HaxeFlixel é um motor de jogos 2D multiplataforma gratuito e fácil de usar desenvolvido com a linguagem de programação Haxe e o framework OpenFL.
Está disponível para diversas plataformas, tais como: Windows, macOS, Android, iOS, Web e GNU/Linux.
A linguagem de programação Haxe é de alto nível que pode produzir aplicativos e código-fonte para muitas plataformas de computação diferentes a partir de uma base de código, dentre elas: JavaScript , C++ , Java, PHP, C#, Python, Lua e Node.js.
É um software livre e de código aberto , lançado sob a licença MIT. O compilador, escrito em OCaml, é lançado sob a GNU General Public License (GPL) versão 2.
Para utilizar o HaxeFlixel primeiramente você precisará da linguagem de programação Haxe instalada no seu sistema. O procedimento para todos os sistemas operacionais pode ser encontrado na página de download, para Windows por exemplo já há binários pré-compilados, ou seja, basta rodar um arquivo .exe
e depois adicionar o caminhos à variável de ambiente.
Alguns exemplos rápidos de instalação:
choco install haxe # Windows com Chocolatey
brew install haxe # macOs via Brew
sudo apt install haxe # Debian, Ubuntu, Mint e similares
sudo pacman -S haxe # Arch, Manjaro e similares
sudo dnf install haxe # Fedora
sudo zypper install haxe # OpenSUSE
Após devidamente instalada a linguagem de programação Haxe, agora basta instalar o HaxeFlixel da seguinte forma:
Use o gerenciador de pacotes do Haxe(haxelib) que já estará disponivel e instale os seguintes pacotes:
haxelib install lime openfl flixel
Crie um projeto/pasta e entre no mesmo e pelo terminal: Windows Terminal, PowerShell, Terminal do Ubuntu,… rode o comando:
flixel tpl -n "HelloWorld"
Isso criará uma pasta de nome HelloWorld como todos os arquivos necessários para seu projeto.
Dentro da pasta HelloWorld no seu projeto haverá uma subpasta de nome source
e nela uma arquivo: PlayState.hx
, abra esse arquivo com seu editor de código preferido;
Lembrando que existem extensões para o Haxe no VS Code, Vim, Neovim e entre muitos outros, incluindo para o IDE Visual Studio.
Insira esse código ao arquivo
package;
import flixel.FlxState;
class PlayState extends FlxState {
override public function create() {
super.create();
var text = new flixel.text.FlxText(0, 0, 0, "Hello World", 64);
text.screenCenter();
add(text);
}
override public function update(elapsed:Float) {
super.update(elapsed);
}
}
Agora pelo terminal, rode:
lime test html5
O provável resultado será similar a imagem abaixo:
Veja demos rodando no navegador: https://haxeflixel.com/demos/.
Para mais informações consulte os links abaixo: