A Microsoft acabou de anunciar o lançamento de código aberto do Windows Subsystem para Linux.
Isso significa que o código que alimenta o WSL agora está disponível no GitHub e open source para a comunidade! Você pode baixar o WSL e construí-lo a partir do código-fonte, adicionar novas correções e recursos e participar do desenvolvimento ativo do WSLilits.
WSL é feito de um conjunto de componentes de distribuição. Alguns são executados no Windows e alguns são executados dentro da máquina virtual WSL 2. Aqui está uma visão geral da arquitetura WSL
O código WSLilits pode ser dividido nessas áreas principais:
wsl.exe
, wslconfig.exe
e wslg.exe
wslservice.exe
init
e daemon
do Kernel Linux, binários que são executados no Linux para fornecer funcionalidade WSL
A WSL foi anunciada pela primeira vez na BUILD em 2016 e foi lançada pela primeira vez com a atualização do Windows 10 Anniversary.
Naquela época, o WSL era baseado em um provedor de processos pico, o lxcore.sys
, que permitia que o Windows executasse executáveis ELF nativamente e implementasse syscalls do Kernel Linux dentro do kernel do Windows. Isso acabou se tornando o que hoje conhecemos como “WSL 1”, que a WSL ainda suporta.
Com o tempo, ficou claro que a melhor maneira de fornecer compatibilidade ideal com o Kernel Linux nativo, então, A WSL 2 nasceu e foi anunciada pela primeira vez em 2019.
À medida que a comunidade por trás da WSL cresceu, a WSL ganhou mais recursos, como suporte a GPU, suporte a aplicativos gráficos (via wslg) e suporte a systemd.
Eventualmente, ficou claro que, para acompanhar as crescentes solicitações de comunidade e recursos, a WSL teve que se mover mais rápido e enviar separadamente do Windows. Isso explica por que, em 2021, separaram o WSL da base de código do Windows e o moveram para sua própria base de código.
Esta nova WSL foi lançada pela primeira vez como versão 0.47.1 para a Microsoft Store, em julho de 2021. Na época, apenas o Windows 11 era suportado e o pacote era marcado como visualização, recomendado apenas para usuários que queriam experimentar o mais recente e melhor da WSL.
Continuou a desenvolver este novo pacote “WSL” até estar pronto para disponibilidade geral. Isso aconteceu em novembro de 2022, com o WSL 1.0.0, que adicionou suporte para o Windows 10 e foi a primeira versão “stable” desta nova WSL.
A partir daí, continuaram a melhorar a WSL, com o objetivo de fazer a transição completa de todos os usuários para este novo pacote WSL e longe do componente WSL fornecido com o Windows.
À medida que continuaram melhorando a WSL, acabaram atingindo outro marco: WSL 2.0.0 (Quais são os três problemas mais difíceis em ciência da computação? Fora por um erro e nomeando coisas!).
O WSL 2.0.0 introduziu grandes melhorias, como rede espelhada, tunelamento de DNS, suporte a sessão 0, suporte a proxy, suporte a firewall e muito mais.
O WSL (Windows Subsystem for Linux) foi escrito principalmente em C++!
Além de muitas partes também em Linguagem C, e pequenos scripts em outras linguagens.
Acesse o repositório oficial: https://github.com/microsoft/WSL/.
Base para esse artigo: https://blogs.windows.com/windowsdeveloper/2025/05/19/the-windows-subsystem-for-linux-is-now-open-source/