8 razões para mudar do Windows para o Linux

A cada dia mais usuários finais e programadores têm migrado pro Linux!


8 razões para mudar do Windows para o Linux

Faz tempo que eu não publico esse tipo de conteúdo aqui no blog. Ao longo do tempo o Terminal Root fez jus ao seu nome se tornou um blog técnico.

Até porque esse tipo de discussão já deu, mas … velhas e boas discussões não morrem, e sim: dão um tempo.

Então vamos começar esse artigo dizendo o seguinte:

A bola da vez da Microsoft é o Windows 11, apesar de sistemas operacionais não ser mais a maior fonte de receita dela, ainda é a maior marca de publicidade para atrair cliente para demais serviços e produtos, como o Azure, por exemplo, que atualmente é a maior fonte de receita da empresa.

Mas esse artigo não é sobre isso, mas essa entrada vai servir pra você entender que o Windows não é mais o sistema da bola toda. Hoje muitos usuários, e principalmente programadores, têm migrado pro Linux(leia-se, GNU/Linux) , até porque o Linux também não é mais aquele sistema difícil e sem muitos recursos para usuário final.

As coisas mudaram e muita gente ainda nem deu conta disso. Mas caso você ainda tenha dúvida e/ou ainda lhe faltar motivos, vou lhe dar 8 razões para migrar pra ontem!!!


1°. Linux é grátis!

Sim, o Linux vem com preços gloriosos de exatamente R$ 0,00. Para torná-lo ainda melhor, você pode usá-lo em qualquer dispositivo e até customizar facilmente do seu jeito, tanto no design como na ignição.

Linux é grátis

Embora o Windows e a maioria de seus softwares proprietários possam custar-lhe um braço e uma perna para adquirir as licenças, você pode deixar de pagar por nada disso usando as alternativas disponíveis no Linux. Existem toneladas de software livre e de código aberto para Linux .

Até quando os softwares são pagos, você não corre um risco de ter comprado um espião de quebra . 😃


2°. Você pode usar sem instalar

Se você não está convencido de que o Linux é a melhor escolha para você, pode testá-lo sem ter que instalá-lo no disco rígido.

Live CD Linux

Isso é conhecido como Live CD. Você pode iniciar pelo USB ou qualquer ou dispositivo com sua distribuição favorita, e carregar ela pra onde bem entender!


3°. Dê vida nova a computadores antigos

O Windows 11 tem um requisito de hardware rigoroso e só funcionará com hardware moderno. O Linux dá a você a chance de usar seus computadores antigos e dar-lhes uma nova vida.

Distribuições como Lubuntu , antiX, puppy Linux, BunsenLabs e entre outras, oferecem a “experiência Linux” completa e de fácil utilização. Não espere que eles sejam tão bonitos quanto as coisas mais sofisticadas, mas eles transformarão seu equipamento antigo em algo útil novamente.


4°. Linux é seguro

Esqueça aqueles bombardeios de antivírus miseráveis! Esqueça o Baidu, esqueça tudo até o tal de “desfragmentador de discos” e qualquer outra m#rd4!

Linux é seguro

Embora possa ser argumentado que os hackers não se preocupam em escrever vírus para Linux por causa de seu pequeno alcance, existem outras coisas que impedem o malware de acessar partes centrais do seu sistema. No Linux não existem a opção Executar como administrador !!! Se é administrador, precisa informar isso preenchendo a senha de Super usuário a cada vez que for fazer alterações no sistema, conhecido técnicamente como: Root .


5°. No Linux é você quem manda!

Não existe esse negócio da empresa dizer que vai mudar algo sem o consentimento dos usuários, como já vimos isso ocorrer diversas vezes no Windows.

Você quem manda

No Linux se uma empresa(leia-se: distribuição) muda algo sem consentimento, o usuário troca de distribuição e ainda permanece no Linux. Sem dizer que há possibilidade(como sempre acontece) de haver um fork com aquele recursos como era antigamente.


6°. Você pode personalizar tudo!

O sistema operacional consiste em vários componentes principais que podem ser retirados e trocados por outros, o próprio Kernel é modular! Se você deseja um novo ambiente de área de trabalho que forneça gráficos e efeitos completamente novos ao seu gosto, você só precisa instalá-lo e colocá-lo em execução.

Personalize seu Linux

E se você for um geek/nerd que gosta de coisas diferentes do convencional, você pode se tornar um unixporner e aí as possibilidades aumentam significativamente quando o assunto é customização!


7°. Linux tem mais recursos para programadores

Se você é programador, seja web, mobile ou desktop, o Linux possui ferramentas nativas e tudo é facilmente acessível com mínimos comandos no terminal e trabalhar com ele será mais intuitivo do que você pode pensar!

Linux Terminal

Esqueça ficar baixando programas na internet e ficar dando duplo clique e pressionando uma sequência sem fim de [ENTER] . Com um único comando de três palavras, já estará disponível, isso já não estiver antes! 😎


8°. Jogar agora é mais fácil do que nunca!

Acabou-se aquele mantra de Windows tem games . A cada dia desenvolvedores no mundo inteiro se empenham em criar games e soluções para Linux, como a Steam, Vulkan e outros!

Games Linux


Bom, é isso! Só usuários Linux sabem o quão bom é utilizar esse sistema . Basta perguntar para ele:

— Como vai seu Linux?

E ele prontamente irá lhe falar:

— Cara, saiu a nova versão do GNOME, mas a do KDE também tá show… Instalei um pacote de ícones lindo…

Mas, dia desse eu perguntei para uma pessoa que me pediu para formatar o notebook dela e reinstalar o Windows. Encontrei com ela e perguntei:

— E aí?! Como tá o Windows? Rodando de boa?

E ela me respondeu:

— C acredita que parou de funcionar de novo?! 😞

exit


Esse artigo foi baseado no artigo do maketecheasier com alguns ajustes que convém mais com o público desse blog!


linux windows


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!


caso queira entrar em contato conosco, envie-nos um e-mail.