Como utilizar sf::Vertex em SFML

🚀 Saber desenhar formas geométricas com código é uma das bases para aprender OpenGL e Vulkan.


Como utilizar sf::Vertex em SFML


Futuramente pretendo trazer mais conteúdos sobre OpenGL e Vulkan, no entanto, uma das melhores ferramentas para se “preparar” para essas próximas realidades é o SFML.

Aliás, SFML também é interessante para entrar no mundo do desenvolvimento de games e gráficos, além de você passar a entender melhor outras bibliotecas, tais como: SDL2, Raylib, Allegro, além de facilitar também o aprendizado de motores gráficos como: Godot, Unity e entre outros.

E uma das ferramentas interessantes do SFML, para usar, é a sf::Vertex.

sf::Vertex é uma classe (ou mais precisamente, uma struct) do SFML que representa um único vértice no espaço 2D e armazena informações como:

  • posição;
  • cor;
  • e coordenadas de textura.


01. O Básico do básico

Inciando do zero para entender como funciona de verdade o sf::Vertex.

  • 1.1. Isso só mostra o fundo preto, mas note que em draw é necessário passar 3 parâmetros, além do &vertex como referência, pois ele não é drawable.
...
sf::Vertex vertex;
...
window.draw(&vertex, 1, sf::Points);
...

Note que usamos o modelo: sf::Points, ele só desenha um único ponto. Existem outros modelos, veremos mais à frente.

Ele está aparecendo na tela, no entanto, na posição: 0, 0, ou seja, você não conseguirá notar.

  • 1.2. Para notar posicione ele mais para direita e para baixo. Para isso use a estrutura de união: .position, exemplo:
vertex.position = sf::Vector2f(100.f, 100.f);

Note que aparecerá um pontinho(1 único vértice) branco na tela!

Só um ponto

Esse exemplo básico poderia ser substituído usando somente o construtor:

sf::Vertex vertex(sf::Vector2f(100.f, 100.f));
  • 1.3. Você também pode definir cor para o vertex usando a estrutura de união .color
vertex.color = sf::Color::Red;
// Ou diretamente no construtor:
sf::Vertex vertex(sf::Vector2f(100.f, 100.f), sf::Color::Red);
  • 1.4. Você notou que o construtor é sobrecarregado como a maioria das declarações no SFML. E há mais um argumento para o construtor que é a estrutura de união: .texCoords. coordenadas

Como o próprio nome sugere, ela é usada para definir coordenadas para uma possível textura que você queira “encaixar” ao seu vertex. Além de poder passá-la diretamente no construtor, você também pode definir posteriormente:

vertex.textCoords = sf::Vector2f(0.f, 0.f);

Desenhar só um vértice pode até ter alguma utilidade, dependendo do que você está fazendo, mas geralmente não há utilidade na maioria dos casos. No próximo tópico veremos como usar múltiplos vertex(s).


02. Múltiplos vertex(s)

A forma correta de usar vertex é em conjunto. Nesse exemplo vamos posicionar um em cada ponto de um possível quadrado:

sf::Vertex vertex[4] = {
  sf::Vertex(sf::Vector2f(100.f, 100.f), sf::Vector2f(0.f, 0.f)),     // Top-left
  sf::Vertex(sf::Vector2f(200.f, 100.f), sf::Vector2f(100.f, 0.f)),   // Top-right
  sf::Vertex(sf::Vector2f(200.f, 200.f), sf::Vector2f(100.f, 100.f)), // Bottom-right
  sf::Vertex(sf::Vector2f(100.f, 200.f), sf::Vector2f(0.f, 100.f))    // Bottom-left
};

E agora, como não é um único e sim 4 vertex, nao usamos mais referência para desenhar:

window.draw(vertex, 4, sf::Points);

Vai renderizar assim:

pontos

Modelos para sf::Vertex

Nós usamos e falamos sobre o sf::Points, logicamente, ele só desenha pontos, mas existem outros. São eles:

  • sf::Lines, ele liga os pontos que estão na mesma linha:

lines

  • sf::LineStrip, similar ao sf::Lines, mas ele faz uma ligação a mais em uma das verticais:

LineStrip

  • sf::Quads, ele preenche(fill) o conteúdo tomando os vértices como coordenada:

Quads

  • sf::Triangles, similar ao sf::Quads, mas é para triângulos, lógico que seu array precisa ter 3 elementos agora: sf::Vertex vertex[3]:

Triangles

  • sf::TriangleStrip, voltamos para os 4 elementos para o array, e note que ele preenche, menos um formato de triângulo:

TriangleStrip

  • sf::TriangleFan, termina no mesmo vértice que inicio gerando um efeito similar ao sf::Quads com fill:

    Agora tem um vertex com 5 vértices:

...
sf::Vertex vertex[5] = {
  sf::Vertex(sf::Vector2f(150, 150)),  // início
  sf::Vertex(sf::Vector2f(100, 100)),
  sf::Vertex(sf::Vector2f(150, 100)),
  sf::Vertex(sf::Vector2f(200, 100)),
  sf::Vertex(sf::Vector2f(150, 150))   // final
};
...
window.draw(vertex, 5, sf::TriangleFan);
...

