É 2021 e distribuições poderosas como o Gentoo são para aqueles que gostam de um sistema robusto e estável. Uma pequena distro chamada exGENT desenvolvida por Arne Exton torna o Gentoo divertido de usar hoje em dia.
Já se passaram cerca de oito meses desde a última atualização da distribuição EXGENT, que visa oferecer à comunidade Linux um sistema operacional live e instalável facilmente tendo como base o Gentoo.
O exGENT 2021 torna as coisas ainda mais interessantes, pois usa a série de kernel Linux 5.10 LTS mais recente, que se traduz automaticamente em melhor suporte de hardware e suporte para hardware mais recente.
No entanto, o kernel incluído no sistema live é o Linux 5.6.7 e o kernel Linux 5.10 LTS será usado no sistema instalado. Sim, isso mesmo, você pode instalar o EXGENT em seu computador pessoal em apenas alguns minutos (algo que não é possível com o Gentoo) usando o instalador universal Calamares.
Além disso, o EXGENT vem com o ambiente leve de desktop Qt favorito de todos, o LXQt, que foi atualizado para a versão 0.15.1. Sim, eu sei que o LXQt 0.16.0 foi lançado desde o início de novembro de 2020, mas por alguma razão Arne Exton empacotou a versão 0.15.1 em vez da 0.16.0, esta última disponível no repositório estável do Gentoo.
Fora isso, a maioria dos pacotes parece ter sido atualizada para suas versões mais recentes no momento do lançamento. Você pode obter a lista completa de pacotes instalados aqui, mas não há tantos pacotes instalados no sistema live exGENT.
Se você quiser experimentar ou usar o Gentoo Linux em 2021, você deve baixar exGENT . Você pode até mesmo usá-lo em uma máquina virtual VirtualBox e VMware. Lembre-se de que para entrar no sistema live você terá que usar o usuário live
ou root
com a senha exGENT20$
.
Via: 9to5Linux.com