Conheça o Software Livre que é a Melhor Alternativa ao ZOOM

Não é somente Open Source, é um Software Livre!


Conheça o Software Livre que é a Melhor Alternativa ao ZOOM

Todo mundo sabe que o ZOOM foi bastante noticiado ultimamente por possuir falhas graves de segurança e diversas pessoas tem evitado e empresas como o Google, por exemplo, proibiu o uso do mesmo.

Algumas pessoas nunca ouviram falar do ZOOM, e outras nem sequer sabem pra que serve. Mas ficou com a curiosidade de saber quais alternativas à esse software.

E hoje vamos conhecer a melhor alternativa ao ZOOM , que não somente é Open Source, como também um Software Livre, ou seja, está licenciado para não existir nenhum tipo de coleta de dados ou malware no código e nem no seu binário.

Estou me referindo ao Jami.


Conceitos sobre o Jami

Jami (anteriormente GNU Ring, SFLphone) é uma alternativa gratuita e FOSS ao ZOOM, Skype e entre outros. O Jami oferece a você um controle total sobre suas comunicações e um nível incomparável de privacidade.

Softphone compatível com SIP e mensagem instantânea baseada em SIP para Linux, Microsoft Windows, OS X e Android.


Comunique-se de várias maneiras

  • Uma ferramenta simples para conectar, comunicar e compartilhar.
  • Ingresse facilmente em chamadas para criar conferências com vários participantes.
  • Suporta uma variedade de opções de entrada de vídeo, incluindo várias câmeras e arquivos de imagem e vídeo, e a seleção de entradas e saídas de áudio; tudo isso é suportado por vários codecs de áudio e vídeo de alta qualidade.
  • Envie mensagens de texto durante ou fora das chamadas (desde que o seu par esteja conectado).
  • Um componente básico para o seu projeto de IoT: reutilize a tecnologia de comunicação universal da Jami com sua biblioteca portátil no sistema de sua escolha.

O Jami é desenvolvido e mantido pela empresa canadense Savoir-faire Linux, e com a ajuda de uma comunidade global de usuários e colaboradores.


Que protocolo Jami usa para criptografia ponta a ponta?

O Jami utiliza TLS 1.3 com um requisito de sigilo de encaminhamento perfeito para as cifras negociadas para chamadas e transferências de arquivos. As mensagens são criptografadas com uma chave RSA.


E como instalar o Jami?

Como já foi dito, o mesmo está disponível para Linux, macOS e Windows, além de sistemas de dispositivos móveis: iOS e Android, entre outros dispositivos e plataformas.

No Linux eles fizeram questão de faciltar a instalação e disponibilizar pacotes para as distribuições mais conhecidas. Veja a imagem abaixo:

Jami distros Linux

Link para Baixar

Se sua distro não está na lista, não se preocupe, encontre-a na lista de contribuições: Arch Linux e entre outras. Inclusive o Gentoo, a distro que eu uso, existe um overlay prontinho e que pode ser instalado com Layman:

layman -f -a ring-overlay

Ou adicionando direto no seu repos.conf , veja detalhes no link.

Acesse o Jami

https://jami.net/


meet gnu


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!