TriangleFan


Exemplos

01. Desenhando triângulo colorido estilo o exemplo básico do OpenGL

...
sf::Vertex vertex[3] = {
  sf::Vertex(sf::Vector2f(400.f, 100.f), sf::Color::Red),    // Topo (vermelho)
  sf::Vertex(sf::Vector2f(300.f, 300.f), sf::Color::Green),  // Esquerda (verde)
  sf::Vertex(sf::Vector2f(500.f, 300.f), sf::Color::Blue)    // Direita (azul)
};
...
window.clear(sf::Color::White);
window.draw(vertex, 3, sf::Triangles);
...

Triâgulo colorido

02. Criando um “quaseC++

#include <SFML/Graphics.hpp>

int main() {
  sf::RenderWindow window(
    sf::VideoMode(800, 450), 
    "C++ sf::Vertex",
    sf::Style::Titlebar | sf::Style::Close
  );

  sf::Vertex cPlusPlus[15];

  // "C"
  cPlusPlus[0] = sf::Vertex(sf::Vector2f(100.f, 200.f), sf::Color::Blue);     // Superior esquerdo
  cPlusPlus[1] = sf::Vertex(sf::Vector2f(200.f, 200.f), sf::Color::White);    // Superior direito
  cPlusPlus[2] = sf::Vertex(sf::Vector2f(200.f, 250.f), sf::Color::Blue);     // Inferior direito
  cPlusPlus[3] = sf::Vertex(sf::Vector2f(150.f, 250.f), sf::Color::White);    // Meio
  cPlusPlus[4] = sf::Vertex(sf::Vector2f(150.f, 300.f), sf::Color::Blue);     // Inferior direito
  cPlusPlus[5] = sf::Vertex(sf::Vector2f(100.f, 300.f), sf::Color::White);    // Inferior esquerdo
  cPlusPlus[6] = sf::Vertex(sf::Vector2f(100.f, 200.f), sf::Color::Blue);     // Fechando o C

  // 1º "+"
  cPlusPlus[7] = sf::Vertex(sf::Vector2f(250.f, 225.f), sf::Color::Blue);     // Meio esquerdo
  cPlusPlus[8] = sf::Vertex(sf::Vector2f(350.f, 225.f), sf::Color::White);    // Meio direito
  cPlusPlus[9] = sf::Vertex(sf::Vector2f(300.f, 175.f), sf::Color::Blue);     // Superior
  cPlusPlus[10] = sf::Vertex(sf::Vector2f(300.f, 275.f), sf::Color::White);   // Inferior

  // 2º "+"
  cPlusPlus[11] = sf::Vertex(sf::Vector2f(400.f, 225.f), sf::Color::Blue);    // Meio esquerdo
  cPlusPlus[12] = sf::Vertex(sf::Vector2f(500.f, 225.f), sf::Color::White);   // Meio direito
  cPlusPlus[13] = sf::Vertex(sf::Vector2f(450.f, 175.f), sf::Color::Blue);    // Superior
  cPlusPlus[14] = sf::Vertex(sf::Vector2f(450.f, 275.f), sf::Color::White);   // Inferior

  while (window.isOpen()) {
    sf::Event event;
    while (window.pollEvent(event)) {
      if (event.type == sf::Event::Closed)
        window.close();
    }
    window.clear(sf::Color::Black);
    window.draw(cPlusPlus, 7, sf::TriangleFan);
    window.draw(&cPlusPlus[7], 4, sf::Lines);
    window.draw(&cPlusPlus[11], 4, sf::Lines);
    window.display();
  }
  return 0;
}

Quase C++


Existe um outro tipo também muito usado que é o sf::VertexArray, ele facilita o uso e a implementação, sem dizer que é drawable, exemplo:

...
sf::VertexArray lines(sf::LinesStrip, 5);
lines[0].position = sf::Vector2f(100.f, 100.f);
lines[1].position = sf::Vector2f(200.f, 100.f);
lines[2].position = sf::Vector2f(200.f, 200.f);
lines[3].position = sf::Vector2f(100.f, 200.f);
lines[4].position = sf::Vector2f(100.f, 100.f);
...
window.draw(lines);
...

Isso renderiza um quadrado de linhas sem fill. Nesse vídeo criamos um fundo gradiente com sf::VertexArray.

Para mais informações acesse: https://www.sfml-dev.org/tutorials/2.5/graphics-vertex-array.php.

Aprenda SFML e crie 5 jogos para Windows e Linux

https://terminalroot.com.br/sfml


sfml gamedev cpp


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