shred é um comando em sistemas operacionais do tipo Unix em Português significa: triturar. Ele é usado para excluir arquivos e dispositivos com segurança, tornando extremamente difícil recuperá-los, mesmo com hardware e tecnologia especializados; Faz parte do GNU Core Utilities .
O processo de apagar um arquivo do armazenamento usando o comando rm geralmente apaga apenas a entrada do sistema de arquivos do arquivo , mantendo o conteúdo do arquivo intacto. Isso frequentemente permite que softwares comumente disponíveis recuperem os dados do arquivo “apagado”.
Se os dados do arquivo estiverem armazenados em mídia magnética , como um HDD , mesmo que o arquivo seja substituído, os campos magnéticos residuais podem permitir a recuperação de dados usando equipamento de hardware especializado .
Para evitar isso, a fragmentação substitui o conteúdo de um arquivo várias vezes, usando padrões escolhidos para maximizar a destruição dos dados residuais.
shred
?Se você possui um sistema GNU/Linux com certeza já há o shred
instalado no seu sistema. Em muitos casos sistemas BSD e similares, como o macOS também há uma grande chance de já ter instalado.
Mas se não tiver ou se você possui outro sistema operacional, como o Windows por exemplo, você pode clonar e compilar a partir desse endereço: https://www.gnu.org/software/coreutils/ .
Em resumo o shred
é somente um arquivo escrito em C: shred.c .
A sintaxe básica é similar a diversos comandos que se resume em:
O arquivo também pode ser um dispositivo.
O arquivo ainda não será removido, no entanto, os dados contidos nele não existirão mais.
-v
-z
atribui zeros aos dados, em união com -v
você consegue ver isso:Note que após rodar os comandos acima, o arquivo ainda existirá. Para após destruir e zerar os dados você desejar excluir o arquivo basta usar o comando -u
, exemplo utilizando em conjunto com parâmetros anteriores:
Muito bom, né?! Para mais informações acesse a ajuda e o manual: