Crie retrô games em Python com essa Engine

Simples, intuitivo e magnífico.


Crie retrô games em Python com essa Engine

Pyxel é uma engine de jogos retrô para Python.

Graças às suas especificações simples inspiradas em consoles de jogos retrô, assim como permitir a exibição de apenas 16 cores e apenas 4 sons poderem ser reproduzidos ao mesmo tempo, você pode se sentir à vontade para fazer jogos em estilo pixel art.

As especificações do console e APIs do Pyxel fazem referência ao incrível PICO-8 e TIC-80.

Pyxel é open source e livre para utilização.

Especificações

  • Executável no Windows, Mac e Linux
  • Código escrito em Python3
  • Paleta fixa de 16 cores
  • 3 bancos de imagens de tamanho 256x256
  • 8 tilemaps de tamanho 256x256
  • 4 canais com 64 sons definíveis
  • 8 músicas que podem combinar sons arbitrários
  • Entrada de teclado, mouse e joystick
  • Editor de imagem e som

Paleta de cores



Como instalar

Windows

Primeiro, instale o Python3 (versão 3.6.8 ou superior).

Durante a instalação utilizando o instalador oficial do Python, não esqueça de adicionar o Python no PATH selecionando a seguinte opção:

Em seguida, instale o Pyxel com o seguinte comando do pip na linha de comando:

pip install -U pyxel

Mac

Primeiro, no ambiente com o [Homebrew] (https://brew.sh/) instalado, instale o [Python3] (https://www.python.org/) (versão 3.6.8 ou superior) e os pacotes necessários com o próximo comando:

brew install python3 gcc sdl2 sdl2_image gifsicle

Você pode instalar o Python3 de outras maneiras, mas lembre-se de que você deve instalar outras bibliotecas.

Em seguida, reinicie o terminal e instale o Pyxel com o commando pip3:

pip3 install -U pyxel

Linux

Instale Python3 (versão 3.6.8 ou superior) e os requisitos específicos para cada distribuição.

Ubuntu:

sudo apt install python3 python3-pip libsdl2-dev libsdl2-image-dev gifsicle
sudo -H pip3 install -U pyxel

Outros ambientes

Para instalar o Pyxel em ambientes diferentes dos anteriores (Linux 32-bit, Raspberry PI, etc.), siga os passos abaixo:

Instale as ferramentas e pacotes necessários

  • Conjunto de ferramentas C++ (deve incluir os comandos gcc e make)
  • libsdl2-dev and libsdl2-image-dev
  • Python3 (versão 3.6.8 ou superior) e o comando pip

Execute o comando seguinte em qualquer diretório

git clone https://github.com/kitao/pyxel.git
cd pyxel
make -C pyxel/core clean all
pip3 install .

Instalando exemplos

Após instalar o Pyxel, os exemplos serão copiados para o diretório atual com o seguinte comando:

install_pyxel_examples

Os exemplos copiados são os seguintes:

Os exemplos podem ser executados como um programa Python comum:

Windows:

cd pyxel_examples
python 01_hello_pyxel.py

Mac / Linux:

cd pyxel_examples
python3 01_hello_pyxel.py

Como usar

Criando uma aplicação Pyxel

Depois de importar o módulo Pyxel para o seu código Python, primeiro especifique o tamanho da janela com a função init, depois inicie a aplicação Pyxel com a função run.

import pyxel

pyxel.init(160, 120)

def update():
    if pyxel.btnp(pyxel.KEY_Q):
        pyxel.quit()

def draw():
    pyxel.cls(0)
    pyxel.rect(10, 10, 20, 20, 11)

pyxel.run(update, draw)

Os argumentos da função run são as funções update, para atualizar cada frame, e draw para desenhar a tela quando for necessário.

Em uma aplicação real, é recomendado colocar código pyxel em uma classe, como feito abaixo:

import pyxel

class App:
    def __init__(self):
        pyxel.init(160, 120)
        self.x = 0
        pyxel.run(self.update, self.draw)

    def update(self):
        self.x = (self.x + 1) % pyxel.width

    def draw(self):
        pyxel.cls(0)
        pyxel.rect(self.x, 0, 8, 8, 9)

App()

Também é possível escrever um código simples utilizando as funções show e flip para desenhar gráficos e animações simples.

A função show desenha na tela e espera até a tecla ESC ser pressionada.

import pyxel

pyxel.init(120, 120)
pyxel.cls(1)
pyxel.circb(60, 60, 40, 7)
pyxel.show()

A função flip atualiza a tela uma vez.

import pyxel

pyxel.init(120, 80)

while True:
    pyxel.cls(3)
    pyxel.rectb(pyxel.frame_count % 160 - 40, 20, 40, 40, 7)
    pyxel.flip()

Veja alguns gifs de exemplos:

Para mais informações e detalhes consulte o GitHub do Pyxel:

https://github.com/kitao/pyxel


python games dev-games


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Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

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