Nós já fizemos um vídeo que mostra como instalar(após compilar) a biblioteca Raylib, mas aquele procedimento é com biblioteca dinâmica, mas não serve para uso da Raylib para web.
Então, nessa postagem vamos mostrar como como compilar e instalar a Raylib, além de poder usar para desktop, também para usar seu desenvolvimento para rodar no browser.
Dependências
Para usar como base, iremos focar no sistema operacional Ubuntu usando o APT, no entanto, o procedimento pode ser adaptado para qualquer outro sistema operacional, bastando somente encontrar os nomes de pacotes correspondentes para seu gerenciador de pacotes e/ou caminhos de instalação.
Primeiramente é necessário possuir os seguintes pacotes devidamente instalados no seu sistema:
A sessão precisa ter sido iniciada pelo X11, se estiver no Wayland, encerre a sessão e logue novamente escolhendo o Xorg.
Depois, é importantantíssimo possuir o Emscripten instalado, nós mostramos através de vídeo como fazer isso, mas em resumo, basta rodar esses comandos abaixo:
Lembre-se de possuir o Git instalado e atualizado.
Compilar e instalar a Raylib
Após possuir os pacotes necessários e o Emscripten, agora basta compilar e instalar a Raylib com os seguintes comandos:
Aqui, um resumo para onde são copiados os arquivos:
O procedimento acima instala as dependências somente para Web, no entanto, ainda é necessário instalar também para Desktop, usando o CMake:
Note que não foi usado o argumento: -DBUILD_SHARED_LIBS=ON.
Note que não precisa copiar o .so, pois não há.
Aqui, outro resumo para onde são copiados os arquivos, inclusive o arquivo libraylib.a:
Testando e rodando
Agora basta criar um arquivo de exemplo: main.cpp com o código C++ e Raylib abaixo:
Para compilar, antes certifique-se de possui um arquivo HTML de base para uso, você pode baixar do repositório da Raylib com o seguinte comando:
Após isso basta compilar com o comando:
Após isso é só rodar o comando abaixo e será aberto automaticamente no seu navegador padrão:
Exemplo rodando no navegador. Abra a imagem em uma nova guia para ver em uma resolução maior, caso queira.
Se quiser usar o mesmo código para rodar como desktop, como você já deve saber o comando deve ser: g++ main.cpp -lraylib -lGL -lm -lpthread -ldl -lrt -lX11 && ./a.out.
Lembrando que o exemplo é sem ASYNCIFY, para mais informações veja aqui.
Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!