15 Motores de Jogos feitos com CSharp

🎮 Além de uma tabela comparativa, mais bindings e motores que possui CSharp como linguagem de script.


15 Motores de Jogos feitos com CSharp


C# é uma linguagem popular no desenvolvimento de jogos, amplamente utilizada graças ao Unity, mas não se resume a ele.

Neste artigo, apresento 15 motores de jogos desenvolvidos com C#, mostrando alternativas variadas para quem quer explorar novas opções além dos mais conhecidos, além de uma tabela comparativa, mais bindings e motores que possui C# como linguagem de script.


01. MonoGame

MonoGame

Framework C# baseado no XNA. Foco em multiplataforma. Principais jogos: Stardew Valley, Fez, Axiom Verge.


02. SharpGDX

SharpGDX

Port C# do libGDX. Projeto incompleto e desatualizado. Principais jogos: Nenhum conhecido.


03. MoonWorks

MoonWorks

Game engine moderna em C#, baseada em FNA, com design funcional e foco em performance.


04. ShapeEngine

ShapeEngine

Motor 2D em C# para jogos simples com suporte básico de física e UI. Principais jogos: Nenhum conhecido.


05. OSU Framework

OSU

Framework C# usado para criar o jogo osu!lazer. Suporte avançado a UI e animações. Principais jogos: osu!lazer.


06. FlatRedBall

FlatRedBall

Engine 2D C# com foco educacional e integração com MonoGame. Principais jogos: The Incredible Baron, Tiled Map Editor integrations.


07. FNA

FNA

Reimplementação do XNA em C#. Alta compatibilidade e estabilidade para porte de jogos. Principais jogos: Celeste, Axiom Verge, FEZ (portado).


08. Murder

Murder

Game engine 2D ECS em C# com editor embutido. Foco em produtividade. Principais jogos: Internos/experimentais, sem lançamentos de destaque ainda.


09. Prowl

Prowl

Engine 3D moderna em C#, ainda em desenvolvimento. Usa Vulkan via Veldrid. Principais jogos: Nenhum publicado ainda.


10. Stride

Stride

Engine 3D completa em C#. Suporte para VR, PBR, C# scripting e editor robusto. Principais jogos: Children of the Galaxy, projetos independentes.


11. Duality

Duality

Engine C# 2D com editor modular e sistema de plugins. Principais jogos: Nenhum comercial de destaque.


12. RogueSharp

RogueSharp

Biblioteca C# para criação de roguelikes (mapas, FOV, pathfinding). Não é uma engine completa. Principais jogos: Usado em protótipos e projetos pessoais.


13. SadConsole

SadConsole

Biblioteca C# para jogos estilo console/roguelike. Baseado em grids e tiles ASCII. Principais jogos: Nenhum conhecido publicamente.


14. StereoKit (com C++)

StereoKit

Framework para AR/VR em C# e C++. Suporte a OpenXR, HoloLens, Quest. Principais jogos: Usado em experiências XR, não jogos comerciais.


15. NeoAxis (com C++)

NeoAxis

Engine 3D C# + C++ com editor integrado, voltada para visualizações e jogos. Principais jogos: Nenhum de grande destaque.


Tabela comparativa

Nome Linguagem 2D 3D Editor Incluso Ativo? Jogos Conhecidos Link
MonoGame C# ✔️ ✖️ ✖️ ✔️ Stardew Valley, Fez, Axiom Verge GitHub
SharpGDX C# ✔️ ✔️ ✖️ ✖️ Nenhum GitHub
MoonWorks C# ✔️ ✖️ ✖️ ✔️ Nenhum GitHub
ShapeEngine C# ✔️ ✖️ Parcial ✔️ Nenhum GitHub
osu!framework C# ✔️ ✖️ ✔️ ✔️ osu!lazer GitHub
FlatRedBall C# ✔️ ✖️ ✔️ ✔️ The Incredible Baron GitHub
FNA C# ✔️ ✖️ ✖️ ✔️ Celeste, Axiom Verge, FEZ GitHub
Murder C# ✔️ ✖️ ✔️ ✔️ Nenhum público GitHub
Prowl C# ✖️ ✔️ Parcial ✔️ Nenhum GitHub
Stride C# ✔️ ✔️ ✔️ ✔️ Children of the Galaxy GitHub
Duality C# ✔️ ✖️ ✔️ Parcial Nenhum GitHub
RogueSharp C# ✔️ ✖️ ✖️ ✔️ Nenhum GitHub
SadConsole C# ✔️ ✖️ Parcial ✔️ Nenhum GitHub
StereoKit C#/C++ ✖️ ✔️ Parcial ✔️ XR demos GitHub
NeoAxis C#/C++ ✔️ ✔️ ✔️ ✔️ Nenhum relevante GitHub
  • “Editor Incluso” considera editor visual ou editor de cena.
  • “Parcial” significa que possui algum nível de editor mas não completo.
  • “Ativo?”” refere-se a atividade recente no GitHub (últimos meses).

Bibliotecas que possui bindings para C#

Ou que possui CSharp como linguagem de script.

01. SFML

SFML.NET é o binding oficial do SFML para a família de idiomas .NET (C#, VB.NET, C ++/CLI, etc.).

Ele é construído sobre a ligação C, CSFML, para garantir a máxima compatibilidade entre as plataformas. A API do SFML.NET está próxima do C ++ One, mas no estilo .NET: As convenções de nomeação são diferentes, o manuseio de eventos usa suporte a eventos nativos, etc.

Endereço oficial: https://www.sfml-dev.org/download/sfml.net/


02. Raylib

Existem diversos bindings de CSharp para Raylib, dentre eles:

Nós possuímos um vídeo introdutório a CSharp e um protótipo de jogo com CSharp e Raylib, veja em:


03. SDL

O SDL também possui bindings para CSharp, em duas versões:


04. Allegro

O AllegroDotNet é uma biblioteca para .NET Standard 2.0 ou .NET 6+ para o Allegro 5. Compatível com AOT nativo (.NET 8).


05. Motores que possui CSharp para script

Trata-se de motores feito com C++, mas possui CSharp como linguagem de script para desenvolvimentos dos games:


Veja também

Top 100 Motores de Jogos C++


csharp gamedev


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Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo


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