Pyxel é uma engine de jogos retrô para Python.
Graças às suas especificações simples inspiradas em consoles de jogos retrô, assim como permitir a exibição de apenas 16 cores e apenas 4 sons poderem ser reproduzidos ao mesmo tempo, você pode se sentir à vontade para fazer jogos em estilo pixel art.
As especificações do console e APIs do Pyxel fazem referência ao incrível PICO-8 e TIC-80.
Pyxel é open source e livre para utilização.
Primeiro, instale o Python3 (versão 3.6.8 ou superior).
Durante a instalação utilizando o instalador oficial do Python, não esqueça de adicionar o Python no PATH selecionando a seguinte opção:
Em seguida, instale o Pyxel com o seguinte comando do pip
na linha de comando:
Primeiro, no ambiente com o [Homebrew] (https://brew.sh/) instalado, instale o [Python3] (https://www.python.org/) (versão 3.6.8 ou superior) e os pacotes necessários com o próximo comando:
Você pode instalar o Python3 de outras maneiras, mas lembre-se de que você deve instalar outras bibliotecas.
Em seguida, reinicie o terminal e instale o Pyxel com o commando pip3
:
Instale Python3 (versão 3.6.8 ou superior) e os requisitos específicos para cada distribuição.
Ubuntu:
Para instalar o Pyxel em ambientes diferentes dos anteriores (Linux 32-bit, Raspberry PI, etc.), siga os passos abaixo:
Após instalar o Pyxel, os exemplos serão copiados para o diretório atual com o seguinte comando:
Os exemplos copiados são os seguintes:
Os exemplos podem ser executados como um programa Python comum:
Windows:
Mac / Linux:
Depois de importar o módulo Pyxel para o seu código Python, primeiro especifique o tamanho da janela com a função init
, depois inicie a aplicação Pyxel com a função run
.
Os argumentos da função run
são as funções update
, para atualizar cada frame, e draw
para desenhar a tela quando for necessário.
Em uma aplicação real, é recomendado colocar código pyxel em uma classe, como feito abaixo:
Também é possível escrever um código simples utilizando as funções show
e flip
para desenhar gráficos e animações simples.
A função show
desenha na tela e espera até a tecla ESC
ser pressionada.
A função flip
atualiza a tela uma vez.
Veja alguns gifs de exemplos:
Para mais informações e detalhes consulte o GitHub do Pyxel: