Top 5 Melhores Clientes Git para Linux, macOS e Windows

O Git fornece uma riqueza de informações que não são exploradas .


Top 5 Melhores Clientes Git para Linux, macOS e Windows

Dia desse eu estava testando algumas coisas no Git e pensei em visualizar algumas coisas de forma gráfica localmente (pois pelo GitHub, GitLab, BitBucket e entre outros também é possível) e comecei a pesquisar alguns cliente gráficos para isso. E separei os 5 que eu considerei melhores (nem todos eu testei), mas escolhi somente 1.

Introdução

O Git fornece uma riqueza de informações que não são exploradas . Acreditamos que com essas informações você conseguirá fazer a melhor escolha hoje!

Então, fiz um ranking, o nº 1 , lógico, foi o que eu escolhi, mas pode ser que você tenha um gosto diferente, vamos ao ranking!

GitBlade

O GitBlade funciona em Mac, Linux e Windows. Possui uma versão Lite gratuita que suporta muitos dos recursos “cotidianos” e há também uma versão PRO .

GitBlade

Você pode fazer o download para qualquer Linux do tar.gz nesse link: https://gitblade.com/dl/gitblade-1.0.6-linux-x64.tar.gz ou para sistemas que utilizam o dpkg nesse link: https://gitblade.com/ppa/gitblade_1.0.6_amd64.deb . No Ubuntu e similares, basta rodar os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository 'deb https://gitblade.com/ppa ./'
sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 6ECD108C66165FE8
sudo apt update
sudo apt install gitblade

Para macOS você pode baixar o .dmghttps://gitblade.com/dl/gitblade-1.0.6-darwin-x64.dmg ou instalar via brew

brew cask install gitblade

Para Windows baixe o .exehttps://gitblade.com/dl/gitblade-1.0.6-win32-x64.exe e dar dois cliques no arquivo pós download.

Guitar

O Guitar tem versões para Linux, macOS e Windows . É um software livre(código aberto) sob licença GPL v2, escrito em C++ e desenvolvido com Qt5 .

Guitar

3º GitKraken

Com certeza esse é o cliente mais queridinho da galera. Também está disponível para Linux, macOS e Windows .

GitKraken

Para instalar no Linux, além da possibilidade de você pode baixar o tar.gz , .deb ou .rpm , você também pode instalar via Snap:

sudo snap install gitkraken

Para Windows e macOS, baixe diretamente na página: https://www.gitkraken.com/download

Gitg

Gitg

O gitg é o cliente GNOME GUI para visualizar os repositórios git. Ele está disponível somente para Linux e Windows. No seu Linux, use o gerenciador de pacotes para instalá-lo, exemplo:

sudo emerge gitg # Gentoo, Funtoo, ...
sudo apt install gitg # Debian, Ubuntu, Linux Mint, ..
sudo pacman -s gitg # Arch Linux, Manjaro, ...
sudo yum install gitg # Red Hat, CentOS, Fedora, ...

No Windows, basta fazer o download nesse link (arquivo .msi 64-bit): http://ftp.gnome.org/pub/GNOME/binaries/win64/gitg/3.32/gitg-x86_64-3.32.1.msi e executar como administrador.

GitAhead

GitAhead também está disponível para Linux, macOS e Windows. Possui uma interface nativa rápida projetada para ajudá-lo a entender e gerenciar o histórico do seu código. Possui todos os recursos que você espera de um cliente de qualidade comercial, agora totalmente gratuito e de código aberto.

GitAhead

A versão para Linux ele disponibiliza um arquivo .sh que é um AppImage e você consegue executar sem precisar instalar, no entanto, quando você executa , ele pergunta se você deseja extrair os arquivos no diretório onde você executou e automáticamente cria um .desktop no seu ~/.config linkado para os arquivos extraídos, logo, você consegue encontrá-lo com o ícone no seu Dash.

E você também pode escolher o tema Light ou Dark assim que abre pela primeira vez.

Conclusão

Escolhi o GitAhead , pois achei a interface mais simples e interessante. E lógico que existem outras alternativas também muito bacana como por exemplo o SourceTree, mas fiz questão de escolher os melhores e que abrangesse as 3 plataformas (Linux, macOS e Windows) com mínimas excessões possíveis, e que o Linux estivesse em todas, o que não é o caso do SourceTree . Espero que você tenha gostado e conseguido decidir a melhor na sua opinião. E conte-nos nos comentários qual que mais lhe agradou de acordo com esse artigo. Abraços!


git github software


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!