Se você tiver dual boot com Windows e Linux, provavelmente desejará acessar arquivos do Windows para Linux e vice-versa. Por padrão, o Linux pode ler as partições do Windows (FAT e NTFS), mas o Windows não pode ler as partições do Linux (EXT 3/4) sem qualquer software externo. Neste breve guia, mostrarei como acessar as partições Linux do Windows 10 e transferir os dados das partições Linux para o Windows usando um freeware chamado Linux Reader.
Ele permite que você acesse arquivos e pastas em sistemas de arquivos Ext, UFS, HFS, ReiserFS ou APFS do Windows. O Linux Reader vem em duas edições. A versão gratuita é suficiente para acessar e copiar arquivos dos sistemas de arquivos acima mencionados do sistema operacional Windows.
A versão paga tem muitos recursos adicionais, como recuperação de dados, recuperação RAID, recuperação de partição, recuperação VMFS, recuperação MySQL, recuperação NTFS e recuperação de fotos, etc.
Acesse o site do Linux Reader e baixe a versão gratuita e instale-a em seu sistema Windows: https://www.diskinternals.com/linux-reader/
Inicie o Linux Reader a partir do menu iniciar:
A interface padrão do Linux Reader se parece com a abaixo.
Como você pode ver na imagem, o Linux Reader mostra todas as partições Linux e Windows. Abra uma partição Linux da qual você deseja copiar os dados. Clique com o botão direito em um arquivo ou pasta e clique no botão “Salvar”.
Escolha “Salvar arquivos” e clique em Avançar.
Selecione o local da pasta de saída para salvar os arquivos/pasta. Além disso, certifique-se de ter escolhido a opção “Salvar estrutura de diretórios”. Esta opção preservará a mesma estrutura de diretório pai na pasta de destino.
Depois o assistente listará os arquivos e diretórios recuperados. Escolha os arquivos ou pastas que deseja salvar no Windows e clique em Avançar.
Agora os arquivos/pastas selecionados serão recuperados e salvos no local de destino.
Isso levará algum tempo, dependendo do conteúdo dos arquivos/pastas selecionados na partição do Linux. Quando a recuperação for concluída, escolha outro arquivo/pasta e siga as mesmas etapas para recuperá-los.
Para mais informações acesse o site: https://www.diskinternals.com/linux-reader/
Esse artigo foi originalmente publicado em ingês por OsTechNix com algumas modificações.