Na programação de computadores , uma Indentação(estilo de recuo) é uma convenção que governa o recuo de blocos de código para transmitir a estrutura do programa.
A indentação não é uma obrigação da maioria das linguagens de programação, onde é usada como notação secundária . Em vez disso, o recuo ajuda a transmitir melhor a estrutura de um programa para leitores humanos.
Ele é usado para visualizar melhor o vínculo entre construções de fluxo de controle , como condições ou loops, e o código contido dentro e fora deles.
No entanto, algumas linguagens (como Python e occam ) usam recuo para determinar a estrutura em vez de usar chaves ou palavras-chave; isso é chamado de regra do off-side , nessas linguagens, a indentação é significativa(e obrigatória) para o compilador ou intérprete; é mais do que apenas uma questão de estilo.
Abaixo vamos ver padrões estabelecidos por algumas organização que desenvolvem software:
Esse estilo também é conhecido como Allman(Eric Allman, criador do sendmail)
Notação utiliza o início das chaves após a instrução principal e alinhadas ao início da mesma.
K&R são as iniciais dos sobrenomes de Kerningan e Ritchie, os criadores das linguagens AWK e C, respectivamente. Ambos escreveram o livro de programação mais vendido da história: The C Programming Language .
Notação utiliza o início das chaves na mesma linha após a instrução principal.
Esse padrão pode ser encontrado, por exemplo, no Kernel Linux.
GNU é uma organização que desenvolve softwares de código aberto e com licenças que permitem alterar o código e redistribuir(Software Livre) . Foi iniciado pelo programador Richard Stallman.
Notação utiliza o início das chaves após a instrução principal e desalinhadas ao início da mesma, com diferença de um espaço.
Whitesmiths foi o primeiro compilador comercial da linguagem C . Essa notação foi encontrada na primeira versão do Windows .
Similar ao GNU, mas com 2 espaços em vez de um .
Haskell é uma linguagem de programação funcional e tipada estaticamente .
A notação é uma mistura do estilo GNU com o ponto e vírgula também alinhados às chaves.
Pico é uma linguagem de programação criada com intuito de apresentar os fundamentos da programação para estudantes que não são de ciência da computação.
A chave de abertura não é na mesma linha, mas a de fechamento é após a última instrução do bloco e na mesma linha .
Ratliff foi o programador(C. Wayne Ratliff) original por trás das populares linguagens de programação de quarta geração dBase -II e -III . Essa notação foi encontrada nos materiais da Digital Research Inc.
Lembra o estilo K&R, mas com espaços duplos no ínicio da cada linha do bloco.
Lisp é uma linguagem de programação e também uma família de linguagens de programação que obedecem o padrão criado pelo primeiro Lisp.
Similar à Pico, no entanto, com espaços iniciais antes da abertura do par de chaves .
Lembrando que esse é exemplo é ilustrativo, os Lisps possuem um uso maior de parênteses em todo o código.
Meu estilo é mais para K&R, só que ainda mais moderno! 😃 Eu gosto de unir a abertura das chaves também quando crio funções . Prefiro esse estilo porque diminui a probabilidade de erros de digitação similar à esse abaixo, quando o uso é similar ao estilo BSD:
Prefiro sempre usar assim:
Eu chamo esse estilo de Like a Boss! 😃
Abraços!
Fonte: Wikipedia .
programacao desenvolvimento lisp linguagemc haskell bsd gnu