Criar sites estáticos é uma das tecnologias mais modernas tanto para fins de documentação como criar um blog, site ou até mesmo um portal. Eu particularmente uso o Jekyll que feito com Ruby on Rails, mas algumas pessoas me perguntaram se há opções feitas com C++ , então resolvi criar essa mini lista para o cpp::daily de hoje.
Então vamos conhecer 4 opções na ordem que acredito ser mais completas. Caso queira saber sobre framework web feito com C++ sugiro você assistir à esse vídeo.
Nift ou nsm, abreviação de nifty site manager, é um gerenciador de sites semelhante ao git e ao LaTeX de plataforma cruzadai escrito em C++ . Você pode criar qualquer site que quiser (estático e não estático/dinâmico) usando o Nift, embora precise de algum tipo de servidor web, como Apache, NGINX, etc. para hospedar não estático/dinâmico sites, enquanto sites estáticos podem ser facilmente hospedados em plataformas como BitBucket, GitHub, GitLab e Netlify.
sudo_site é o gerador de site estático mais simples e leve que existe, sem dependências e com todas as bibliotecas já fornecidas com o repositório, você não precisa instalar nenhuma outra dependência.
Com aproximadamente 120 linhas de código, ele se torna o menor gerador de sites estáticos que é capaz de gerar várias páginas e blogs.
O repositório também tem um arquivo de configuração de ações do GitHub com a ajuda do qual você pode automatizar o processo de construção no próprio github. Ele pode enviar para qualquer repositório de sua preferência, basta adicionar um TOKEN DE ACESSO PESSOAL aos segredos com a caixa de seleção repo marcada ao criar o TOKEN.
A documentação está em andamento, embora você não precise porque é tão simples. Depois de clonar ou baixar o repositório, basta executar
… e o site será gerado.
Você não precisa compilá-lo novamente. Da próxima vez, basta executar ./sudo_site
somente.
BlogC++ é mais um gerador de blog estático, escrito em C++17.
Utiliza as bibliotecas:
WITH_OEMBED
O objetivo é fornecer um conjunto de recursos decente sem exigir muita configuração.
Bake é a opção canarinho dessa lista. Criado por um brasileiro, é uma ferramenta para gerar blogs como se você estivesse usando o make. Crie um template, um bakefile e suas postagens em markdown e você está pronto para usar!
Então se inscreva nos nossos Cursos de C++ Moderno . Você aprender criar:
Acesse o endereço:
cppdaily cpp desenvolvimentoweb