O padrão Entity Component System (ECS) é amplamente utilizado no desenvolvimento de jogos e aplicações com lógica modular, pois separa dados (componentes) de comportamentos (sistemas) e entidades (IDs).
Player = 1
)Position
, Velocity
, Health
)Position
e Velocity
)struct Position { float x, y; };
struct Velocity { float dx, dy; };
for (auto entity : entities_with<Position, Velocity>()) {
entity.Position.x += entity.Velocity.dx;
entity.Position.y += entity.Velocity.dy;
}
Abaixo, listamos os 12 melhores ECS em C++, com descrição, prós, contras, uso em projetos reais e links para os repositórios.
Biblioteca ECS de cabeçalho único (header-only), escrita em C++14. Extremamente simples de integrar e usar.
Prós:
Contras:
Usos conhecidos: Projetos educacionais e jogos indie pequenos
ECS experimental, totalmente baseado em C++14, focado em performance e paralelismo em tempo de compilação.
Prós:
Contras:
Usos conhecidos: Demonstrativos acadêmicos de performance e benchmarks
ECS simples e eficiente, com foco em velocidade.
Prós:
Contras:
Usos conhecidos: Jogos educacionais e protótipos
ECS em C++14 com abordagem modular, ideal para jogos de médio porte.
Prós:
Contras:
Usos conhecidos: Jogos indie e experimentações pessoais
ECS maduro, bem estabelecido e usado em vários jogos.
Prós:
Contras:
Usos conhecidos:
Um dos ECS mais populares e rápidos do mercado. Escrito em C++17.
Prós:
Contras:
Usos conhecidos:
ECS baseado em arquétipos, altamente otimizado e moderno.
Prós:
Contras:
Usos conhecidos: Engines próprias e experimentação
ECS voltado para jogos, simples de usar, inspirado no uso prático.
Prós:
Contras:
Usos conhecidos: Prototipagem de jogos
ECS extremamente pequeno e experimental.
Prós:
Contras:
Usos conhecidos: Pesquisa e aprendizado
Engine de jogos completa com arquitetura ECS integrada.
Prós:
Contras:
Usos conhecidos: Engine própria do autor para jogos em C++
ECS moderno com suporte a C++17/20, foco em elegância e performance.
Prós:
Contras:
Usos conhecidos: Engines em desenvolvimento próprio
ECS rápido, moderno e com sintaxe simples.
Prós:
Contras:
Usos conhecidos: Pequenos jogos e protótipos
Se você busca:
Feitos em conjunto com C
Escolher o ECS certo depende do seu nível de experiência, escopo do projeto e requisitos de performance. Todos os projetos listados são open-source e disponíveis no GitHub para exploração e contribuição.