Conheça o Codespaces um IDE do GitHub direto no navegador

Um novo recurso que facilitará muito!


Conheça o Codespaces um IDE do GitHub direto no navegador

GitHub anunciou uma série de novos recursos em seu evento online Satellite 2020. O maior deles é o Codespaces - um recurso que permite escrever código diretamente no navegador sem qualquer configuração.

Codespaces funciona como um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) virtual na nuvem. Você pode estar pensando que esse nome parece bastante familiar. Isso porque a Microsoft renomeou o Visual Studio Code Online para Visual Studio Codespaces e o GitHub Codespaces também funciona de maneira semelhante.

GitHub Codespaces

GitHub Codespaces

Até agora, você tinha que fazer um pull request para contribuir com um projeto. Isso exigiu a configuração do ambiente em sua máquina local com base nos requisitos desse projeto. Mas o Codespaces elimina a necessidade de executar essa tarefa manualmente. Basta clicar no botão de código e o site irá configurar o ambiente por conta própria em segundos.

A ideia é remover as barreiras para desenvolvedores que desejam contribuir com um projeto. O Codespaces pode ser configurado da maneira que você quiser. Você pode até definir várias configurações para o mesmo projeto e adicionar quaisquer plug-ins que use normalmente.

Codespaces está agora disponível como um beta gratuitamente até então, mas provavelmente haverá planos para versões com mais recursos.

Ao logar no GitHub e ir até a página do Codespaces, basta clicar em Request early access e você será direcionado para um survey e preencher os dados conforme você deseja usar o Codespaces: escolha as linguagens de programação e editores que vocês costuma usar no seu PC, exemplo no meu caso:

GitHub Codespaces Survey

Após isso você receberá notícia que foi adicionado à lista de espera e quando estiver liberado será enviado um e-mail para você e você poderá usar conforme imagem abaixo:

GitHub Codespaces Survey

Além do Codespaces haverá outras novidades como acesso à um fórum de discussões, verificação secreta de código e entre outros.

Abraços!


github git ide


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!