Editores de Código (ou editores de texto) são os programas mais utilizado no mundo para n tarefas, principalmente por desenvolvedores para escrever códigos de computador para desenvolvimento. Nesse artigo separamos os 10 melhores na nossa opinião entre os milhares que existem. Vamos lá a lista então!
O Vim é uma versão melhorada do editor do seu antecessor Vi e funciona via terminal, por isso seu acrônimo quer dizer VI IMproved . É o editor de código mais utilizado no mundo por desenvolvedores. O seu poder de customização é o maior fator desse grande adoção, entre milhares de outras utilidades. É o que editor que eu mais uso para inúmeras coisas .
Além disso ele possui versão gráfica: Gvim ou Vim-gtk
Site oficial: http://www.vim.org/
Para instalá-lo utilize o gerenciador de pacotes da sua distribuição, exemplos:
sudo emerge -a vim gvim # Gentoo, Funtoo, ..
sudo apt install vim vim-gtk # Debian, Ubuntu, Mint, ...
sudo pacman -S vim # Arch, Manjaro,...
Caso pretenda aprofundar seus conhecimentos em Vim, recomendados você adquirir nosso Curso Completo de Vim e Vimscript também disponível na Udemy .
Assista abaixo um vídeo sobre 10 dicas para você utilizar o Vim como um Ninja:
O Emacs é o segundo editor de códigos mais utilizado no mundo por programadores . É o editor que mais possui funcionalidades no mundo, daí o motivo que muitos o chamam de sistema operacional , quase tudo é possível com o mesmo .
Ele também é altamente customizável , no entanto, a curva de aprendizado é um pouco mais mais difícil que o Vim, mas depois que você se acostuma, haja recursos que você vai descobrir para adicionar, ativar, configurar ,… Já usei algumas vezes principalmente para filtragem de dados via Expressões Regulares , que ele possui diversas ferramentas bem legais.
Sua versão principal é gráfica, no entanto, se você rodar o mesmo no terminal com o parâmetro
-nw
ou--no-window-system
, ele funcionará via terminal.
Site oficial: https://www.gnu.org/software/emacs/
Para instalá-lo utilize o gerenciador de pacotes da sua distribuição, exemplos:
sudo emerge -a emacs # Gentoo, Funtoo, ..
sudo apt install emacs # Debian, Ubuntu, Mint, ...
sudo pacman -S emacs # Arch, Manjaro,...
O Atom criado pelo GitHub com o framework que eles também desenvolveram: ElectronJS , é um editor bem bacana, gosto das cores da interface e também de alguns comandos que por sua vez também foram herdados do Vim . Uso ele para escrever códigos em HTML e CSS é bem bacana.
Site oficial: https://atom.io/
É possível também customizá-lo, só que de forma mais bem limitada, se comparado com o Vim e com o Emacs.
Para instalá-lo utilize o gerenciador de pacotes da sua distribuição, exemplos:
sudo emerge -a app-editors/atom # Gentoo, Funtoo, ..
sudo apt install atom # Debian, Ubuntu, Mint, ...
sudo pacman -S atom # Arch, Manjaro,...
No Gentoo é mais interessante você instalar um pacote binário via Layman:
Precisa ter o layman instalado e devidamente configurado, para isso veja esse artigo: https://en.terminalroot.com.br/how-to-install-programs-via-layman-in-gentoo/
sudo layman -a dev1990-overlay
sudo layman -S
sudo emerge -a app-editors/atom-bin
O Anjuta é um editor mais robusto, mas é bem restrito para linguagens específicas, mais indicado para desenvolvimento das C, C++, Java, Python, Vala e Javascript . Uso bastante, para desenvolvimento em C++ .
Site Oficial: http://anjuta.org/
Para instalá-lo utilize o gerenciador de pacotes da sua distribuição, exemplos:
sudo emerge -a anjuta # Gentoo, Funtoo, ..
sudo apt install anjuta # Debian, Ubuntu, Mint, ...
sudo pacman -S anjuta # Arch, Manjaro,...
O Code::Blocks é um editor específico para as linguagens C e C++ . Assim como Anjuta, uso para desenvolvimento em C++ ele também é complexo e robusto , no entanto, mais fácil de usar que o Anjuta .
Site Oficial: http://www.codeblocks.org/
Para instalá-lo utilize o gerenciador de pacotes da sua distribuição, exemplos:
sudo emerge -a codeblocks # Gentoo, Funtoo, ..
sudo apt install codeblocks # Debian, Ubuntu, Mint, ...
sudo pacman -S codeblocks # Arch, Manjaro,...
Esse é o editor de códigos da Microsoft , desde lançado ganhou vários adeptos no mundo . Eu particularmente também gosto, apesar de usar muito pouco . Na verdade a versão que eu possuo instalada é o VS Codium que é uma versão de terceiros.
Site Oficial: https://code.visualstudio.com/
Para instalá-lo você pode fazer download do .deb , .rpm , tar.gz ou até mesmo do snap pelo próprio site.
No Gentoo você pode usar também um overlay, exemplo:
sudo layman -a dotnet
sudo layman -S
sudo emerge -a visual-studio-code
O Neovim é um fork do Vim melhorado, principalemente no quesito organização dos plugins . No nosso curso de Vim também há bastante conteúdo de Neovim .
Site Oficial: https://neovim.io/
Para instalá-lo utilize o gerenciador de pacotes da sua distribuição, exemplos:
sudo emerge -a neovim # Gentoo, Funtoo, ..
sudo apt install neovim # Debian, Ubuntu, Mint, ...
sudo pacman -S neovim # Arch, Manjaro,...
O Gedit é o editor do GNOME a maioria das distribuições que vem com o GNOME pré-instalado já possui o Gedit, mas caso você não o possua basta instalá-lo com o gerenciador de pacotes da sua distro . Gosto muito do Gedit , pois foi um dos primeiros editores que usei na minha vida e tenho uns plugins bem bacanas, além de ser possível você customizar: temas, snippets,…
Site Oficial: https://wiki.gnome.org/Apps/Gedit
O Spacemacs é uma customização do Emacs que possui comandos e recursos paralelos ao Vim, ou seja, ele mistura os dois melhores editores num só. Possui uma interface muito bonita e atraente .
Site oficial: https://www.spacemacs.org/
Se quiser ver como instalar e utilizá-lo . Recomendo assistir à esse vídeo tutorial, tem bastante dicas legais:
O Veonim é um editor baseado no Vim e Neovim e assim como o Atom foi desenvolvido com ElectronJS , há um artigo bem bacana sobre ele aqui no blog que pode ser consultado no link: Conheça e Instale o Veonim - Um editor baseado no Vim e NeoVim
Bom, alternativas é o que não faltam, mas assim como distribuição Linux, sistema, interface gráfica, gerenciador de janelas ,… editor de código é uma coisa bem pessoal. O interessante é escolher aquele que você se sinta confortável e lhe ajude a escrever seus códigos, ou seja, que lhe traga aquela sensação gostosa de estar excrevendo(desenvolvendo) seus projetos .
Esse é praticamente o segundo artigo aqui no blog sobre editores, a lista antiga pode ser consultada nesse link: Os 8 melhores Editores de Texto para GNU/Linux . Além também de um vídeo bem bacana sobre os 5 Melhores Editores de Texto de Todos os Tempos para Linux, assista agora:
Espero que você tenham gostado da lista e do ranking. Caso tenha uma sugestão melhor de aplicativos ou ordem do ranking, fique à vontade em comentar!
Abraços!
vim emacs atom anjuta codeblocks vscode neovim gedit spacemacs veonim