O olcPixelGameEngine é uma biblioteca de arquivo único para desenvolvimento de jogos criada em C++ .
É multiplataforma, compilando no Windows via Visual Studio , MinGW e Code::Blocks , e no GNU/Linux com um g++ moderno .
O olcPixelGameEngine
foi desenvolvido pelo lendário programador C++ e youtuber: javidx9 .
Como Utilizar
Em sistemas baseados em Linux precisará das seguintes dependências:
Exemplo de instalação de dependências em algumas distros GNU/Linux:
# Debian, Ubuntu, Mint e similares
sudo apt install build-essential libglu1-mesa-dev libpng-dev
# Arch Linux, Manjaro e similares
sudo pacman -S gcc glibc libpng mesa
# Fedora e similares
sudo dnf groupinstall "Development Tools" "Development Libraries"
sudo dnf install gcc-c++ glew-devel glm-devel libpng-devel
Depois disso basta criar um código básico(para teste), copie o código exemplo abaixo:
main.cpp
#define OLC_PGE_APPLICATION
#include "olcPixelGameEngine.h"
class Example : public olc :: PixelGameEngine {
public:
Example (){
sAppName = "Example" ;
}
public:
bool OnUserCreate () override {
return true ;
}
bool OnUserUpdate ( float fElapsedTime ) override {
for ( int x = 0 ; x < ScreenWidth (); x ++ ){
for ( int y = 0 ; y < ScreenHeight (); y ++ ){
Draw ( x , y , olc :: Pixel ( rand () % 255 , rand () % 255 , rand () % 255 ));
}
}
return true ;
}
};
int main () {
Example demo ;
if ( demo . Construct ( 100 , 100 , 4 , 4 )){
demo . Start ();
}
return EXIT_SUCCESS ;
}
Agora faça o download do arquivo olcPixelGameEngine.h :
wget -q https://raw.githubusercontent.com/OneLoneCoder/olcPixelGameEngine/master/olcPixelGameEngine.h
E compile com o seguinte comando:
g++ main.cpp -lX11 -lGL -lpthread -lpng -lstdc ++fs -std = c++17
Após rodar o ./a.out
se aparecer uma janela parecendo “sem sintonia de canal em TVs antigas ” como a imagem abaixo, é porque está tudo certo!
Para rodar no Windows pelo Visual Studio veja o vídeo abaixo(Em inglês):
Para rodar no Windows com MinGW:
Para rodar no Windows com Code::Blocks:
cpp
gamedev
terminal
windows
macos
Marcos Oliveira
Desenvolvedor de software