4 Formas de Ler Arquivos com C++

Dentre os exemplos inclui as formas: moderna, clássica, gamefile e parser!


4 Formas de Ler Arquivos com C++


Em programação C/C++ e qualquer outra linguagem de programação, em diversas situações precisamos ler arquivos externos. Seja para obter dados, fazer parser e entre outras funcionalidades.

Nesse artigo veremos 4 Formas de Ler Arquivo com C++ . Entre essas formas teremos:

  • 1. Estilo C - Uma forma clássica;
  • 2. Estilo gamefile - Geralmente muito adotada por desenvolvedores de games, no Windows principalmente, geralmente para arquivos .txt;
  • 3. Estilo parser - Muitas linguagens de programação possuem essa forma nos seus códigos fonte;
  • 4. Estilo POSIX - Para situações em que tokens podem ser criados incluindo caracteres acentuados.

Vou mostrar o código exemplo e fica à sua tarefa modificar conforme sua necessidade.

Vamos lá a lista!


1. Estilo C

Como foi dito no início do artigo, esse é um estilo clássico, essa foi a forma que mais usei em minha vida. A primeira vez que eu postei esse código aqui no blog foi em um artigo publicado em 30 de Outubro de 2014, ou seja, faz tempo! :) Mas, como C e C++ são linguagens estáveis, ela funciona tão bem como antigamente.

Ele irá ler todas as linhas e mostrar na tela. Essa forma geralmente é usada para fins gerais, por exemplo, um comando similar ao cat.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main( int argc, char** argv ){
    if( argc > 1 ){
        FILE *pf;
        char conteudo[100];
        pf = fopen(argv[1], "rb");
        fread(&conteudo, sizeof(char), 100,pf);
        printf("\nO CONTEÚDO DO ARQUIVO É:\n %s \n", conteudo);
        fclose(pf);
    }else{
        printf("Informe o arquivo. Ex.: ./program arquivo.txt\n");
    }
    return(0);
}

O arquivo é definido em tempo de execução, passado como argumento: argv[1].


2. Estilo gamefile

Nessa forma escolhi também usar Orientação à Objetos, pois fica mais próximo da forma real de como geralmente a usamos. Para esse exemplo, use um arquivo.config similar à esse abaixo:

The Sandbox Game
1920 1080
120
true

Ou seja, é um arquivo que há separado dados que serão inseridos em um game qualquer, exemplos: Título, Largura, Altura, Frames por segundo e uma checagem para algum tipo de validação.

Note que o código abaixo, lê cada dado separado por membro da nossa classe. Essa é a forma mais interessante quando o assunto são dados específicos externos.

Os dados também serão exibidos separadamente conforme suas funções-membro. O arquivo também é definido em tempo de execução, passado como argumento: argv[1].

Exemplo: ./a.out arquivo.config

#include <iostream>
#include <fstream>

class MyGame {

    std::string title;
    int width, height, fps;
    bool check;

  public:
    MyGame(){}

    void readfile(std::string str){
      std::ifstream file(str);
      if( file.is_open() ){
        std::getline(file, this->title);
        file >> this->width >> this->height;
        file >> this->fps;
        file >> this->check;
      }
    }

    void show(){
      std::cout << "Name: " << this->title << 
        "\nWidth: "  << this->width << 
        "\nHeight: " << this->height << 
        "\nFPS: "    << this->fps << 
        "\nCHECK: " << this->check;
      std::cout.put('\n');
    }
};

int main( int argc , char **argv ){
  if( argc > 1 ){
    MyGame game;
    game.readfile(argv[1]);
    game.show();
  }else{
    std::cerr << "Informe o arquivo.\n";
    return 1;
  }
  return 0;
}


3. Estilo parser

Geralmente linguagens de programação possuem esse estilo nos seus códigos-fonte. Nesse exemplo vamos tokenizar todos os caracteres de um arquivo exemplo JavaScript.

Algumas observações para esse código são:

  • Se seu compilador for Clang/LLVM, você terá de alterar a linha que tem content.data(), há um bug no clang++, ou seja, só vai funcionar no GCC/G++.
  • O código só lê arquivos com extensão .js .

Aqui um exemplo de um código básico JavaScript que você pode usar:

function myfunc(){
  console.log("Oi")
}

Código C++ que irá ler o arquivo .js:

#include <iostream>

int main( int argc , char **argv ){

  if( argc > 1 ){
    const std::string filename {argv[1]};
    if( filename.substr( filename.length() - 2, 2 ) != "js" ){
      std::cerr << "Informe somente arquivos .js\n";
      return 1;
    }

    std::FILE * file = std::fopen( argv[1], "r" );
    if( !file ){
      std::cerr << "Erro ao ler arquivo.\n";
      return 1;
    }

    std::fseek(file, 0, SEEK_END);
    std::size_t fsize = ftell(file);
    std::fseek(file, 0, SEEK_SET);
    std::string content(fsize, ' ');
    std::fread(content.data(), 1, fsize, file);

    for( char ch : content ){
      std::cout << "TOKEN: " << ch << '\n';
    }

  }else{
    std::cerr << "Use: " << argv[0] << " filename.js" << '\n';
  }
  return 0;
}

4. Estilo POSIX

Esse estilo posso dizer que tem 100% de minha autoria. Na verdade, estou usando ele para uma linguagem de programação que estou criando, por enquanto ainda é segredo! 😎

Foi a forma que encontrei de tokenizar também caracteres acentuados, diferentemente do outro exemplo logo acima. Ele não recebe argumento via linha de comando, mas você pode alterar.

Se quiser compilar e testar, crie um arquivo de nome file.ter e coloque esse exemplo(spoiler) dentro dele:

vim file.ter

** Comentário
void: function(int: x){
  show: "Olá, Mundo!";
}

Esse é o código que eu criei, um detalhe que talvez você ache estranho é que a função main está de uma forma mais moderna, ou seja, algumas versões antigas do C++ podem não reconhecê-la, se esse for o caso, altere para o modo tradicional.

Se você não criar o arquivo file.ter, nada será exibido!

#include <iostream>
#include <locale>
#include <fstream>

auto main() -> int {
  std::locale::global(std::locale(""));
  std::wcout.imbue(std::locale());

  std::wstring line = L"";
  std::wifstream file("file.ter");

  while(std::getline(file, line)){
    for (size_t i {}; i < line.size(); ++i) {
      std::wcout << line[i] << '|'; 
    }
  }

  return EXIT_SUCCESS;
}

Por hoje é só, espero que tenham gostado e temos um compromisso marcado no próximo artigo!

Abraços!



cpp cppdaily


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Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

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