Como Criar um Makefile

Na unha e de forma rápida 📁.


Como Criar um Makefile

No artigo que nós criamos: Tutorial Definitivo do GNU Autotools para Iniciantes , mostramos todo o passo à passo com exemplo para você gerar um configure de forma padronizada . E esse arquivo(configure) após executado irá gerar um Makefile para consequentemente construir um projeto e ser devidamente instalado/desinstalado no sistema, bem como seus exemplos, documentação e manual.

No entanto, se você acha que todo aquele procedimento não é necessário para seu projeto(que pode ser mais simples) , você pode criar diretamente um Makefile na unha de forma rápida e chegará ao mesmo resultado.


Introdução

Um makefile é um arquivo (por padrão chamado de “Makefile”) contendo um conjunto de diretivas usadas pela ferramenta de automação de compilação make para gerar um alvo/meta(instalar, desinstalar, remover alguns arquivos e outros).

Um makefile contém essencialmente atribuições de variáveis, comentários e regras (“targets”). Comentários são iniciados com o carácter “#”.


Exemplo Básico

Você pode usar um editor de texto para escrever seu Makefile, no entanto, é necessário ficar atento aos detalhes, pois o Makefile gera erro até com espaços onde deveria ser TAB. Vejamos algumas linhas:

  • TARGET , essa linha vai dizer o nome final do arquivo pós compilado;
  • CXX , essa linha(nesse caso) irá dizer o nome do programa que irá compilar( eu criei esse nome variável CXX ): cc, gcc, c++, g++, clang, clang++,…;
  • LD , essa devria gerar o linker, quando você compila mais de um arquivo e deseja unir todos em 1 só, vamos mostrar no segundo exemplo;
  • OBJS , nesse exemplo deixei como main.cpp, mas o certo seria todos os binário para formar o linker;
  • nomedoprograma: veja que essa linha a variável OBJS , pois se usarmos somente o comando make , o arquivo já vai entender;
  • install: essa linha você insere o comando para copiar para um diretório do sistema que faz parte da variável $PATH, usando o comando install;
  • clean: e por fim removemos os arquivos binários que foram construídos para formar o linker.
TARGET=nomedoprograma
CXX=c++
LD=c++
OBJS=main.cpp
nomedoprograma:$(OBJS)
	$(LD) -o $(TARGET) $(OBJS)
install:
	@install nomedoprograma /usr/local/bin/nomedoprograma
clean:
	rm -rf *.o

De início para meio estranho, mas esse Makefile se resume em: c++ main.cpp -o nomedoprograma. Os parametros install e clean são opcionais para a construção do programa.


Um exemplo um pouco menos básico

Você pode criar diversas variáveis para o produto final. Nesse exemplo abaixo, digamos que você quer os parametros:

  • -g(debugar);
  • -Wall(para que o compilador informe os warnings por mais básicos que sejam, mas você quer seu programa totalmente padronizado com a ISOCPP);
  • -pthread você vai compilar uma biblioteca gráfica e o linker precisa desse arquivo separadamente;
  • -export-dynamic e por fim mais esse parametro , pois nesse caso digamos que você está compilando com a biblioteca gtkmm.

Logo, além das variáveis básicas que vimos no exemplo básico, o final ficaria assim:

Perceba que dessa vez os OBJS informa os binários, e se você usar só o comando make, não vai funcionar, pois o ALVO mínimo para construção do programa é o parametro all. Os arquivos códigos estão dentro de um diretório: src/

TARGET=hello-world
CC=g++
DEBUG=-g
OPT=-O0
WARN=-Wall
PTHREAD=-pthread
CCFLAGS=$(DEBUG) $(OPT) $(WARN) $(PTHREAD) -pipe
LD=g++
LDFLAGS=$(PTHREAD) -export-dynamic
OBJS= main.o helloworld.o
all: $(OBJS)
	$(LD) -o $(TARGET) $(OBJS) $(LDFLAGS)
 
main.o: src/main.cpp
	$(CC) -c $(CCFLAGS) src/main.cpp -o main.o
 
helloworld.o: src/helloworld.cpp
	$(CC) -c $(CCFLAGS) src/helloworld.cpp  -o helloworld.o
 
clean:
	rm -f *.o

Resumindo

Eu crio e uso Makefiles diariamente, criei até um comando em Shell, faça também, que gera um pra mim passando somente os arquivos como parametro . A verdade é que não há segredos, basta respeitar essas regras básicas. Os nomes de variáveis você pode até decidir e lembre-se de usar TAB abaixo dos ALVOS onde ficarão os comandos.

Se ainda não pegou, sugiro você dá uma olhada nos exemplos simples sugerido pelos caras do GNU, foi lá que eu aprendi: https://www.gnu.org/software/make/manual/html_node/Simple-Makefile.html . Os arquivos do exemplo aqui citados podem ser conseguidos no tutorial que eu fiz pra documentação do Gentoo nesse link: https://wiki.gentoo.org/wiki/Basic_guide_to_write_Gentoo_Ebuilds .

Abraços!


makefile make gnu cpp linguagemc


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!