioteca Cairo.
Cairo é uma biblioteca gráfica de código aberto que fornece uma API independente de dispositivo baseada em gráficos vetoriais para desenvolvedores de software .
Ela fornece primitivas para desenho bidimensional em vários back-ends diferentes . Cairo usa aceleração de hardware quando disponível.
Apesar de ser mais utilizada por programadores C/C++ ela também pode ser aplicada em outras linguagens de programação, tais como: C#, Delphi, Eiffel, Factor, Harbor, Haskell, Julia, Lua , Perl , PHP, Python, Ruby, Rust, Scheme, Smalltalk e vários outros como Gambas (Como o Visual Basic).
Ligações com Toolkits
Como o Cairo é apenas uma biblioteca de desenhos, pode ser bastante útil integrá-lo a um kit de ferramentas de interface gráfica do usuário, como:
FLTK tem suporte total para Cairo (através do switch de compilação “--enable-cairo”).
GTK começou em 2005, com a versão 2.8, a usar Cairo para renderizar a maioria de seus elementos de controle gráfico , e desde a versão 3.0 toda a renderização é feita através do Cairo.
Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!