Conheça o PULSAR, o Retorno de Jedi do Atom

Da unidade de matéria à dimensões astronômicas!


Conheça o PULSAR, o Retorno de Jedi do Atom


Já faz algum tempo que tivemos notícia do fim do Atom. O Atom era um editor de códigos(ou até mesmo um IDE) desenvolvido pelo GitHub, no entanto, após a compra do GitHub pela Microsoft, eles deram pouca atenção ao Atom até chegar as status de: DISCONTINUED.

Isso porque o editor de códigos principal da Microsoft é o VS Code, então para eles não havia muito sentido manter o desenvolvimento do Atom.

Mas, nem tudo são cinzas!

Assim como o Atom é, cientificamente falando, a unidade de matéria e todos sempre procuraram similaridades do átomo com grandezas astronômicas, por exemplo, as órbitas de um sistema planetário são comparáveis por muitos, superposições de um elétron(ou Electron, framework utilizado para criar ambos, 😛 ) .

Dentro desse contexto nasceu o: Pulsar, que na ciência é uma estrela de nêutron, mais precisamente o brilho que é emitido quando o feixe de luz fica em posição perpendicular à “nossa observação!”.

— Mas que papo é esse de ciência?

— E o que ele tem a ver com o editor de texto Atom?

— Valeu por lembrar, sou tão apaixonado por esses assuntos que já estava me dispersando.

Pulsar é um fork do Atom! Também está disponível para Windows, macOS e GNU/Linux.

Apesar de ser idêntico ao Atom, como ele retornou ao processo de adição de recursos, logo, podemos dizer que ele já é um Atom melhorado, ou um Atom IMproved, para os amantes do Vim, seria um: Aim. 😃 🚫

Vamos deixar de piada estilo A Praça é Nossa e de papo de ciência, antes de chegarmos nas: Teorias da Conspiração, e vamos ver como instalar o Pulsar.



Instalando o Pulsar!

No Windows você tem duas opções:

  • Setup - Você instala ele no seu sistema baixando esse arquivo, dando um duplo clique após baixado e basta seguir o passos até o final e sempre que precisar utilizar é só procurar na lista de programas do Windows clicando no logo do Windows da Barra de Ferramentas, ou em um provável atalho, se preferir criar.
  • Portable - Esse não precisa de instalação, basta fazer o download aqui e dá um duplo clique no arquivo executável: .exe.

No macOS há as versões:

  • DMG Installer ou um arquivo compactado, para ambas formas há suporte tanto para Apple Sillicon, aqueles com M1/M2: dmg e zip.
  • e também para versões antigas de hardware Intel: dmg e zip.

Em sistemas baseados em Linux, lógico que precisa ser sistemas que possui camadas de suporte do GNU, ou seja, aqueles que utilizam GNU GlibC(que são quase todos, na verdade!), basta usar um AppImage. E para isso basta rodar os comandos:

wget "https://download.pulsar-edit.dev/?os=linux&type=linux_appimage" -O Pulsar.AppImage
chmod +x Pulsar.AppImage
./Pulsar.AppImage

Além de AppImage há também pacotes especificos para algumas distribuições, aquelas que usam: .deb e .rpm além de um tar.gz.


A interface, assim como a do Atom, é bem intuitiva e todas as extensões/complementos do Atom, funcionam no Pulsar. Apesar de eu ser um Vim/Neovim User, sempre gostei muito do Atom(principalmente do esquema de cores padrão) e testando o Pulsar me senti à vontade!

Pulsar Minivim

Testando o Pulsar editando o Minivim, um mini editor de texto estilo Vim que eu criei para o: Curso de C++ Moderno Avançado e que também foi disponibilizado nesse vídeo.

Desculpa a historinha no início, parece até que eu queria enrolar, mas tem muita gente que gosta de vir aqui também para ler, apesar de serem poucos. Outro motivo é que existe um mínimo de palavras no seu artigo para que o Google indexe rapidamente, então é isso! 😃

Espero que vocês gostem do Pulsar e até o próximo artigo!


Links úteis


editores


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!