No mundo do desenvolvimento de jogos, encontrar as ferramentas certas pode ser um verdadeiro diferencial para transformar suas ideias em realidade.
Python, com sua sintaxe simples e poderosa, é uma escolha popular entre desenvolvedores de todos os níveis de experiência.
Quando combinado com a versatilidade da Raylib, uma biblioteca de desenvolvimento de jogos leve e amigável, o potencial para criar jogos incríveis torna-se ainda maior.
Neste artigo, vamos explorar como Python e Raylib podem ser utilizados juntos para criar jogos envolventes, oferecendo uma visão prática desde a configuração do ambiente de desenvolvimento até a criação do seu primeiro projeto.
Para instalar basta usar o Pip com o seguinte comando:
pip install raylib-py
Se seu sistema apresentar alguma crítica durante a instalação é porque provavelmente ele adota algumas políticas de segurança e você precisa instalar em um ambiente virtual.
Para isso rode os comandos abaixo na ordem:
mkdir -p ~/.local/bin/venv
python -m venv ~/.local/bin/venv
. ~/.local/bin/venv/bin/activate
Agora sim instale no ambiente virtual que foi iniciado:
pip install raylib-py
Ainda no seu ambiente virtual, caso tenha sido necessário, crie um arquivo de nome qualquer, por exemplo, main.py
e insira o conteúdo abaixo:
from raylibpy import *
def main():
init_window(800, 450, "raylib [core] example - basic window")
set_target_fps(60)
while not window_should_close():
begin_drawing()
clear_background(RAYWHITE)
draw_text("Congrats! You created your first window!", 190, 200, 20, BLACK)
end_drawing()
close_window()
if __name__ == '__main__':
main()
E rode:
python main.py
Se aparecer a janela similar a da imagem abaixo é porque está tudo certo!
Se estiver em um ambiente virtual, para sair rode:
deactivate
As libs que você instalar nesse ambiente só funcionam nesse ambiente! Entre nele sempre que for desenvolver.
Se quiser aprender mais sobre como usar a Raylib veja um vídeo que fizemos:
Para mais informações acesse o repositório da Raylib-Py.