Conheça o Haiku, um Sistema Operacional escrito em C++

O antigo OpenBeOS que fornece uma API orientada a objetos.


Conheça o Haiku, um Sistema Operacional escrito em C++

Haiku OS, antigamente conhecido como OpenBeOS, é um sistema operacional de código aberto e escrito em C++ que fornece uma API orientada a objetos.

Seu desenvolvimento começou em 2001 e tornou-se self-hosting em 2008. A primeira versão alfa foi feita em Setembro de 2009, e a primeira versão beta mais recente em Setembro de 2018; o desenvolvimento continua ativo em 2018, com “nightly images”.

Haiku é apoiado pelo Haiku, Inc., uma organização sem fins lucrativos sitiada em Rochester, Nova York, EUA, fundado em 2003 pelo ex-líder do projeto, Michel Phipps.

O nome “Haiku” foi escolhido para o projeto com o intuito de evitar o uso indevido de uma marca registrada agora em posse da Palm e pretende refletir a elegância e simplicidade que atraíram vários usuários, além de ser uma referência direta às mensagens de erro exibidas na forma poética japonesa haiku pelo navegador NetPositive e outros programas da Be.

A construção modular que equipes de programadores voluntários trabalhem independentemente nos substitutos dos servidores e APIs (conhecidos no Haiku como “kits”). As equipes incluem:

  • App/Interface - no qual se encaixam os kits da interface, aplicativos e suporte;
  • BFS - Be File System), tarefa quase completa, com o sistema OpenBFS utilizado não apenas pelo Haiku como também pelo SkyOS;
  • Game - que desenvolve o kit para jogos e suas APIs;
  • Input Server - o servidor que gerencia os dispositivos de entrada como teclados, mouses/ratos e como se comunicam com outras partes do sistema;
  • Kernel - o núcleo do sistema operacional/operativo;
  • Media - desenvolvendo o servidor de áudio e APIs relacionadas;
  • Network, OpenGL, Translation e entre outras equipes.

Alguns kits foram considerados completos e os demais estão em diferentes estágios de desenvolvimento.

Assista ao vídeo


cpp sistemasoperacionais


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!