Haiku OS, antigamente conhecido como OpenBeOS, é um sistema operacional de código aberto e escrito em C++ que fornece uma API orientada a objetos.
Seu desenvolvimento começou em 2001 e tornou-se self-hosting em 2008. A primeira versão alfa foi feita em Setembro de 2009, e a primeira versão beta mais recente em Setembro de 2018; o desenvolvimento continua ativo em 2018, com “nightly images”.
Haiku é apoiado pelo Haiku, Inc., uma organização sem fins lucrativos sitiada em Rochester, Nova York, EUA, fundado em 2003 pelo ex-líder do projeto, Michel Phipps.
O nome “Haiku” foi escolhido para o projeto com o intuito de evitar o uso indevido de uma marca registrada agora em posse da Palm e pretende refletir a elegância e simplicidade que atraíram vários usuários, além de ser uma referência direta às mensagens de erro exibidas na forma poética japonesa haiku pelo navegador NetPositive e outros programas da Be.
A construção modular que equipes de programadores voluntários trabalhem independentemente nos substitutos dos servidores e APIs (conhecidos no Haiku como “kits”). As equipes incluem:
Alguns kits foram considerados completos e os demais estão em diferentes estágios de desenvolvimento.