Uma ferramenta de rede do Linux para administradores de sistema e rede.
O comando ip é uma ferramenta de rede do Linux para administradores de sistema e rede. Como o próprio nome sugere(configura o Internet Protocol, Protocolos de Internet), a ferramenta é usada para configurar interfaces de rede.
Distribuições mais antigas do Linux usavam o comando ifconfig do pacote net-tools, que opera de forma semelhante. No entanto, ifconfig tem uma gama limitada de recursos em comparação com o comando ip, sem dizer que está bem desatualizada, a última atualização foi há 11 anos atrás.
Sua sintaxe básica bem como seus parâmetros obedecem o seguinte padrão
Nessa dica vamos ver 10 exemplos básicos de utilização que ajudará no dia-a-dia a obter informações ou resolver problemas mais corriqueiros.
01. Lista os endereços atribuídos a todas as interfaces de rede.
Exemplo de saída:
02. Obter informação de uma determinada interface
Exemplo de saída:
03. ip link
Usado para exibir informações da camada de link, ele buscará características dos dispositivos da camada de link atualmente disponíveis. Qualquer dispositivo de rede que tenha um driver carregado pode ser classificado como um dispositivo disponível.
04. Adicionar um ip à uma interface
05. Remover um ip de uma interface
06. Habilitar um interface
07. Desabilitar uma interface
08. Exibir a rota que sua máquina utiliza
Ou seja, o caminho até o gateway
Exemplo de saída:
09. Adicionar um gateway
10. Obter mais informações
Para mais informações sobre o uso do comando ip, basta usar o help, info ou o manual
Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!