10 Melhores Games para Linux - Parte III

Somente games gratuitos e de código aberto!


10 Melhores Games para Linux - Parte III


Essa é a terceira parte da série: 10 Melhores Games para Linux, caso você não tenha visto a Parte I e a Parte II.

A diferença dessa parte é que todos os games citados além de gratuitos também são Open Source!

Vamos lá, então!


01. Oolite

Oolite

Anunciado como uma ópera espacial de palavras abertas, Oolite é inspirado no clássico jogo Elite de David Braben .

Forje seu próprio caminho na galáxia tornando-se um pirata temido, um comerciante desonesto, uma arma de aluguel ou um engenheiro de software fracassado procurando moedas na galáxia.

Existem mais de 500 pacotes de expansão criados pela comunidade que apresentam novos navios, missões, armas e muito mais.


02. Cataclysm: Dark Days Ahead

Cataclysm

Cataclysm: DDA é um jogo roguelike ambientado em um mundo pós-apocalíptico gerado proceduralmente. Pense em zumbis, lixo nuclear, esse tipo de coisa. Como a maioria dos jogos roguelikes, é principalmente baseado em texto, mas existem tilesets disponíveis.

O jogo tem mais de 1300 colaboradores que estão introduzindo novas mecânicas de agachamento, consertando terminais de computador no jogo, adicionando lagos e helicópteros voadores e muito mais.


03. The Battle for Wesnoth

The Battle for Wesnoth

Battle for Wesnoth é um jogo de estratégia baseado em turnos com uma variedade de campanhas envolvendo elfos, anões, orcs, trolls, humanos e muito mais. Falando em humanos, centenas deles contribuíram com mapas, campanhas, recursos e correções de bugs para o projeto.

Se você está procurando uma desculpa para obter alguns quadrados verdes extras em seu gráfico de contribuição, você pode criar novos mapas, campanhas e unidades, introduzir novas artes ou músicas, ajudar com traduções ou até mesmo atualizar a IA. Confira este guia de introdução.


04. Warzone 2100

Warzone 2100

Um mau funcionamento no novo sistema de defesa estratégico da Terra causa uma série de ataques nucleares que matam quase todos os habitantes da Terra. Seu trabalho é ajudar a reconstruir a civilização, mas como você pode imaginar, há algumas barreiras a serem superadas primeiro.

Originalmente desenvolvido pela Pumpkin Studios e lançado em 1999, Warzone 2100 se tornou open source em 2004 sob a licença GNU GPL v2.0 ou posterior.

Agora, o projeto é totalmente voltado para a comunidade e ainda recebe muitas atualizações de centenas de colaboradores. Se você gosta de jogos de estratégia em tempo real, vai gostar disso. 👍


05. Yorg

Yorg

Yorg (não é esse ) é um jogo de corrida estilo arcade com muitos carros, pistas, power-ups e armas.

Corra contra a IA ou enfrente seus amigos no modo multijogador local/online!

O Yorg foi criado pela Ya2, uma pequena equipe de desenvolvimento de jogos indie estabelecida em Roma e criada usando o Panda 3D – um mecanismo de jogo de plataforma cruzada de código aberto projetado para Python e C++.


06. OpenTTD

OpenTTD

Você já jogou Transport Tycoon Deluxe no passado? OpenTTD, como o nome sugere, é um jogo de código aberto baseado nele. Além de imitar o jogo original, ele oferece novos recursos significativos, como modo multiplayer para até 255 jogadores, mapas muuuuito maiores e a capacidade de construir em encostas e costas!

Se você tiver um pouco de tempo e estiver familiarizado com C++, considere contribuir com o projeto.

Confira o CONTRIBUTING.md para detalhes sobre os objetivos do projeto e os tipos de coisas em que você pode trabalhar.


07. Teeworlds

Teeworlds

Fácil de aprender, mas difícil de dominar, Teeworlds é um pequeno MMO agradável que é um mashup de plataforma retrô e jogos de tiro. Personalize seu personagem, lute com até 16 jogadores, crie seus próprios mapas ou confira alguns dos incríveis mapas criados pela comunidade.

Originalmente criado por Magnus Auvinen, agora é de código aberto e mantido pela comunidade.


08. Unvanquished

Unvanquished

Unvanquished é um jogo de estratégia FPS que coloca soldados sobre-humanos contra alienígenas desonestos. Tire fotos destruindo as bases inimigas - seja como um humano com poder de fogo de longo alcance ou como um alienígena em combate corpo a corpo que prefere furtividade.

Unvanquished está em desenvolvimento há 10 anos, com o primeiro lançamento em fevereiro de 2012. Desde então, o jogo teve lançamentos mensais – sendo o mais recente o lançamento beta 0.52.1 – repleto de melhorias, correções de bugs e uma nova criação de flatpak é mais fácil de instalar em quase todas as distribuições Linux.


09. AstroMenace

AstroMenace

Se você cresceu em jogos como Gallaga ou 1942 R-Type, ou se você gosta de explodir coisas no espaço, então este jogo é para você. AstroMenace é um jogo de tiro desenvolvido e publicado pela desenvolvedora de jogos indie russa @viewizard.

Procura-se tradutores: se você quiser ajudar a tornar o jogo mais amigável e acolhedor para todos, eles estão procurando ajuda para traduzir o jogo para outros idiomas.

Espere o que? São apenas 10! Isso mesmo, sintonize amanhã para os próximos 10!

Nota do editor: Não tenho certeza se Lee está apenas nos dando os 10 primeiros porque ele está tentando dominar o clickbait… ou se ele não escreveu o resto do post. Vamos descobrir amanhã!


10. FreeOrion

FreeOrion

FreeOrion é um jogo de estratégia 4X (que é Xplore, eXpand, eXploit e eXterminate) baseado em turnos, império espacial e conquista galáctica.

É inspirado nos jogo Master of Orion, mas não é um clone nem um remake do jogo original. Explore a galáxia gerada aleatoriamente, colonize planetas, pesquise novas tecnologias e prepare-se para lutar com espécies diversas e formidáveis.

Com o suporte do jogo para scripts com arquivos FOCS (FreeOrion Content Script), a comunidade tem uma maneira fácil de personalizar mecânicas, apresentações e praticamente tudo no universo. Aqui está um exemplo para um pequeno monstro espacial Krill:

MonsterFleet
    name = "SM_KRILL_1"
    ships = [
        "SM_KRILL_1"
    ]
    spawnrate = 0.5
    spawnlimit = 9999
    location = And [
        Not Contains Monster
        Not WithinStarlaneJumps jumps = 2 condition = Contains And [
            Planet
            OwnedBy affiliation = AnyEmpire
        ]
    ]

Espero que tenha gostado dessa lista e aguarde pela Parte IV, em breve!


games devgames


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!


caso queira entrar em contato conosco, envie-nos um e-mail.