4 Geradores de Sites Estáticos para C++

Ordem dos que eu acredito possuir mais recursos.


4 Geradores de Sites Estáticos para C++

Criar sites estáticos é uma das tecnologias mais modernas tanto para fins de documentação como criar um blog, site ou até mesmo um portal. Eu particularmente uso o Jekyll que feito com Ruby on Rails, mas algumas pessoas me perguntaram se há opções feitas com C++ , então resolvi criar essa mini lista para o cpp::daily de hoje.

Então vamos conhecer 4 opções na ordem que acredito ser mais completas. Caso queira saber sobre framework web feito com C++ sugiro você assistir à esse vídeo.


Nift

Nift

Nift ou nsm, abreviação de nifty site manager, é um gerenciador de sites semelhante ao git e ao LaTeX de plataforma cruzadai escrito em C++ . Você pode criar qualquer site que quiser (estático e não estático/dinâmico) usando o Nift, embora precise de algum tipo de servidor web, como Apache, NGINX, etc. para hospedar não estático/dinâmico sites, enquanto sites estáticos podem ser facilmente hospedados em plataformas como BitBucket, GitHub, GitLab e Netlify.


sudo_site

sudo_site

sudo_site é o gerador de site estático mais simples e leve que existe, sem dependências e com todas as bibliotecas já fornecidas com o repositório, você não precisa instalar nenhuma outra dependência.

Com aproximadamente 120 linhas de código, ele se torna o menor gerador de sites estáticos que é capaz de gerar várias páginas e blogs.

O repositório também tem um arquivo de configuração de ações do GitHub com a ajuda do qual você pode automatizar o processo de construção no próprio github. Ele pode enviar para qualquer repositório de sua preferência, basta adicionar um TOKEN DE ACESSO PESSOAL aos segredos com a caixa de seleção repo marcada ao criar o TOKEN.

A documentação está em andamento, embora você não precise porque é tão simples. Depois de clonar ou baixar o repositório, basta executar

g++ -o sudo_site sudo_site.cpp -lstdc++fs && ./sudo_site

… e o site será gerado.

Você não precisa compilá-lo novamente. Da próxima vez, basta executar ./sudo_site somente.


BlogC++

BlogC++

BlogC++ é mais um gerador de blog estático, escrito em C++17.

Utiliza as bibliotecas:

O objetivo é fornecer um conjunto de recursos decente sem exigir muita configuração.


Bake

Bake

Bake é a opção canarinho dessa lista. Criado por um brasileiro, é uma ferramenta para gerar blogs como se você estivesse usando o make. Crie um template, um bakefile e suas postagens em markdown e você está pronto para usar!


Acompanhe o cpp::daily

Deseja aprender C++ e criar seus programas Gráficos e para Terminal com portabilidade para Linux e Windows?

Então se inscreva nos nossos Cursos de C++ Moderno . Você aprender criar:

Acesse o endereço:

https://terminalroot.com.br/cpp/ e saiba mais!


cppdaily cpp desenvolvimentoweb


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!