IceCat - Um navegador minimalista baseado em Firefox

Sua principal vantagem é a ética.


IceCat - Um navegador minimalista baseado em Firefox

O GNU IceCat, ou simplesmente IceCat(antes conhecido como Iceweasel) é a versão GNU do navegador Firefox.

Sua principal vantagem é a ética . Embora o código-fonte do Firefox do projeto Mozilla seja um software gratuito, eles distribuem e recomendam softwares não-livres como plugins e complementos.

Além disso, a licença de marca registrada impõe requisitos para a distribuição de versões modificadas .

Recursos do IceCat

  • LibreJS: O LibreJS visa solucionar o problema de JavaScript descrito no artigo de Richard Stallman, The Trap JavaScript .
  • Https-Everywhere: extensão que criptografa suas comunicações com muitos sites importantes, tornando sua navegação mais segura.
  • SpyBlock: Bloqueia os rastreadores de privacidade no modo de navegação normal e todas as solicitações de terceiros no modo de navegação privada. Baseado no Adblock Plus.
  • AboutIceCat: adiciona uma página inicial personalizada about:icecat com links para informações sobre o software gratuito e os recursos de privacidade no IceCat, além de caixas de seleção para ativar e desativar os mais propensos a invadir sites.
  • Contramedidas de Fingerprinting: a impressão digital é uma série de técnicas que permitem identificar exclusivamente um navegador com base em características específicas daquela instância específica (como as fontes disponíveis nessa máquina). Ao contrário dos cookies, o usuário não pode optar por não ser rastreado dessa maneira; portanto, o navegador deve evitar dar esse tipo de dica.

Download

Os lançamentos oficiais do IceCat estão disponíveis em ftp.gnu.org , a versão mais recente pode ser encontrada diretamente nesse link disponível para 32 e 64-bit.

O IceCat é gerado no Firefox com os scripts disponíveis em git.savannah.gnu.org/cgit/gnuzilla.git .

Complementos e plugins

Eles mantém uma lista de complementos gratuitos .

O GNUzilla(versão GNU da Mozilla) executa seu próprio serviço de busca de plugins no gnuzilla.gnu.org.

Pacote de idiomas

Você pode encontrar o pacote para seu idioma no diretório “langpacks”, nesse caso para versão mais recente até a data desse artigo: 60.7.0 .

Esses langpacks são gerados automaticamente a partir dos originais do Firefox. Se você notar problemas, informe-nos na lista de e-mails bug-gnuzilla@gnu.org .

Ajuda e documentação online

Os manuais direcionados à comunidade estão disponíveis em libreplanet.org/wiki/Group:IceCat/

Para mais informações, consulte o endereço oficial: https://www.gnu.org/software/gnuzilla/, ou leia também um texto complementar na Wikipédia .

Veja também:

Lista com 28 Navegadores para Linux


icecat gnuzilla firefox navegadores browser


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo


Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!