Na postagem anterior nós mostramos o quão fácil é configurar o LSP para a linguagem de programação Lua e nesse artigo vamos ver como configurar o LSP para uma das linguagens mais utilizadas por desenvolvedores web que é a famosa: TypeScript .
Se você leu o artigo anterior verá que não há segredo, no entanto, ter as configurações do Neovim conforme essa outra série, é fundamental!
Ou ainda se quiser dicas mais modernas veja esse link do Curso de Vim Moderno que foi adicionado configurações para o Neovim com Lua .
Primeiramente você precisa ter o typescript-language-server instalado no seu sistema. Para isso você pode(e deve) usar o NPM, se estiver em sistemas que usam o gerenciador de pacotes APT, para instalar, basta:
Use o
search
do gerenciador de pacotes do seu sistema para encontrar o nome correto, mas geralmente eles são referenciados por esses mesmos nomes.
Agora use o npm
para instalar o typescript
e o typescript-language-server
, com o seguinte comando:
Após instalado o LSP para TypeScript agora é você “chamar” nas suas configurações do Neovim. No meu caso eu uso as configurações que mostrei no curso e na série citados acima que é o arquivo ~/.config/nvim/lua/plugins/lsp.lua
, mas se quiser testar pode tentar no ~/.config/nvim/init.lua
, no entanto, o ideal é o primeiro caso.
Insira a linha abaixo:
Após tudo instalado e adicionado conforme citados acima, basta testar!
Lembre-se que o LSP para TypeScript só vai funcionar se você tiver um
package.json
no diretório que você escrevendo o código TypeScript.
Crie um projeto:
Escreva seu código e se estiver tudo certo, você terá: detalhes de funções, informações de erros e warnings, autocomplete e entre outros. Exemplos: