Em Computação mais precisamente em Linguagens de Programação, ponteiro é um objeto que armazena endereço de memória. Um objeto pode ser qualquer coisa: uma variável, uma função ou uma estrutura de dados .
Um ponteiro faz referência à uma localização e quando você obtém o valor armazenado naquele endereço é chamado de: desreferência .
#include <iostream>
int main (){
int x = 2049;
int *px = &x;
printf("O tamanho de x : %d bytes\n", sizeof(int));
printf("O valor de x : %d\n", x);
printf("O endereço de x: %d\n", px);
printf("O ponteiro de x: %d\n", *px);
printf("Soma de x + 1: %d\n", px + 1);
printf("Soma de px + 1: %d\n", *(px + 1));
char *y = (char*)px;
printf("O tamanho de y : %d byte(s)\n", sizeof(char));
printf("O endereço de y: %d\n", y);
printf("O valor de y : %d\n", *y);
printf("Soma de y + 1: %d\n", y + 1);
printf("Soma de *(y + 1): %d\n", *(y + 1));
return 0;
}